Alunos lançam 16 vídeos sobre cultura goiana

Estudantes das oficinas de vídeo da Coordenação de Arte e Cultura e do curso de Jornalismo lançam 16 vídeos sobre cultura goiana na próxima quarta-feira, 28, às 19 horas, no Teatro da PUC Goiás. As apresentações fazem parte das Vivências de Palco CAC/Proex e da Mostra Goiás, que é um projeto de pesquisa e extensão feito em parceria pela CAC/Proex, Escola de Comunicação/Ecom e PUC TV Goiás.

Os alunos da CAC/Proex e da Ecom são convidados a criar vídeos para o exercício de aprendizagem de telejornalismo cultural, levando informação, a todo o estado via televisão. Também é uma forma de reforçar o portfólio profissional dos alunos de comunicação da Oficina de Introdução às Narrativas Audiovisuais CAC/Proex. O resultado é apresentado no Teatro PUC Goiás nas Vivências de Palco da CAC/Proex. Todos os vídeos são feitos com celulares. Os que alcançam melhor qualidade de áudio e vídeo são selecionados para passar na PUC TV Goiás durante as próximas férias de dezembro e janeiro.

“Essa importante parceria colabora potencialmente com a missão da universidade de levar o conhecimento, a cultura e a arte aos mais diversos setores da sociedade. Os estudos e ações do Núcleo de Artes Visuais da CAC/Proex são compartilhados com alunos de toda a comunidade e especificamente com os alunos dos cursos de Comunicação. Os de jornalismo exercitam o fazer de reportagens de TV e os de Publicidade e Propaganda realizam um evento no Teatro da PUC Goiás. Os trabalhos feitos em sala também ganham espaço na TV e chegam a todo o estado”, ressalta Elizabeth Barros, coordenadora de Arte e Cultura da PUC Goiás.

Neste semestre os alunos escolheram gravar reportagens sobre a música, o teatro, o futebol, o escotismo, o grafitti, a arquitetura e a culinária em Goiás. As mesmas técnicas de gravação usada pelos estudantes de jornalismo também são apresentadas aos alunos da comunidade em geral na Oficina de Introdução às Narrativas Audiovisuais da CAC/Proex.

Os resultados comprovam que a linguagem audiovisual ajuda a promover as culturas e o jornalismo local. “O audiovisual é uma linguagem que qualquer pessoa pode aprender a ‘falar’. Esse tipo de treinamento é importante para a comunidade usar o vídeo para manter a nossa memória”, explica o professor da oficina, César Viana Teixeira. Todos os vídeos estão disponíveis em youtube.com/mostragoias

Mostra de Vídeos Vivências de Palco CAC/Proex – Mostra Goiás
Local: Teatro da PUC Goiás, quarta-feira 28/11 às 19 horas
Av. Fued José Sebba, 1184 Jardim Goiás