Alunos de Arqueologia realizarão atividades práticas em sítio arqueológico

No período de 10 a 15 de junho, o curso de Arqueologia realizará atividades práticas de campo no complexo arqueológico de Serranópolis.
As escavações serão realizadas no sítio GO-JA-02, que faz parte dos mais de 40 sítios cadastrados na região. O local é objeto de estudo do projeto de pesquisa “Escavação do Sítio Arqueológico Serranópolis Goiás: Novas perspectivas”, cujo objetivo é ampliar o conhecimento científico a respeito do povoamento humano na região do Planalto Central.
Liderados pelos professores Julio Cezar Rubin de Rubin e Rosiclér Theodoro da Silva, com suporte do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA), os estudantes darão seguimento aos trabalhos de escavação que iniciaram no espaço durante os anos 1970.
No ano passado, os trabalhos renderam duas descobertas inéditas no sítio: a identificação de uma estrutura funerária com dez crânios humanos, e um fóssil bem conservado cuja sua datação pode chegar aos 12 mil anos, sendo esse o esqueleto mais antigo descoberto na região Centro-Oeste.

 

Texto: Juliano Cavalcante

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.