Astrobiologia é tema de aula inaugural no Câmpus II

Uma área curiosa da Ciência, que traz um novo olhar sobre a vida orgânica e conta, atualmente, com diversos biólogos atuando na Nasa. De olho nesta demanda, o curso de Biologia da PUC Goiás realizou nesta quarta-feira, 27, no Câmpus II, sua aula inaugural para promover uma integração entre os acadêmicos e iniciar, oficialmente, o semestre letivo. Com a abordagem do tema Astrobiologia, o biólogo Daniel Vinhal, egresso da universidade, conversou com os estudantes sobre a relevância desta área de atuação para o profissional da Biologia.

Membro da Sociedade Brasileira de Astrobiologia, o palestrante discorreu sobre o papel desta área ao investigar a existência de matérias orgânicas oriundas fora da Terra. As pesquisas permitem conhecer as principais características destes microrganismos, além de identificá-los por meio de observações feitas por telescópios ou sondas enviadas em missões espaciais. Dessa forma, segundo o professor, é possível saber se há vida fora do planeta, sua origem e onde está presente.

“Resolvemos fazer neste semestre um convite para um tema mais diferente- a Astrobiologia- que é uma área em crescimento. A ideia da aula é motivar os estudantes com assuntos mais transdisciplinares e para eles se verem também como profissionais atuando em uma área específica”, ressaltou a coordenadora do curso, profa. Mariana Telles.

O momento foi prestigiado por gestores, docentes e alunos. A estudante Geovana Rodrigues, presidente do Centro Acadêmico de Biologia, que auxiliou na emissão dos certificados para os participantes, destacou a relevância do evento para sua formação acadêmica, já que aprofunda tópicos abordados em sala de aula. “É uma experiência incrível, além de ser uma oportunidade de aproximação com os estudantes, trazendo informações relevantes para eles. Essa palestra é importante, porque traz uma abordagem não só da Biologia, como também de toda a Ciência”, pontuou.

A aula inaugural também será realizada no turno noturno, todavia será discutido um assunto da área de licenciatura. A egressa da instituição e professora da rede estadual de ensino, Lauriane de Lourenço, irá abordar o tema Desafios e oportunidades da nova Base Nacional Curricular Comum.

Fotos: Wagmar Alves