Acervo de Confaloni integra exposição da Estação Ferroviária

A restauração da Estação Ferroviária de Goiânia, um dos mais importantes edifícios representativos do acervo arquitetônico e urbanístico Art Déco da capital, foi entregue à população nesta sexta-feira, 10, com uma novidade: o Museu Frei Confaloni com obras e homenagem ao artista e religioso italiano Nazareno Confaloni, que viveu em Goiânia nas décadas de 1950, 60 e 70 até a sua morte.

No local, dois afrescos do Frei Confaloni retratando a construção da ferrovia e a vida rural em Goiás foram restaurados, assim como a locomotiva Maria Fumaça e o tradicional relógio da torre. O espaço dedicado às obras de Confaloni recebeu doações de vários colecionadores e irá expor, temporariamente, parte do acervo do artista pertencente à PUC Goiás/Ordem dos Pregadores.

Confaloni ajudou a criar a hoje Escola de Artes Arquitetura da PUC Goiás e foi homenageado em seu centenário pela instituição com uma grande exposição com mais de 50 obras. “Pra universidade esta obra tem um significado especial pela restauração das obras do Frei Confaloni, o frade dominicano que esteve nas origens da fundação da universidade e aqui estão expostas as obras confiadas à PUC e que foram disponibilizadas para que a população possa vê-las e admirá-las”, afirmou o reitor Wolmir Amado.

São 16 obras da PUC que estão expostas junto a outras pertencentes até ao prefeito Iris Rezende, que foi retratado por Confaloni quando ainda era um líder estudantil. “Era um sonho esse museu, que virou realidade. Já fizeram várias homenagens, que eu participei, e Goiânia merecia esse espaço”, afirmou a sobrinha, que é professora aposentada.

Presente ao evento, o Frei Lourenço Papim, que conviveu com Confaloni, rendeu suas homenagens ao amigo. “É um modo de torna-lo presente”, disse o religioso. Para ele, o museu torna-se um memorial do Frei Confaloni, uma lembrança que será presença para todos os visitantes.

A restauração da Estação Ferroviária foi realizada com recursos do PAC Cidades Históricas, programa do Governo Federal, e conduzida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Prefeitura de Goiânia.

A cerimônia contou com a participação do prefeito de Goiânia, Iris Rezende, do governado de Goiás, Ronaldo Caiado, do secretário municipal de Cultura, Kleber Adorno, da presidente do Iphan em Goiás, Kátia Bógea, pela sobrinha de Confaloni, Rossella Orsini, entre outras autoridades do executivo e do legislativo. A PUC Goiás foi representada pelo reitor Wolmir Amado e pelo diretor da Escola de Artes e Arquitetura, Marcelo Granato.

A obra permitiu a requalificação urbana de uma área ao redor da Estação Ferroviária, na Praça do Trabalhador, que recebeu pavimentação, novo paisagismo, iluminação e mobiliário, criando mais um espaço de convivência para a população. “A Estação Ferroviária volta a ser um espaço vivo e ativo para a população”, ressalta o prefeito Iris Rezende.

Fotos: Ana Paula Abrão