Alunos da PUC se preparam para intercâmbio na Europa

O estudante do 3º período de Jornalismo da PUC Goiás, Luís Henrique Ribeiro Lima, se prepara para viajar pela primeira vez ao exterior como beneficiado do Programa de Bolsas Santander. Ele foi um dos sete selecionados pelo benefício, que vão cursar um semestre do curso no exterior em 2019/1. Além deles, outros 23 estudantes vão participar de intercâmbio em outros programas de mobilidade, que permitem o aproveitamento do curso em instituições conveniadas com a universidade.

Os 30 estudantes vão para Portugal, Espanha, Bélgica e Itália. E superam os 21 intercambistas beneficiados pela mobilidade internacional no último semestre de 2018. Eles participaram de reunião com a Assessoria de Relações Internacionais, na Área 4, para orientações sobre a viagem e o período de estudo fora da PUC.

No caso de Luís Henrique, ele irá estudar Jornalismo na Universidade do Porto, Portugal. O projeto é a realização de um sonho planejado desde o primeiro dia de aula. “Acredito que vou crescer muito pessoalmente e profissionalmente. Vou aproveitar cada momento para ampliar meus conhecimentos e conhecer uma nova cultura”, explicou o futuro intercambista, que esteve na reunião acompanhado pela mãe. A viagem só será possível com a bolsa do Santander.

Luís Henrique é bolsista pelo Prouni e ainda ajuda no orçamento doméstico com o trabalho como estoquista de supermercado. Projetos como o dele movem o trabalho do professor Paulo Gonzaga, assessor de Relações Internacionais da PUC Goiás, que mostrou para o grupo os diferenciais da oportunidade de cursar disciplinas em instituições sólidas em países da Europa. “São estudantes que podem percorrer um caminho diferente na construção do conhecimento”.

Na reunião, o grupo ouviu o testemunho do aluno Glauber Rogério, do curso de Direito, que passou o último semestre na Universidade de Coimbra, Portugal, como bolsista do Santander. Ele deu dicas sobre custo de vida e educação em uma instituição estrangeira. Além dele, a secretária-geral Daline Beatriz Meister, que explicou procedimentos sobre matrícula e aproveitamento de disciplinas.