Alunos do Ensino Médio são apresentados para cursos da PUC

Nesta quarta-feira, 6, foi realizada mais uma edição do Bate-Papo Profissional, promovido pela Coordenação de Admissão Discente da PUC Goiás, para alunos do Ensino Médio. Hoje foram apresentados 9 cursos de graduação escolhidos previamente pelos estudantes das unidades da escola Interativa, com três unidades na grande Goiânia, no auditório da Área 2, no Câmpus I. Cerca de 200 secundaristas participaram da manhã de conversas sobre os projetos acadêmicos e o mercado profissional de cada área.

Uma dessas alunas, Ana Elisa Carvalho, está no 2º ano e sonha em cursar Design na PUC Goiás. Ela só conheceu o Câmpus II da universidade, onde já foi ao Memorial do Cerrado e ao teatro. No evento de hoje, ouviu sobre várias áreas de atuação e compartilhou com profissionais as experiências do mercado de trabalho.

Coordenadora do curso de Direito, a professora Neire Divina Mendonça, compartilhou com os alunos a experiência pessoal na escola do curso. “Muito importante este momento de escolha, porque define parte do nosso futuro”, afirmou ela, lembrando que inicialmente chegou a cogitar ser médica e depois seguiu pela carreira de advogada seguida de professora. Nas suas escolhas, a orientação do pai foi fundamental, além do preparo para os desafios que viriam.

A mudança também fez parte do início da vida universitária do aluno de Engenharia Mecatrônia, Flávio Glapinski, que dividiu com os alunos sobre como chegou à Mecatrônica. Inicialmente, ele tentou vaga em instituições públicas para outros cursos, mas acabou no que sempre quis, a Mecatrônica, na PUC Goiás. “Era o que eu sempre quis e não adiantou tentar fugir disso. Umas das coisa que aprendi depois de iniciar outros três cursos foi que não devemos desistir dos nossos sonhos”.

O Bate-Papo Profissional é oferecido pela PUC Goiás para qualquer escola de Ensino Médio, que pode agendar o momento com a Coordenação de Admissão Discente, pelo telefone 3946-1058. Coordenador do evento, professora Telma Perini explica que são atendidas duas escolas por mês, que ganham a possibilidade de consultarem os alunos sobre o que gostariam de ouvir. “Este é um momento de diálogo e de inspiração para eles. E, para nós professores, um momento pedagógico para falar sobre os cursos nos quais lecionamos”.

Fotos: Wagmar Alves