Aclamado pela comunidade acadêmica, prof. Ricardo Antunes profere aula magna na PUC

Estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação da PUC Goiás, UFG e UnB tiveram a oportunidade de conhecer e ouvir os ensinamentos do autor dos livros que embasam e qualificam sua formação acadêmica. Referência na área, o sociólogo Ricardo Antunes, professor titular de Sociologia no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, proferiu aula magna na noite desta quinta-feira, 17, no auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH).

Diante de um auditório lotado, o intelectual fez uma análise sobre a tragédia do mundo e a destruição do trabalho. De acordo com o prof. Ricardo, este é um fenômeno mundial, que ocorre, especialmente, no setor de serviços.

Com um tom realista e  sensibilidade aflorada, o docente citou uma frase de Guimarães Rosa para denunciar as condições precárias dos trabalhadores na atualidade: “se não tiver direitos, se vire-se”.  Para isso não acontecer, ele pontuou a necessidade de luta pelos direitos, considerando o trabalho digno como um direito absoluto.

“Se nós não lutarmos, não teremos mais trabalho com o mínimo de dignidade, todos nós não teremos mais direitos. E a obelização do trabalho, ou seja, o trabalho sem direitos, é vilipêndio, é roubo. Se a humanidade não tem condições de manter as condições de vida da classe trabalhadora, ela está fadada ao fracasso. Se a classe trabalhadora empobrecida não tiver saúde e previdência pública, ela vai esperar a morte chegar? Não vai esperar a morte chegar, porque vai lutar e sobre isso falamos hoje também”, refletiu.

Homenagem surpresa

Durante a aula magna, também foi lançado o livro Ricardo Antunes: para além do mundo do trabalho, organizado por Caio Antunes e Cláudia Mazzei Nogueira. A obra, que faz uma homenagem à vida e obra do sociólogo, contou com a participação de autores internacionais.

Um fato curioso é que o autor homenageado só descobriu a existência do livro em fevereiro deste ano, quando completou 70 anos de idade. A obra, que levou dois anos para ser escrita e organizada, foi elaborada em sigilo pela família.

“Foi uma surpresa absoluta, quando eu recebi o livro, ele já estava indo para a gráfica. Fiquei muito contente, embora fiquei muito bravo, porque todos os autores e autoras, em torno de 20, todos meus amigos e colegas, com quais mantenho contato permanente, inclusive no exterior, não falaram nada. Eles tomaram todos os cuidados para que eu só soubesse do livro impresso”, disse o prof. Ricardo, em tom humorado.

Caio Antunes, que é professor do curso de Educação Física da UFG e filho do homenageado, contou sobre o processo de elaboração do livro, publicado pela editora Papel Social, da cidade de Campinas (SP).

“Escolhemos pessoas das mais variadas áreas do conhecimento, direito, pedagogia, antropologia, sociologia, medicina, arquitetura e geografia. São pessoas que têm uma afinidade pessoal com o Ricardo, mas também têm, nas suas produções teóricas, a influência da sua obra. Isso deu origem a uma seleção de autores e autoras do Brasil, Itália e México, que resultou neste belo livro que aqui hoje lançamos”, pontuou.

Devolutiva acadêmica

Ter contato com um autor que fundamenta toda a formação acadêmica de discentes e pesquisadores é uma oportunidade singular. Cientes da relevância do momento, professores e estudantes analisaram a importância da obra do professor Ricardo.

Para a coordenadora do curso de Serviço Social da PUC, Marly Machado Bento, a aula enriqueceu a formação dos acadêmicos, já que o enfoque trazido pelo docente, a obelização do trabalho, instiga a prática do serviço social, que luta pelas políticas públicas e pelos direitos humanos.

Já a coordenadora do Mestrado em Serviço Social, profa. Denise Carmem de Andrade Neves, ressaltou que as pesquisas do sociólogo fundamentam as linhas de pesquisa do programa: “ toda fundamentação teórica do curso é fundamentada nos ensinamentos dele, inclusive, na nossa formação. A PUC tem se atualizado e buscado essas referências para compreender este cenário atual e dar respostas à sociedade, por meio da formação de graduandos e pós-graduandos para que essas pesquisas tenham uma relação direta com este cenário que temos hoje”, concluiu.

Além do autor homenageado e organizadores do livro, a mesa diretiva do evento foi composta pela profa. Sandra de Faria, docente dos cursos de graduação e mestrado em serviço social da PUC, prof. Romilson Martins Siqueira, diretor da EFPH; prof. Ricardo Festi, docente do Departamento de Sociologia da UnB e prof. Emilio Facas, do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho da UnB.

O evento foi uma promoção dos cursos de graduação e programas de pós-graduação stricto sensu da PUC Goiás, UFG e UnB, Conselho Regional de Serviço Social (19ª Região) e Associação Brasileira de ensino e Pesquisa em Serviço Social (Regional Centro-Oeste), com apoio da Capes.

Currículo resumido

Ricardo Luiz Coltro Antunes, nascido em São Paulo (1953), é professor titular de Sociologia no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH/Unicamp) desde 1986. Graduou-se em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas/SP (1975), onde lecionou de 1977 a 1981. É mestre em Ciência Política pela Unicamp (1980) e doutor em Sociologia pela USP (1986).

Foi professor visitante na Universidade de Sussex (Inglaterra), na Universidade Ca’Foscari (Veneza/Itália) e na Universidade de Coimbra (Portugal). Como reconhecimento de sua atuação no campo da Sociologia do Trabalho no Brasil e América Latina, foi contemplado com a Cátedra Florestan Fernandes do Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO) e com a Comenda do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

[Informações sobre o currículo disponibilizadas pela Sociedade Brasileira de Sociologia]

Fotos: Ana Paula Abrão