Assembleia Legislativa reconhece trabalho das Santas Casas de Misericórdia

Um total de 51 servidores e voluntários das Santas Casas de Goiânia, Anápolis, Buriti Alegre e Catalão receberam o Certificado do Mérito Legislativo durante sessão solene proposta pelo deputado estadual Antônio Gomide (PT). O evento ocorreu na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), nesta terça-feira, 29 de agosto.

De acordo com Gomide, a Santa Casa presta um serviço de alcance regional e nacional. Além de salvar vidas, o deputado reconheceu a sua missão de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS). Ao mesmo tempo, enfatizou que os parlamentares podem auxiliar para ampliar o alcance deste serviço.

“A Assembleia Legislativa reconhece este trabalho e, mais do que isso, pode fazer com que o orçamento do estado e dos municípios possam ser direcionados para fortalecer o hospital. Assim podemos dar as mãos para aqueles que realmente precisam. Nada melhor do que fortalecer a Santa Casa para que cheguemos a todo cidadão goiano”, ressaltou.

Atendimento humanizado

Uma das homenageadas da noite, a superintendente geral da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, Irani Ribeiro de Moura, que está na gestão do hospital há 6 anos, destacou as potencialidades e desafios que a Santa Casa superou neste período: atualmente o hospital está aberto na sua potencialidade, com todos os leitos e especialidades funcionando.

Com dívida total reduzida em mais de 50%, o intuito da gestão é trabalhar cada vez mais para que a população seja atendida com qualidade e humanização.

“É um serviço prestado à população com muito carinho e amor, visto que trabalhamos com poucos recursos, mas estamos conseguindo dar uma assistência com qualidade e, sobretudo, humanizada. A importância social é muito grande. Atendemos as pessoas 100% SUS dependentes: é na Santa Casa que a pessoa sem convênio e sem recursos busca uma oportunidade para tratar as suas patologias”, complementou Irani.

Hospital-ensino da PUC

Hospital-escola da PUC Goiás, a Santa Casa de Misericórdia de Goiânia recebe 986 acadêmicos da universidade, oriundos dos mais diversos cursos da área de saúde, para as práticas de estágio e internato.

Presente na mesa diretiva da solenidade, a reitora da instituição, Olga Izilda Ronchi, destacou a natureza filantrópica e formadora da Santa Casa, além de ser uma unidade fundamental para as Secretarias Municipal e Estadual da Saúde e para todo sistema de regulação da saúde de Goiás.

“A Santa Casa é um hospital que também trabalha com transplantes, uma área extremamente complexa, e sua missão é salvar vidas e prestar serviços especialmente àqueles que enfrentam as dificuldades de atendimento, muitas vezes, das políticas públicas de saúde. Há mais de 8 décadas presta um serviço à sociedade goiana e goianiense, mas também a outros estados da federação que enviam seus pacientes e a Santa Casa faz todo o possível para alcançar a cura desses pacientes”, pontuou.

Equipe

Provedor da Santa Casa de Anápolis, o padre Clayton Bergamo trouxe um olhar para todos os funcionários e voluntários que fazem a diferença no cotidiano do hospital: “temos aqui homens e mulheres com ideal de oferecer saúde com humanização, cuidado, qualidade, espiritualidade, caridade profunda e sensibilidade com os mais necessitados. A homenagem coloca em foco toda a equipe que está no dia a dia, dando a vida pelos mais necessitados”, complementou.

Compuseram a mesa diretiva da  sessão solene, o bispo auxiliar de Goiânia e vice-presidente da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, Dom Levi Bonatto; o secretário-geral da Sociedade Goiana de Cultura, Wolmir Amado, a reitora da  PUC Goiás, Olga Izilda Ronchi, a superintendente-geral e o superintendente administrativo da SCMG, Irani Ribeiro de Moura e Irondes de Morais, e o provedor da Santa Casa de Anápolis, padre Clayton Bergamo.

Fotos: Carlos Costa/Alego