Acolhida e exposição histórica marcam primeiro dia da Calourada 2019/1

A universidade estava prestes a completar vinte anos quando o advogado Silvio da Paixão Costa, 73, formou-se em Direito, em 1979. Agora em 2019, ano em que a PUC Goiás completa seus 60 anos de história, ele retornou à universidade para acompanhar seu neto, Yuri Carneiro Menezes, 17, no Encontro Universidades e Famílias da Calourada, realizado ontem, 30, no teatro do Centro de Convenções PUC.

“Me formei aqui, minha esposa também. Agora é o meu neto quem retorna para continuar essa história. É um bom curso, né? Em uma boa universidade”, justifica, apoiando a escolha de Yuri, que ingressa agora na graduação em Ciências Aeronáuticas. “Desde criança, ser piloto é uma coisa que me interessa muito, que me chama a atenção. Gostei muito da recepção que estão fazendo”, afirma o jovem.

Um pouco abaixo, na plateia, que estava com seus 2,6 mil lugares quase que inteiramente ocupados, sentaram-se Fernando da Silva Oliveira, 41, e Laura Cristina da Silva Oliveira, 18. O pai e a filha aguardavam o início das apresentações. “Tô ansiosa. Tenho familiares estudando aqui e já ouvi muitas coisas boas”, explica Laura, que iniciará o curso de Jornalismo. “É importante receber com festa e alegria, né? Acho esse momento bom porque os pais interagem, ficam sabendo melhor onde seus filhos estão entrando”, frisa Fernando.

Acolhida

Já tradicional, a Calourada reúne, em seu primeiro dia, os acadêmicos ingressantes na graduação e seus familiares. Neste formato, o evento com a integração do Encontro Universidade e Famílias já está em sua quinta edição. “Percebemos que seria uma oportunidade ímpar de estabelecer uma parceria com quem está próximo, no dia a dia desses jovens. A graduação é uma etapa importante na vida desses jovens, e parte fundamental do processo é a família”, explica a pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil, Márcia de Alencar Santana, que presidiu o evento. “É um momento para saberem que estamos aqui de mãos dadas”.

Também nesse sentido de acolhida, o grão-chanceler da universidade e arcebispo metropolitano de Goiânia, dom Washington Cruz, falou aos presentes. “Faz parte do amor cristão receber bem as pessoas, para que se sintam acolhidas, esperadas”, lembra.

Reitor da universidade, o professor Wolmir Amado falou à plateia também como pai de dois egressos da instituição. “Eu sei bem o que vocês guardam no coração, os sentimentos, as expectativas”, diz. “É claro que é importante se preocupar, o que a gente decide nessa fase da vida [do início da vida adulta] reflete em todas as décadas seguintes. É muito decisiva e ficamos felizes de vocês terem nos escolhido para essa caminhada”.

As apresentações do dia foram seguidas por apresentações culturais da Cia de Dança Noah, da Coordenação de Arte e Cultura (CAC) da universidade e por um bate-papo com os coordenadores de curso, para que os novos acadêmicos e seus familiares pudessem tirar dúvidas sobre o curso que escolheram. Além da acolhida inicial, a Calourada 2019/1 segue com programação especial hoje e amanhã, em todas as escolas da universidade.

História

Todos que entraram no teatro ontem, passaram pela exposição Recortes da História, composta por 59 fotos históricas sobre a universidade, que completou 59 anos em outubro passado. Nos painéis, registros, também, de estudantes que marcaram história na instituição, que foi a primeira universidade fundada no Centro-Oeste brasileiro.

Elaborada pelo fotógrafo Weslley Cruz e equipe da Divisão de Comunicação Social (Dicom) da universidade, com o apoio técnico e de acervo do Instituto de Pesquisas e Estudos Históricos do Brasil Central (IPEHBC), a exposição caminha por todas as décadas já percorridas pela universidade e mostra caminhos a quem deseja fazer história daqui em diante. As fotos e objetos selecionados poderão ser vistos em outros eventos da universidade até seu aniversário, no dia 17 de outubro.

Fotos do Evento

Fotos: Ana Paula Abrão