Aula inaugural discute razão e emoções na tomada de decisões

Já são três anos que os alunos do curso de Biomedicina da PUC Goiás abrem o semestre com aula inaugural organizada pelo Centro Acadêmico. Este ano uma motivação especial trouxe o tema Emoção e razão na tomada de decisões para o evento: a homenagem à aluna Cindy Kelly, que morreu no último semestre.

Com palestra da professora Araci Pfrimer, que falou sobre equilíbrio emocional e o desafio da tomada de decisões, cerca de 100 estudantes do curso participaram da aula inaugural. “Existe uma noção platônica de que para as decisões serem boas tem que ser tomadas pela razão. A emoção não participa do projeto lógico. Meu questionamento hoje será que a emoção é tão deletéria para a tomada de boas decisões?”, perguntou a professora.

O curso que usa metodologias ativas, segundo ela, tem como diferencial o reforço ao relacionamento interpessoal. “Elas obrigam o aluno a se juntar com os diferentes e não com os iguais. Nós aprendemos muito melhor com os diferentes”, disse Araci, que também falou da importância que o sucesso acadêmico seja transposto para a vida profissional a partir da inteligência emocional.

Presidente do CA, Mackson Jardel afirmou que a aula inaugural permite uma interação maior entre professores e alunos. “Nosso primeiro tópico foi uma abordagem sobre a tomada das decisões. Depois o nono período vai relembrar um momento difícil com o falecimento de uma amiga, retomar essa lembrança e realizar uma despedida”, explicou durante o evento.

O curso de Biomedicina tem 250 alunos e a cada semestre, o Centro Acadêmico organiza aula inaugural para integrar calouros e egressos. Segundo a coordenadora do curso, Karlla Greick Penna, esta edição foi especial pela homenagem a aluna, que se formaria no final do ano. “Para muitos é a primeira vez que perdem uma pessoa próxima. Além disso, esta é uma turma muito especial, unida desde o primeiro período”, explicou ela.

Fotos: Weslley Cruz