Aula inaugural conjunta debate ensino de história e patrimônio cultural

A graduação e o mestrado em História da PUC Goiás realizaram na noite desta segunda-feira, 26, aula-magna do semestre, com debate sobre o ensino de história e patrimônio cultural. Pela terceira vez, o evento reúne graduandos e pós-graduandos, numa integração crescente entre os cursos da instituição. Os acadêmicos se reuniram no Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH) para acompanhar palestra do pesquisador Ricardo Aguiar Pacheco, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Docente em licenciaturas e no mestrado em História da instituição pernambucana, ele apresentou aos estudantes capítulo do seu livro Ensino de História e Patrimônio Cultural: uma trajetória. Ele também destacou a importância de ações conjuntas entre graduação e pós-graduação. “É possível formular um projeto de mestrado no campo de ensino”, afirmou, incentivando os graduandos a seguirem o caminho da pesquisa acadêmica.

A coordenadora do mestrado em História da PUC Goiás, profa. Thaís Alves Marinho, ressaltou que a aula inaugural faz parte dos esforços em “levar cada vez mais conhecimento de qualidade” para os alunos. A gestora convidou os graduandos a refletirem sobre o ingresso na pós-graduação e ressaltou o intuito de trabalhar em conjunto com a graduação, fortalecendo as discussões para a área.

Coordenador da História, o prof. Ivan Vieira ressaltou que o curso passa por um momento que considera especial, com a consolidação do Projeto de Orientação Acadêmica, que engloba pesquisa e monitoria. “É na graduação que a gente começa a se inteirar dessas discussões mais pontuais e profundas, alimentando a pós-graduação”, relacionou.

A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, profa. Milca Severino, prestigiou a abertura das atividades dos cursos e elogiou a realização conjunta da iniciativa.

Para saber mais sobre o curso de História clique aqui e para obter informações sobre o mestrado nessa área clique aqui.

Fotos: Weslley Cruz