Arqueologia e História inauguram ciclo de estudos interdisciplinar

Em esforço inédito, os cursos de História, Arqueologia e o Programa de Pós-Graduação em História da PUC Goiás se uniram para a criação de um evento conjunto e interdisciplinar. O primeiro Ciclo de Estudos Clássicos entre Arqueologia e História foi aberto na noite da segunda-feira, 3, no auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades da universidade, no Setor Leste Universitário.

“Temos conseguido aprofundar esse estreitamento entre a graduação e a pós-graduação e, agora, caminhamos com o curso de Arqueologia também”, frisou o professor Ivan Vieira, coordenador do curso de História. “É um projeto piloto que a professora Carolina topou participar, muito gentilmente”, disse, ao se referir sobre a professora Carolina Kesser Barcellos Dias, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que participa de toda a programação.

Até quinta-feira, 5, a programação contará com conferências, minicursos e encontros, discutindo propostas de encontros comuns entre as pesquisas do Grupo de Estudos do Mundo Antigo / Mundus Antiquus Studiōrum (Gemuna/PUC Goiás) e do Laboratório de Estudos sobre Cerâmica Antiga (Leca/UFPel).

Para a professora Carolina Kesser, que está em Goiânia pela primeira vez, a colaboração entre os dois grupos poderá fortalecer ambas as instituições. “Não é só uma questão disciplinar, mas é algo que o sistema universitário nos propõe, de manter as universidades mais juntas”, justificou. Sobre o encontro entre a história e a arqueologia, a pesquisadora destacou a dificuldade às vezes enfrentadas entre os acadêmicos da área, algo que pode e deve ser superado. “Às vezes, percebemos as dificuldades de trabalhar em conjunto, mas esse encontro é totalmente possível. No campo da arqueologia clássica, não tem como essa separação ocorrer”, explicou.

Fotos: Weslley Cruz