Arquitetura homenageia pioneiros

A abertura da exposição Duas obras suas lições, na Galeria da Área 3 da PUC Goiás, marcou o segundo momento das comemorações dos 50 anos do curso de Arquitetura e Urbanismo da universidade, na noite desta segunda-feira, 17. Após aula inaugural com os arquitetos Antônio Lúcio Ferrari e Fernando Carlos Rabelo, docentes da graduação desde sua criação há cinco décadas, a mostra foi aberta com a presença de gestores, professores e alunos.  Além deles, outros professores pioneiros e arquitetos receberam diploma de homenagem.

Como explica o diretor da Escola de Artes e Arquitetura, prof. Marcelo Granato, fotos, maquetes, lições de arquitetura e documentos que recordam a criação do curso recontam, por meio de duas importantes obras de Antônio e Ronaldo, a história da graduação na PUC Goiás e da Arquitetura em Goiânia.

A mostra fica aberta à visitação até o dia 29 de setembro, das 8h às 12 horas e das 17h às 21 horas. Os visitantes terão o auxílio de monitores.

O coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, prof. Roberto Cintra, explica que neste ano o objetivo foi homenagear arquitetos. No ano passado, Frei Confaloni e seus discípulos foram lembrados. “A arte está integrada com a arquitetura e evidenciar isso é bom para a formação dos nossos estudantes”, diz.

Aniversários

A vice-reitora da instituição, prof. Olga Izilda Ronchi, e a pró-reitora de Graduação, profa. Sônia Margarida Gomes Sousa, prestigiaram a abertura da mostra.

Olga lembrou que as comemorações dos 50 anos do curso de Arquitetura e Urbanismo, abertas com aula inaugural, se inserem dentro do Jubileu de Diamante da universidade, cujas comemorações serão iniciadas em outubro. “Bodas de ouro para a Arquitetura e bodas de Diamante para a PUC Goiás. Esses são momentos propícios para refletir sobre o passado, fazer memória para nos lançarmos com coragem ao futuro”, afirmou.

Fotos: Ana Paula Abrão