Atividades laborais marcam a abertura da Sipat

As Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas) da PUC Goiás deram início, hoje, 12, a uma série de palestras, que ocorrerão em todos os câmpus da universidade, sobre temas relacionados à prevenção de acidentes. As palestras seguem até o dia 15.

Na abertura do evento, que ocorreu na manhã de hoje, 12, no auditório da Área 2, a professora Zingarah Májory, fisioterapeuta, proferiu palestra com o tema ‘Prevenir é o melhor remédio – cuidados de saúde no uso do computador’.

Em sua exposição, a professora abordou formas de se evitar que o trabalhador adquira, com o tempo, lesões relacionadas à prática da sua profissão, exemplificando, por meio de imagens, a forma adequada de se fazer uso de equipamentos como o computador e o celular.

Ao final, Zingarah reuniu sua equipe e propôs aos presentes a prática de alguns exercícios laborais, feitos com entusiasmo por todos. As expectativas da palestrante em relação à Sipat são de integração em prol da melhora da saúde do trabalhador. “É muito importante a PUC incentivar e realizar esse evento, assim como é importante que os trabalhadores estejam engajados para a construção de um ambiente de trabalho mais saudável e com mais qualidade de vida”, destacou.

Presente no evento, a coordenadora de Recursos Humanos da PUC Goiás, Graciele Pinheiro Teles, lembrou que um dos objetivos da Sipat é cumprir as normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho, cujo foco é a segurança do trabalho: “A nossa pretensão é expor o que pode ser feito pelo próprio trabalhador e pela instituição empregadora para evitar a ocorrência de doenças ocupacionais e de acidentes do trabalho”, esclareceu.

Na oportunidade, Graciele frisou que, para a programação do evento, cada Cipa ficou responsável por organizar e promover as atividades voltadas para a segurança no trabalho. “Todas elas fizeram atividades para esse fim”, informou.

A presidente da Cipa do Câmpus 1, Sandra Aparecida de Araújo Terra, e o engenheiro de segurança do trabalho, Fernando de Brito Jardim, também estiveram presentes e prestigiaram a abertura do evento.

Amanhã, será a vez do Câmpus V receber o evento com a palestra ‘Quanto custa um acidente de Trabalho?’, que será proferida pelo professor do curso de Direito da Escola de Direito, Negócios e Comunicação (EDNC), José Roberto Furlanetto de Abreu Junior. Na quarta-feira, representantes do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás falarão sobre ‘Noções de Prevenção e Combate a Incêndio, no Câmpus III. Fechando a Sipat, na quinta-feira, no Câmpus II, o professor dr. Jales Teixeira Chaves Filho, do curso de Agronomia, falará sobre ‘Cuidados na utilização de defensivos agrícolas’.