Acervo de Gilberto Mendonça Teles será doado à universidade

O poeta e crítico literário Gilberto Mendonça Teles doará acervo pessoal composto por 60 pastas e mais de 300 volumes de livros sobre sua obra à PUC Goiás. “Os livros que escrevo são enviados à crítica e são produzidas resenhas. Este material foi guardado por mim e senti que o lugar ideal para guardar este arquivo seria na PUC, lugar onde estudei e comecei a lecionar”, pontuou o escritor, que esteve na universidade na manhã de segunda-feira, 13, para apresentar o arquivo ao reitor da instituição, prof. Wolmir Amado.

Durante a reunião, o reitor afirmou que a universidade abrigará o acervo, que ficará disponível no Instituto de Pesquisas e Estudos Históricos do Brasil Central (IPEHBC), no Setor Universitário. Ele declarou que o acervo é de relevância histórica, além de ser uma fonte de pesquisa no campo da Letras e Literatura: “todas essas questões somadas ao vínculo de afeto e estima pelo poeta, que iniciou sua trajetória na universidade, além de ter sido o primeiro secretário-geral da PUC”, declarou.

Coordenadora do Mestrado em Letras da PUC Goiás, a profa. Maria de Fátima Gonçalves Lima destacou a parceria contínua do poeta com a universidade. “Recebemos uma grande riqueza da cultura do nosso estado, do nosso País, sobre a literatura produzida em Goiás, crítica literária em geral e sobre a arte poética em Goiás”, afirmou. Na segunda-feira, no turno vespertino, ele também ministrou um curso aos discentes do Mestrado sobre a temática da Teoria do Texto Poético.

Fotos: Jota Junior

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.