Aula inaugural da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) oferece serviços

As atividades da Unati tiveram início na tarde desta segunda-feira, 05 de setembro, com uma aula inaugural dada pela professora Priscila Valverde de Oliveira Vitorino, no auditório da área 6.

Veja as fotos do evento

A palestrante é fisioterapeuta, mestre e doutora em Ciências da Saúde, docente e coordenadora de Pesquisas da PUC Goiás, onde também é líder do grupo de pesquisa ‘Envelhecimento Ativo e Cuidado Integral às Enfermidades Cardiovasculares e Pulmonares’.

Dentre as muitas pessoas que estiveram na aula inaugural desta segunda-feira, estavam alunos da Unati, estudantes de fisioterapia, aferindo pressão dos alunos presentes, e também a professora Lisa Valéria Torres, coordenadora do Programa de Gerontologia Social da PUC.

Ao falar sobre o retorno das atividades, Lisa Torres expressou grande satisfação com o retorno das atividades presenciais: “Tivemos um retorno presencial do curso da Unati no início do ano, só que foi um pouco tímido, as pessoas ainda estavam receosas. A gente pensa agora que esse segundo semestre será mais receptivo com relação a esses veteranos que não retornaram, e, além disso, notamos a chegada de muitos calouros e retorno às atividades de alguns professores que estavam afastados”, explicou.

A professora explicou também sobre o projeto denominado ‘Café com a Unati’: “Nesse segundo semestre a gente ampliou o nosso ‘Café com a Unati’, que é um projeto que nasceu de uma escuta ativa com os alunos, na época da pandemia. A maioria dos nossos alunos têm a capacidade funcional preservada, então, em média, eles vinham à universidade 3, 4 vezes por semana. De repente, todo mundo ficou em casa, durante dois anos… Surgiu essa necessidade de conversar, alguns alunos voltaram a ter crise de depressão e ansiedade. Por essa razão, durante a pandemia, uma vez por semana, a gente se reuniu on-line. Nós mantivemos o ‘Café com a Unati’ e ampliou para presencial (retornamos ano passado, de 15 em 15 dias), e agora temos o ‘Café com a PGS’. É uma disciplina que vai acontecer também junto com as outras e essa escuta ativa será presencial”, contou.

Nessa atividade, a professora Lisa Torres percebeu de forma clara a necessidade de ouvir as demandas e discutir o andamento das disciplinas com os alunos, já que que muitas informações surgem por essa conversa, pela informalidade: “Foi por meio desse café que nós, inclusive, redimensionamos um pouco o funcionamento da Unati: não só com as disciplinas em sala de aula, mas também com projetos que funcionarão por meio de oficinas. A gente vai deslocar esses alunos do espaço da universidade, fazer visitas culturais, etc”, pontuou.

Além disso, a Unati tem uma parceria com a PUC idiomas, por meio da qual os alunos podem fazer aulas de francês, inglês e espanhol, informação também trazida pela professora Lisa Torres.

Também muito satisfeita e empolgada estava a professora Priscila Valverde de Oliveira Vitorino, palestrante da aula inaugural: “A gente tem, aqui, dois momentos distintos: aferição de pressão arterial e avaliação geral das condições de saúde, para depois, encaminhar os idosos examinados que apresentarem alguma patologia para um dos nossos outros projetos. Nós avaliaremos a viabilidade da participação, especificamente de acordo com a condição que nós levantarmos aqui, e entraremos em contato”, explicou.

Já o segundo momento é a aula inaugural que vai tratar de exercício físico: “Falaremos sobre as intensidades, vamos advertir, indicar e explicar em que condições a prática deve se dar. O intuito dessa aula inaugural é falar sobre o exercício, especialmente incentivar a prática, falando sobre seus benefícios para a saúde” esclareceu.

Por fim, a professora Priscila Valverde registrou emocionada que o fato de já ter pertencido à Unati faz da ocasião um pouco mais especial: “Minha satisfação em estar aqui, hoje, é imensurável. Eu já fui da Unati e essa é uma oportunidade de reencontrar com alguns idosos que já estão há muito tempo no programa e participar um pouco com eles. É muito gratificante”, falou com alegria.

O evento da Unati mais aguardado do ano, no entanto, é a comemoração dos seus 30 anos. A professora Lisa Torres adiantou um pouco do que pode ser esperado pelos alunos: “A grande espera é o nosso evento dos 30 anos, que vai acontecer na segunda quinzena de novembro. A gente espera algumas sinalizações de convidados e algumas outras surpresas que a gente está organizando para essa população, que é a nossa família Unati”, adiantou.