Alunos da Unati conhecem Museu da Imagem e do Som

Além do conteúdo teórico e técnico sobre como manusear uma câmera compacta, de celular, ou aplicativos de filtro, os estudantes da disciplina de Fotografia, da Universidade Aberta a Terceira Idade (Unati/PGS) da PUC Goiás visitaram nesta quinta-feira, 3, o Museu da Imagem e do Som (MIS), situado na Praça Cívica, que abriga o acervo de fotógrafos pioneiros históricos e contemporâneos de Goiás.

Acompanhados pela professora que leciona a disciplina, Déborah Borges, eles receberam informações sobre o funcionamento e ações realizadas pelo MIS, além de uma visita à reserva técnica para ter acesso à documentação fotográfica e conhecer o trabalho de importantes nomes da fotografia, como Hélio de Oliveira, Priscila Barbosa, Luiz Pucci, entre outros. A visita foi realizada após um pedido dos alunos que se interessaram em conhecer um pouco mais sobre a história da fotografia em Goiás.

Os estudantes foram acolhidos pela diretora do MIS, Keith Valéria Tito, que destacou a importância da conservação do material histórico que está sob guarda do Museu, além do trabalho de sensibilização da memória. “Nós cumprimos a missão do Museu, que é divulgar a cultura, história e memória do nosso estado e cidade, através dos registros audiovisuais e receber uma turma como essa é muito gratificante. O acesso à cultura independe de idade ou classe social”, refletiu a gestora.

Entre os alunos, a experiência de conhecer o MIS foi inédita. Para Valdelice Novaes, 62 anos, natural de Minas Gerais, que sempre se interessou por história, a visita foi um momento para conhecer melhor a realidade da capital goiana. Ela também procurou a Unati para aprender como manusear uma câmera digital, já que sempre trabalhou com a analógica. A pernambucana, Maria do Socorro, 68 anos, também ficou ansiosa para conhecer sobre a história dos pioneiros: “além da técnica, temos que conhecer a cultura. Eu sou muito curiosa e é bom saber quem lançou as sementes da fotografia lá atrás. É maravilhoso”, conta.

Fotos: Wagmar Alves