Agência Impressões define o Dia Mundial do Pobre como tema de estudo para o semestre

A Agência Impressões, produto experimental do curso de Jornalismo da PUC Goiás, definiu como objeto de estudo a ser trabalhado neste semestre o Dia Mundial do Pobre, comemorado em 19 de novembro.

‌Seguindo uma linha de pesquisa e trabalho ancorada pela Campanha da Fraternidade, que neste ano aborda o tema Fraternidade e Fome, o produto estabelece um tema central que norteia a popularização da ciência e o meio ambiente.

‌O compromisso em incluir a data comemorativa como um estímulo a reflexão da subcidadania e a desigualdade social retrata um trabalho amplo e contínuo do curso a favor do desenvolvimento da comunidade goiana e mundial através da informação.

‌Oriundo da unificação de dois projetos anteriores da graduação, o jornal Impressões, iniciado no ano de 2006, e a Agência Experimental de Notícias PUC Digital, em 2007, o produto é um espaço interdisciplinar que une a teoria e prática ministrada nas disciplinas do curso.

‌Ao longo do semestre passado, a Agência incorporou um trabalho profundo a procura de divulgar a realidade enfrentada pelos povos indígenas que lutam pela garantia dos seus direitos e deveres.

‌Atualmente, o produto encontra-se distribuído em três ferramentas digitais: site, Instagram e SoundCloud, materializando a capacidade multifuncional da comunicação nos dias atuais. A nova fase do portal será abarcada pelo audiovisual, abrangendo as possibilidades do meio e expandindo as produções para o YouTube.

‌Utilizando uma metodologia voltada para o planejamento e desenvolvimento de cada plataforma e suas especificidades técnicas, a coordenadora da Impressões, professora Carolina Zafino, comentou sobre o comprometimento dos docentes e alunos, além dos processos de aprendizagem individuais e coletivos.

‌“Com os alunos, no âmbito de uma ou mais disciplinas, quem determina a metodologia de produção de conteúdo são os professores das mesmas. Ao menos três disciplinas atuaram juntas nas produções, como jornalismo científico e ambiental, ciberjornalismo e produtos em assessoria de comunicação. Outras também publicaram seus conteúdos produzidos. Isso é bastante profícuo, porque os alunos se dedicam muito para alcançar qualidade para publicar. É desafiador, mas um processo de ensino e aprendizagem muito rico”.

Diretrizes

‌A iniciativa do produto está intimamente vinculada às Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Jornalismo, propostas pelo MEC e previstas pelo Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

‌As disciplinas capitaneiam as produções jornalísticas que são divulgadas nas mídias digitais da Impressões. Ações que estabelecem uma relação social entre a agência e a comunidade em geral representada pela propagação da informação; relacionamento presente na súmula do curso.

(Texto: Juliano Cavalcante, estagiário da Dicom)