Acervo de Gilberto Mendonça Teles será doado à universidade

O poeta e crítico literário Gilberto Mendonça Teles doará acervo pessoal composto por 60 pastas e mais de 300 volumes de livros sobre sua obra à PUC Goiás. “Os livros que escrevo são enviados à crítica e são produzidas resenhas. Este material foi guardado por mim e senti que o lugar ideal para guardar este arquivo seria na PUC, lugar onde estudei e comecei a lecionar”, pontuou o escritor, que esteve na universidade na manhã de segunda-feira, 13, para apresentar o arquivo ao reitor da instituição, prof. Wolmir Amado.

Durante a reunião, o reitor afirmou que a universidade abrigará o acervo, que ficará disponível no Instituto de Pesquisas e Estudos Históricos do Brasil Central (IPEHBC), no Setor Universitário. Ele declarou que o acervo é de relevância histórica, além de ser uma fonte de pesquisa no campo da Letras e Literatura: “todas essas questões somadas ao vínculo de afeto e estima pelo poeta, que iniciou sua trajetória na universidade, além de ter sido o primeiro secretário-geral da PUC”, declarou.

Coordenadora do Mestrado em Letras da PUC Goiás, a profa. Maria de Fátima Gonçalves Lima destacou a parceria contínua do poeta com a universidade. “Recebemos uma grande riqueza da cultura do nosso estado, do nosso País, sobre a literatura produzida em Goiás, crítica literária em geral e sobre a arte poética em Goiás”, afirmou. Na segunda-feira, no turno vespertino, ele também ministrou um curso aos discentes do Mestrado sobre a temática da Teoria do Texto Poético.

Fotos: Jota Junior