Aula inaugural debate atuação ética na Enfermagem

Com o Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH) lotado, acadêmicos do curso de Enfermagem da PUC Goiás participaram, na noite desta quarta-feira, 20, da aula inaugural deste semestre. Em pauta, os dilemas éticos na atuação profissional. O evento teve duas palestras, ministradas pela presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Goiás (Coren-GO), Ivete Santos Barreto, e pelo procurador-geral do órgão, Marcus Vinicius Machado.

Coordenadora do curso, a profa. Vanusa Claudete, explica que a aula é realizada semestralmente e visa reunir calouros e veteranos em um momento de integração. “Os alunos também podem rever seus professores e estreitar laços”, comentou, ressaltando a importância da temática debatida nesta edição para a prática profissional.

A presidente do Coren-GO, Ivete Santos Barreto, abriu a programação refletindo sobre os dilemas éticos que o enfermeiro enfrenta. Na rotina, ressaltou, ele precisa conviver com a morte, a doença e o sofrimento alheio. “Ao se deparar com uma situação, qual caminho escolher para gerar menos prejuízo. Nós (enfermeiros) é quem vamos estar com um paciente, muitas vezes sozinhos ou apenas com o colega de plantão”, exemplificou.

Ela fez uma análise teórica sobre a questão ética, abordando o assunto sob a ótica dos profissionais e do conselho, que atua nos processos disciplinares. A presidente do Coren apontou ainda que o enfermeiro necessita de um respaldo psicoemocional. “Ele lida com a precariedade do sistema (Único de Saúde), que ainda está em amadurecimento, com a falta de insumos e até com relações conflituosas com outros profissionais”, enumera.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.