Aula inaugural da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) oferece serviços

As atividades da Unati tiveram início na tarde desta segunda-feira, 05 de setembro, com uma aula inaugural dada pela professora Priscila Valverde de Oliveira Vitorino, no auditório da área 6.

Veja as fotos do evento

A palestrante é fisioterapeuta, mestre e doutora em Ciências da Saúde, docente e coordenadora de Pesquisas da PUC Goiás, onde também é líder do grupo de pesquisa ‘Envelhecimento Ativo e Cuidado Integral às Enfermidades Cardiovasculares e Pulmonares’.

Dentre as muitas pessoas que estiveram na aula inaugural desta segunda-feira, estavam alunos da Unati, estudantes de fisioterapia, aferindo pressão dos alunos presentes, e também a professora Lisa Valéria Torres, coordenadora do Programa de Gerontologia Social da PUC.

Ao falar sobre o retorno das atividades, Lisa Torres expressou grande satisfação com o retorno das atividades presenciais: “Tivemos um retorno presencial do curso da Unati no início do ano, só que foi um pouco tímido, as pessoas ainda estavam receosas. A gente pensa agora que esse segundo semestre será mais receptivo com relação a esses veteranos que não retornaram, e, além disso, notamos a chegada de muitos calouros e retorno às atividades de alguns professores que estavam afastados”, explicou.

A professora explicou também sobre o projeto denominado ‘Café com a Unati’: “Nesse segundo semestre a gente ampliou o nosso ‘Café com a Unati’, que é um projeto que nasceu de uma escuta ativa com os alunos, na época da pandemia. A maioria dos nossos alunos têm a capacidade funcional preservada, então, em média, eles vinham à universidade 3, 4 vezes por semana. De repente, todo mundo ficou em casa, durante dois anos… Surgiu essa necessidade de conversar, alguns alunos voltaram a ter crise de depressão e ansiedade. Por essa razão, durante a pandemia, uma vez por semana, a gente se reuniu on-line. Nós mantivemos o ‘Café com a Unati’ e ampliou para presencial (retornamos ano passado, de 15 em 15 dias), e agora temos o ‘Café com a PGS’. É uma disciplina que vai acontecer também junto com as outras e essa escuta ativa será presencial”, contou.

Nessa atividade, a professora Lisa Torres percebeu de forma clara a necessidade de ouvir as demandas e discutir o andamento das disciplinas com os alunos, já que que muitas informações surgem por essa conversa, pela informalidade: “Foi por meio desse café que nós, inclusive, redimensionamos um pouco o funcionamento da Unati: não só com as disciplinas em sala de aula, mas também com projetos que funcionarão por meio de oficinas. A gente vai deslocar esses alunos do espaço da universidade, fazer visitas culturais, etc”, pontuou.

Além disso, a Unati tem uma parceria com a PUC idiomas, por meio da qual os alunos podem fazer aulas de francês, inglês e espanhol, informação também trazida pela professora Lisa Torres.

Também muito satisfeita e empolgada estava a professora Priscila Valverde de Oliveira Vitorino, palestrante da aula inaugural: “A gente tem, aqui, dois momentos distintos: aferição de pressão arterial e avaliação geral das condições de saúde, para depois, encaminhar os idosos examinados que apresentarem alguma patologia para um dos nossos outros projetos. Nós avaliaremos a viabilidade da participação, especificamente de acordo com a condição que nós levantarmos aqui, e entraremos em contato”, explicou.

Já o segundo momento é a aula inaugural que vai tratar de exercício físico: “Falaremos sobre as intensidades, vamos advertir, indicar e explicar em que condições a prática deve se dar. O intuito dessa aula inaugural é falar sobre o exercício, especialmente incentivar a prática, falando sobre seus benefícios para a saúde” esclareceu.

Por fim, a professora Priscila Valverde registrou emocionada que o fato de já ter pertencido à Unati faz da ocasião um pouco mais especial: “Minha satisfação em estar aqui, hoje, é imensurável. Eu já fui da Unati e essa é uma oportunidade de reencontrar com alguns idosos que já estão há muito tempo no programa e participar um pouco com eles. É muito gratificante”, falou com alegria.

O evento da Unati mais aguardado do ano, no entanto, é a comemoração dos seus 30 anos. A professora Lisa Torres adiantou um pouco do que pode ser esperado pelos alunos: “A grande espera é o nosso evento dos 30 anos, que vai acontecer na segunda quinzena de novembro. A gente espera algumas sinalizações de convidados e algumas outras surpresas que a gente está organizando para essa população, que é a nossa família Unati”, adiantou.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.