PUC investe em energia limpa e sustentável

A PUC Goiás está investindo em energia limpa e sustentável com a instalação de usinas fotovoltaicas em suas diversas áreas. A Área 1 foi a primeira a receber as plantas fotovoltaicas. Agora, o processo está sendo realizado na Área 4. No total, serão implantadas 11 plantas fotovoltaicas, que irão contemplar também as áreas 2, 3, 5 e 6, e os câmpus II e V.

De acordo com o pró-reitor de Administração, professor Daniel Barbosa, o prazo para a implementação e funcionamento de todas as usinas é de 90 dias, ou seja, até o final de março é esperado que essas plantas estejam gerando energia, com capacidade que chega a aproximadamente 2 megawatts, suficientes para suprir a necessidade energética da instituição.

Além disso, o professor Daniel Barbosa destaca também outras duas grandes vantagens desta inovação: “Com a instalação das plantas fotovoltaicas, teremos substancial economia de gastos com energia, na medida em que a geração das plantas é injetada na conta da concessionária, além de se tratar da produção de energia limpa, ou seja, sem impacto ambiental”.

De acordo com a Pró-Reitoria de Administração (Proad), o consumo de energia elétrica anual da instituição é em torno de R$3 milhões e o investimento total para implantação da usina fotovoltaica será de R$ 6 milhões. “A expectativa é recuperar o investimento realizado em dois anos e meio, ocasionando em uma economia na conta de energia: a geração que fazemos compensa o que recebemos”, concluiu o pró-reitor.

Foto: Wagmar Alves