Arquidiocese de Goiânia realiza Caminho das Sete Igrejas

Inspirado na peregrinação que São Filipe Neri iniciou pelas igrejas em Roma no século XVI e que é popular até hoje, no último sábado, 16, o Arcebispo de Goiânia, Dom João Justino, propôs, no contexto da quaresma e associado a ‘Lectio Divina’, a experiência da peregrinação por sete igrejas em Goiânia, que teve início com a santa missa na Paróquia Universitária São João Evangelista.

A iniciativa reuniu centenas de fiéis: muitos deles sequer conseguiram entrar na Paróquia Universitária, mas, ainda do lado de fora, exercitaram a própria fé e depois testaram os próprios limites e devoção na caminhada, animada por cânticos e orações.

A peregrinação percorreu as seguintes igrejas: Paróquia São Francisco de Assis, Comunidade Santo Antônio, Paróquia Imaculado Coração de Maria, Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Reitoria Nossa Senhora das Graças e Catedral Metropolitana de Goiânia, escolhidas em razão de sua localização. Todas as paróquias foram pontos de apoio aos peregrinos e disponibilizaram frutas e água como uma forma de proporcionar reposição de nutrientes e conforto.

Dom João Justino, Arcebispo de Goiânia, lembrou o contexto histórico da peregrinação e contou que ele próprio teve a oportunidade de fazer, algumas vezes, o caminho em Roma.

Ele explica que um dos objetivos do percurso é lembrar que, no caminho, o Senhor está conosco: “É uma oportunidade de encontrarmos os discípulos do Senhor e a igreja, que nos acolhe, alimenta, ensina e sedimenta. O nosso convite é para que os jovens ouçam a palavra de Jesus: se queremos servir ao Senhor, sigamos”, explica.

Entre a multidão de jovens, estava Paulo Sérgio Martins, de 16 anos. Motivado por amigos e pela igreja, ele conta que, apesar de o itinerário passar por sete igrejas, a fé o motivou muito a participar do evento: “Creio que fazer parte desse movimento, poder sentir a fé tão presente, vai fazer a diferença na minha vida”.

Histórico

São Filipe Neri foi um sacerdote florentino que viveu parte de sua vida e ministério na cidade de Roma, no século XVI. Recebeu o cognome de Apóstolo de Roma e, também, de Santo da Alegria. Dedicou-se ao acompanhamento e formação dos jovens e fundou a Congregação do Oratório. Entre suas iniciativas mais conhecidas está o que ele denominou do ‘Caminho das Sete Igrejas’. Tratava-se de uma peregrinação que passava por sete importante igrejas de Roma. Originalmente, a peregrinação era organizada em dois dias, compreendendo a Basílica de São Pedro, a Basílica de São Paulo Fora dos Muros, as Catacumbas de São Sebastião, a Basílica de São João do Latrão, a Igreja de Santa Cruz em Jerusalém, a Igreja de São Lourenço Fora dos Muros e a Basílica de Santa Maria Maior. Durante o itinerário, de uma igreja a outra, se rezava e se cantava. Nas igrejas, além das orações, se faziam momentos de catequese com os participantes.

Fotos: Weslley Cruz