Alunos de Engenharia apresentam trabalhos finais de curso

Projetos práticos que fazem parte de uma etapa fundamental da graduação – o trabalho de conclusão de curso (TCC) – foram apresentados na tarde desta quinta-feira, 22, por alunos do curso de Engenharia Elétrica e de Engenharia de Controle e Automação da PUC Goiás. Eles estão no 8º período e mostraram o resultado da primeira etapa do TCC para avaliação. Depois, iniciam a segunda e última fase do trabalho.

As apresentações ocorreram na Sala 09, na Área 3 da universidade, e foram coordenadoras pelo prof. Antônio Eliseu Holdefer, explica que os TCC’s englobam temas voltados para energia e eletrônica. “Todos os trabalhos estão em fase avançada de desenvolvimento e têm a vantagem de serem práticos. Isso já ajuda no mercado no trabalho”, valoriza.

Trabalhos

Estudante de Engenharia Elétrica, Alexandre Bernardes, 22 anos, desenvolveu junto com o colega Diego Braz, 26, um sistema de supervisão de elevadores voltado para a comodidade dos usuários do aparelho. “Poucos utilizam esse tipo de sistema, que une a parte da automação e da supervisão”, explica Bernardes. No próximo semestre, a ideia é elaborar um aplicativo para celulares que permita o acionamento e o monitoramento do elevador.

Já o grupo do estudante de Engenharia Elétrica Fernando Henrique Vassilive Ortiz, 24, apostou na energia solar como tema do trabalho final. Um painel de rastreamento pode aumentar em até 40% a geração de energia pela placa. “Quando é instalado fixo, o aparelho ‘pega’ apenas parte do sol. Com o rastreamento, (a captação) vai ser durante todo o dia, pois a placa será colocada na melhor posição”, detalha. Na segunda fase do trabalho, os alunos vão fazer um cálculo de viabilidade do projeto para a utilização em programas sociais do governo que incentivam a energia eólica, por exemplo.

A dupla Giovanni Soares, 33, e Carlos Renato Machado, 27, apostaram no desenvolvimento de um novo modelo de estator, que coleta a energia eólica, e já falam até no patenteamento do produto. “Como o modelo é novo, para o TCC 2 não existe muita bibliografia. Vamos fazer o teste de bancada para ver o potencial do nosso experimento’, diz Machado.

O grupo de Thays Pereira Alves, 22, da Engenharia de Controle e Automação, focou em um invento voltado para o entretenimento: o robô segway. “Em geral, você vai a shopping e vê o segurança sobre aquela ‘maquininha’. Mas essa diferente, pois leva em consideração centro de massa do próprio robô”, diz, avisando que na segunda fase do trabalho será desenvolvido um app para celular que comandará o invento.