Agronomia participa do V Dia de Campo

Cerca de 30 calouros do curso de Agronomia da PUC Goiás participaram nesta sexta-feira, 23, do V Dia de Campo, realizado na Fazendinha Agroecológica da Embrapa, próxima ao município de Santo Antônio de Goiás. Durante a atividade, eles conheceram as pesquisas desenvolvidas por profissionais da instituição em sistemas agroecológicos, entre eles, estações de compostagem, plantas medicinais, plantas alimentícias não convencionais, controle alternativo para pragas do arroz e corredores agroecológicos.

Além de conhecer a pesquisa, os participantes fizeram uma visita técnica na instituição: “eles trabalham com uma tecnologia voltada para a agricultura familiar, um tópico muito importante para nosso estado e para o Brasil. É uma oportunidade de interação com outros estudantes, além de ser um local onde eles vão realizar estágio em breve, seja com pesquisa, experimentação e relatórios”, pontuou o coordenador do curso de Agronomia da PUC, prof. Jales Teixeira, que acompanhou os estudantes na atividade.

O evento contou com a participação de centenas de acadêmicos de outras instituições de ensino superior, técnicos, extensionistas e agricultores. Coordenadora do Dia de Campo, a pesquisadora da Embrapa, Flávia Alcântara, declarou que o evento é realizado anualmente com o objetivo de tornar a Ciência mais atrativa aos estudantes e profissionais que atuam no ramo: “queremos transmitir as informações de uma forma mais leve e descontraída, porque é muito mais didático aprender em campo do que esmiuçar um artigo científico. Por isso queremos envolver os agricultores, cooperativas e faculdades em geral”, declarou.

Entre os participantes, muitos destacaram a relevância das atividades práticas para a qualificação acadêmica. Willian Neves e Igor Ribeiro, calouros do curso de Agronomia da PUC Goiás, destacaram que a atividade oferece uma prévia do que irão vivenciar futuramente: “ o único ramo que está em ascensão é o agronegócio e espero que, nos próximos anos, continuemos a ser uma referência no Brasil inteiro”, refletiu Willian.

Analista de Transferência de Tecnologia da instituição, o pesquisador Glays Rodrigues Matos, esclareceu que o foco do trabalho é no relacionamento com os técnicos e agentes que atendem os agricultores: “como a PUC está formando profissionais, é importante termos um contato com esses estudantes para socializar informações, contribuir para sua formação, além de ser o início de uma relação profissional no futuro”, explicou.

Fotos: Wagmar Alves