Arquitetura e Urbanismo apresenta projeto pedagógico

Rumo à comemoração dos seus 50 anos de história, sendo o primeiro criado no estado goiano, o curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Goiás apresentou na manhã desta quarta-feira, 15, o Projeto Pedagógico do Curso (PCC) à Câmara de Graduação, na Sala Multiuso da Área 4 (Praça Universitária). A exposição foi conduzida pelo diretor da Escola de Artes e Arquitetura da instituição, prof. Marcelo Granato e pelo coordenador do curso, prof. Roberto Cintra. O momento foi prestigiado pela pró-reitora de Graduação, profa. Sônia Margarida Gomes, apreciadores da Câmara, gestores e docentes de outras escolas da instituição e membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE).

Na reunião, os gestores da Escola de Artes e Arquitetura apresentaram os resultados de um caminho percorrido desde 2015, diante das demandas pela atualização do projeto pedagógico. Para reformulação do documento, pesquisaram referências externas e internas, atividades do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) nos últimos anos, além de fazerem pesquisa de mercado em instituições de ensino superior na capital goiana e outros estados brasileiros.

Eles também trouxeram aos apreciadores da Câmara, questões diagnósticas referentes ao curso e novas propostas, entre elas, algumas inovações. A disciplina de Paisagismo passa a ser obrigatória na grade curricular e serão oferecidas, compondo o Eixo de Formação Integral como disciplina optativa, oficinas que serão ministradas na Escola durante o turno vespertino para qualificar a formação dos estudantes. A nova matriz é válida para estudantes ingressantes no curso de Arquitetura e Urbanismo da instituição em 2018/2.

“Todos nós aprendemos muito nesta manhã. Gostei muito do papel da gestão ao sistematizar o percurso de trabalho e toda base legal, epistemológica e internacional em relação à profissão de arquiteto. Essa atualização só foi possível, porque o curso tem uma história e pensar o novo com bases sólidas é diferente. A nossa expectativa é que na próxima semana já tenhamos um parecer sobre o projeto”, declarou a pró-reitora Sônia, em acolhida à apresentação realizada pelos gestores.

Fotos: Wagmar Alves