Atividades extensionistas são tema de oficina na semana de planejamento

Durante a programação da 54ª Semana de Integração Acadêmica e Planejamento (SIAP) da PUC Goiás, sob o tema “Formação continuada nas disciplinas extensionistas”, destaca-se a relevante oficina ministrada pela professora mestra Paula Ramos de Santis. O evento, realizado no último dia da SIAP, no Câmpus V, concentrou-se na exploração da estrutura e desenvolvimento das ações e projetos nas disciplinas extensionistas.

A professora Paula Ramos, responsável pela dinâmica, trouxe à tona a pioneirismo da PUC Goiás na área de Extensão, enfatizando a incorporação de atividades extensionistas desde os primeiros períodos do curso. Durante a tarde desta sexta-feira, 9,  docentes do curso de Direito participaram ativamente da oficina, absorvendo insights valiosos sobre os desafios de introduzir temáticas extensionistas aos estudantes ainda em estágios iniciais de formação.

“Na interdisciplinaridade, é crucial abordar temas nas disciplinas do próprio período. Não há necessidade de se preocupar com a inexperiência do aluno, pois ele pode explorar além de sua disciplina, desde que sob a orientação do docente”, esclareceu a professora Paula Ramos, ressaltando a ideia de que a extensão é, essencialmente, o compartilhamento do conhecimento e a prática comunitária.

O novo formato de ensino, em contraste com a época em que a maioria dos docentes se graduou, proporciona aos estudantes a oportunidade de conhecer outras realidades por meio de projetos extensionistas, possibilitando uma aprendizagem integrada. A professora apresentou diversos exemplos de experiências bem-sucedidas, destacando como os estudantes, ao se integrarem a novos grupos, utilizam o direito como uma ferramenta eficaz de transformação social.

A professora Márcia Rosana Cavalcanti, responsável pela disciplina Projeto Integrador no curso de Direito, enfatizou sua própria experiência no último período. Ela relatou que os estudantes de sua turma vivenciaram uma experiência significativa ao proporem e executarem um projeto em colaboração com os educandos do CECOM sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, resultando em um êxito notável.

Fotos: Weslley Cruz