Arquidiocese e fiéis se despedem de dom Antonio

Homenagens marcam a Quarta-feira de Cinzas na Arquidiocese de Goiânia. De hora em hora, celebrações relembram a trajetória do arcebispo emérito da capital, dom Antonio Ribeiro de Oliveira, que morreu ontem (28), aos 90 anos, vítima de um infarto fulminante. Ele estava na casa de familiares e amigos, no setor Goiânia II.

Natural de Orizona, no Sul goiano, o religioso era uma referência pelo trabalho que desempenhou a favor dos mais pobres. Foi nomeado arcebispo de Goiânia em 1985, pelo papa João Paulo II, e esteve à frente da a Arquidiocese até 2002 quando, aos 75 anos, renunciou ao cargo. Nesse período, foi grão-chanceler da PUC Goiás e ex-presidente da Sociedade Goiana de Cultura (SGC), mantenedora da universidade. Seu ministério foi pautado pelo lema para que todos sejam um, que representa a união do colegiado e da comunidade.

A primeira missa de corpo presente foi celebrada à meia noite desta quarta-feira, 1° de março, na Catedral Metropolitana. Ainda hoje (1º), o arcebispo de Goiânia, dom Washington Cruz, preside o lançamento da Campanha da Fraternidade, às 19 horas.

No início da manhã, o monsenhor Luiz Lobo presidiu uma das celebrações e destacou que dom Antonio deu continuidade e ampliou o trabalho de dom Fernando Gomes – primeiro arcebispo da Arquidiocese de Goiânia.

“Ele foi o grande pastor da Igreja no Centro-Oeste. Levou à frente à caminhada de dom Fernando, desenvolvendo sobretudo dimensões importantes dentro da evangelização. Um pastor que levou aos pequeninos as maravilhas de Deus, muito simples, muito voltado para o povo. Amou os padres da Arquidiocese e procurou sempre estar presente na vida religiosa”, frisou.

Após a celebração, dom Washington convidou os fiéis para, juntos, rezarem um terço. Ele lembrou que, ao longo de sua vida, dom Antonio recebeu vários chamados, “sendo o último para morar na Pátria Celestial.”

A última missa de corpo presente será presidida por dom Washington nesta quinta-feira (2), às 9 horas. Depois, haverá uma procissão e os restos mortais serão sepultados aos pés de Nossa Senhora Auxiliadora, na cripta da Catedral.

Lembranças
A cuidadora Maria Fernandes, 76 anos, foi à Catedral Metropolitana se despedir de dom Antonio. “Ele celebrava missas muito bem, crismou minha neta e era muito acessível”, lembrou, emocionada.

Já a assistente social Elizabeth Trindade, da Comunidade Eclesial de Base (CEB) regional Centro-Oeste, citou o trabalho junto às comunidades. “Foi nosso grande companheiro. Com certeza, é uma grande perda não só para a Igreja em Goiás, mas no Brasil”, disse.

A aposentada Genoveva de Freitas, 66, citou o apoio de dom Antonio aos leigos, às pastorais sociais e ao grito dos excluídos. “É um momento de agradecer pela pessoa dele, que acreditou na Igreja povo de Deus e ensinou a unidade entre fé, vida, política e cidadania”, afirmou.

Autoridades
O governador em exercício, José Eliton (PSDB), decretou luto oficial de três dias. Pelo Facebook, citou a luta de dom Antonio “contra todo tipo de opressão aos povos indígenas, quilombolas, sem-terra e outras parcelas mais frágeis da nossa sociedade.”

Em viagem aos Emirados Árabes, o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), também usou a rede social para prestar sua homenagem. “Além de particular e queridíssimo amigo da nossa família, dom Antonio foi nosso conselheiro em todos os momentos mais difíceis que atravessamos nos últimos 20 anos. Goiás e o Brasil perderam hoje um dos maiores pastores da história da Igreja Católica no País”, lamentou.

Trajetória
Dom Antônio nasceu em Orizona, no sul goiano, se tornou padre aos 22 anos e bispo aos 34. O pároco foi bispo auxiliar de Goiânia e, em seguida, bispo de Ipameri, também no sul do estado. Entre 1986 e 2002 ele foi o arcebispo da capital goiana. Ainda presidiu a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no Centro-Oeste e, celebrou, em 1991, uma missa campal para mais de 500 mil pessoas durante a visita do Papa João Paulo II a Goiânia.

Fotos: Wagmar Alves
PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.