Atlas Escolar será lançado na PUC Goiás

Fruto de projeto de iniciação científica do curso de Geografia da PUC Goiás que durou três anos, o primeiro Atlas Escolar Geográfico, Histórico e Cultural do Estado de Goiás será lançado no dia 4 de maio, a partir das 19 horas, no Hall da Escola de Formação de Professores e Humanidades, no Setor Leste Universitário. Inédito, o material é voltado para o Ensino Fundamental e trabalha com 49 temáticas da Geografia, como solo, clima, relevo, hidrografia, símbolos do Estado, entre outras.

O livro é assinado pela professora Nicali Bleyer, do curso de Geografia da universidade, que coordenou a pesquisa; pelo professor Diego Tarley, da PUC Goiás e da Universidade Estadual de Goiás (UEG); e pela professora Míriam Aparecida Bueno, da Universidade Federal de Goiás (UFG). A obra foi editada pela Alfa Comunicação.

Nicali explica que o Atlas Escolar usa o formato de prancha – com um assunto sendo apresentado em duas páginas – e traz textos, fotos, mapas elaborados pelo prof. Diego Tarley, além de tabelas e de gráficos. “É um conteúdo interativo, em que o professor também terá uma proposta pedagógica para continuar trabalhando o assunto em sala de aula. A ideia é trazer a discussão para o espaço de vivência do docente e do estudante”, frisa.

Formação
Ao todo, 13 alunos do curso de Geografia participaram do trabalho, desenvolvendo pesquisas sobre as temáticas discutidas. Segundo a coordenadora do projeto, os estudos resultaram em publicações de artigos e se transformaram em tema para Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) da graduação. “A nossa proposta foi trabalhar a formação de professores, o que se deu já na própria elaboração do trabalho”, frisa.