Apresentações e exposições marcam final do semestre na CAC

Texto: Denise Alves, estagiária de jornalismo da Dicom/PUC Goiás, com o apoio da Proex

Na noite da segunda-feira, 26, alunos das oficinas realizadas ao longo do semestre pela Coordenação de Arte e Cultura (CAC) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da PUC Goiás movimentaram o auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH), no Setor Leste Universitário.

Com o auditório lotado, muitos alunos puderam vivenciar a experiência de se apresentar pela primeira vez em palco. Na plateia, amigos e familiares assistiram animados as apresentações do Núcleo de Dança em ritmos diversos como jazz, ballet, sapateado, dança espanhola e do ventre, com apresentações de crianças, jovens e idosos, estes da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati).

A coordenadora da CAC, profa. Elizabeth Barros abriu as apresentações explicando a importância das oficias para o desenvolvimento pessoal, emocional e cognitivo dos alunos. “Em um mundo cada vez mais globalizado, as interações e relações sociais, a ação de um para com outros e o entendimento e percepção de si mesmo, do outro e do mundo, faz toda a diferença no sucesso daquele indivíduo e o que vai querer alcançar”, ressaltou. “São dezenas de repetições e de ensaios em busca do desenvolvimento correto. As apresentações são resultado dos trabalhos feitos coletivamente e, embora também tenha o atendimento individual, tudo é construído em grupo, em equipe”, concluiu.

Aluna da Unati, Irene Maria dos Santos, 79 anos, participa das oficinas da CAC desde 2002. Para ela a participação na Coordenação resulta em aprendizado para a vida. “Com as oficinas eu aprendi a viver e a amar a mim mesma. Voltei a me sentir jovem”, destacou.

Programação

As apresentações da CAC seguem até o dia 29 de novembro com exposição das oficinas que foram realizadas no semestre 2018/2. Nesta terça, 27, às 8h45, o Grupo de Teatro Arte e Fatos se apresentou em vários espaços da Área 2. Às 20 horas, será aberta a exposição de Fotografia no Hall da Biblioteca Central, pelo professor César Viana, que ficará disponível para visitação até o dia 15 de fevereiro de 2019. No mesmo dia, às 20h15, na Área 3 tem apresentação do Coral PUC, com o maestro Carlos Vitorino e cantores.

Uma sessão especial foi programada para o dia 28, às 20 horas, no Teatro PUC, no Câmpus V, quando serão apresentados os vídeos produzidos pelos alunos da Oficina Narrativas Audiovisuais e vídeos produzidos pelos alunos do curso de Jornalismo da PUC Goiás. No dia 29, às 20 horas, o Grupo de Teatro Guará se apresenta no Teatro PUC e às 20h15 o Coral PUC Goiás se apresenta na Área 3. A exposição das peças de serigrafia ocorrerá de 3 a 7 de dezembro no Hall da Área 3, organizada pelo professor João Paulo. Mais informações pelo telefone: 3946-1620.

Fotos: Ana Paula Abrão