Agência Impressões define o Dia Mundial do Pobre como tema de estudo para o semestre

A Agência Impressões, produto experimental do curso de Jornalismo da PUC Goiás, definiu como objeto de estudo a ser trabalhado neste semestre o Dia Mundial do Pobre, comemorado em 19 de novembro.

‌Seguindo uma linha de pesquisa e trabalho ancorada pela Campanha da Fraternidade, que neste ano aborda o tema Fraternidade e Fome, o produto estabelece um tema central que norteia a popularização da ciência e o meio ambiente.

‌O compromisso em incluir a data comemorativa como um estímulo a reflexão da subcidadania e a desigualdade social retrata um trabalho amplo e contínuo do curso a favor do desenvolvimento da comunidade goiana e mundial através da informação.

‌Oriundo da unificação de dois projetos anteriores da graduação, o jornal Impressões, iniciado no ano de 2006, e a Agência Experimental de Notícias PUC Digital, em 2007, o produto é um espaço interdisciplinar que une a teoria e prática ministrada nas disciplinas do curso.

‌Ao longo do semestre passado, a Agência incorporou um trabalho profundo a procura de divulgar a realidade enfrentada pelos povos indígenas que lutam pela garantia dos seus direitos e deveres.

‌Atualmente, o produto encontra-se distribuído em três ferramentas digitais: site, Instagram e SoundCloud, materializando a capacidade multifuncional da comunicação nos dias atuais. A nova fase do portal será abarcada pelo audiovisual, abrangendo as possibilidades do meio e expandindo as produções para o YouTube.

‌Utilizando uma metodologia voltada para o planejamento e desenvolvimento de cada plataforma e suas especificidades técnicas, a coordenadora da Impressões, professora Carolina Zafino, comentou sobre o comprometimento dos docentes e alunos, além dos processos de aprendizagem individuais e coletivos.

‌“Com os alunos, no âmbito de uma ou mais disciplinas, quem determina a metodologia de produção de conteúdo são os professores das mesmas. Ao menos três disciplinas atuaram juntas nas produções, como jornalismo científico e ambiental, ciberjornalismo e produtos em assessoria de comunicação. Outras também publicaram seus conteúdos produzidos. Isso é bastante profícuo, porque os alunos se dedicam muito para alcançar qualidade para publicar. É desafiador, mas um processo de ensino e aprendizagem muito rico”.

Diretrizes

‌A iniciativa do produto está intimamente vinculada às Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Jornalismo, propostas pelo MEC e previstas pelo Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

‌As disciplinas capitaneiam as produções jornalísticas que são divulgadas nas mídias digitais da Impressões. Ações que estabelecem uma relação social entre a agência e a comunidade em geral representada pela propagação da informação; relacionamento presente na súmula do curso.

(Texto: Juliano Cavalcante, estagiário da Dicom) 

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.