Assembleia Legislativa reconhece trabalho das Santas Casas de Misericórdia

Um total de 51 servidores e voluntários das Santas Casas de Goiânia, Anápolis, Buriti Alegre e Catalão receberam o Certificado do Mérito Legislativo durante sessão solene proposta pelo deputado estadual Antônio Gomide (PT). O evento ocorreu na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), nesta terça-feira, 29 de agosto.

De acordo com Gomide, a Santa Casa presta um serviço de alcance regional e nacional. Além de salvar vidas, o deputado reconheceu a sua missão de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS). Ao mesmo tempo, enfatizou que os parlamentares podem auxiliar para ampliar o alcance deste serviço.

“A Assembleia Legislativa reconhece este trabalho e, mais do que isso, pode fazer com que o orçamento do estado e dos municípios possam ser direcionados para fortalecer o hospital. Assim podemos dar as mãos para aqueles que realmente precisam. Nada melhor do que fortalecer a Santa Casa para que cheguemos a todo cidadão goiano”, ressaltou.

Atendimento humanizado

Uma das homenageadas da noite, a superintendente geral da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, Irani Ribeiro de Moura, que está na gestão do hospital há 6 anos, destacou as potencialidades e desafios que a Santa Casa superou neste período: atualmente o hospital está aberto na sua potencialidade, com todos os leitos e especialidades funcionando.

Com dívida total reduzida em mais de 50%, o intuito da gestão é trabalhar cada vez mais para que a população seja atendida com qualidade e humanização.

“É um serviço prestado à população com muito carinho e amor, visto que trabalhamos com poucos recursos, mas estamos conseguindo dar uma assistência com qualidade e, sobretudo, humanizada. A importância social é muito grande. Atendemos as pessoas 100% SUS dependentes: é na Santa Casa que a pessoa sem convênio e sem recursos busca uma oportunidade para tratar as suas patologias”, complementou Irani.

Hospital-ensino da PUC

Hospital-escola da PUC Goiás, a Santa Casa de Misericórdia de Goiânia recebe 986 acadêmicos da universidade, oriundos dos mais diversos cursos da área de saúde, para as práticas de estágio e internato.

Presente na mesa diretiva da solenidade, a reitora da instituição, Olga Izilda Ronchi, destacou a natureza filantrópica e formadora da Santa Casa, além de ser uma unidade fundamental para as Secretarias Municipal e Estadual da Saúde e para todo sistema de regulação da saúde de Goiás.

“A Santa Casa é um hospital que também trabalha com transplantes, uma área extremamente complexa, e sua missão é salvar vidas e prestar serviços especialmente àqueles que enfrentam as dificuldades de atendimento, muitas vezes, das políticas públicas de saúde. Há mais de 8 décadas presta um serviço à sociedade goiana e goianiense, mas também a outros estados da federação que enviam seus pacientes e a Santa Casa faz todo o possível para alcançar a cura desses pacientes”, pontuou.

Equipe

Provedor da Santa Casa de Anápolis, o padre Clayton Bergamo trouxe um olhar para todos os funcionários e voluntários que fazem a diferença no cotidiano do hospital: “temos aqui homens e mulheres com ideal de oferecer saúde com humanização, cuidado, qualidade, espiritualidade, caridade profunda e sensibilidade com os mais necessitados. A homenagem coloca em foco toda a equipe que está no dia a dia, dando a vida pelos mais necessitados”, complementou.

Compuseram a mesa diretiva da  sessão solene, o bispo auxiliar de Goiânia e vice-presidente da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, Dom Levi Bonatto; o secretário-geral da Sociedade Goiana de Cultura, Wolmir Amado, a reitora da  PUC Goiás, Olga Izilda Ronchi, a superintendente-geral e o superintendente administrativo da SCMG, Irani Ribeiro de Moura e Irondes de Morais, e o provedor da Santa Casa de Anápolis, padre Clayton Bergamo.

Fotos: Carlos Costa/Alego 

 

 

 

 

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.