Ação interinstitucional promove as Jornadas pela Democracia

Nos últimos anos, com a crescente de atos antidemocráticos,  a pauta sobre a necessidade de fortalecimento da democracia brasileira tornou-se central. Com essa perspectiva, serão realizadas as Jornadas pela Prevalência das Ideias Democráticas e Progressistas. As primeiras mesas-redondas ocorrem em outubro, sempre das 19h às 21h, no auditório do Adufg-Sindicato, em Goiânia.  Nos dias 3 e 4, acontece a primeira etapa. Nos dias 30 e 31, será realizado o segundo ciclo, todos com emissão de certificado.

A Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás)  é uma das realizadoras do evento, juntamente com o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato), o Instituto Federal Goiano (IF Goiano), o  Instituto Federal de Goiás (IF Goiás), a Universidade Federal de Goiás (UFG), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego) e as universidades federais de Catalão (UFCat) e Jataí (UFJ). O principal  objetivo é debater e buscar caminhos para enfrentar o discurso de ódio, a desinformação, a violência e a censura às ideias progressistas, despertando a consciência crítica das pessoas, com base nos fatos. A reitora da PUC Goiás, profa. Olga Izilda Ronchi  integra o Comitê Organizador do evento.

Primeira etapa

O papel da ciência e da educação básica e superior na formação de uma sociedade mais engajada com a democracia será a pauta da mesa de abertura  “Luta Ideológica – Educação e Ciência”, no dia 3 de outubro. Os convidados deste dia são Manuella Mirella, presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Ildeu de Castro, presidente de honra da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC), Catarina de Almeida Santos, professora da Faculdade de Educação da UnB, e Edward Madureira Brasil, assessor da presidência da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e ex-reitor da UFG.

No dia 4 de outubro, a programação continua com a mesa “Comunicação no contexto da luta ideológica no Brasil”, com a apresentação dos pesquisadores em comunicação e estratégia digital Fernanda Sarkis e Marcus Nogueira. Os cientistas acompanharam o comportamento criminoso de grupos de extrema direita nas eleições de 2023, rastreando  a disseminação de informações falsas, teorias conspiratórias e mensagens de incitação à violência. Fernanda é mestre em Comunicação Política pela Universidade do Porto, em Portugal, onde foi adjunta do presidente do Conselho Econômico e Social, e Marcus é cientista social pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp).

Segunda etapa

O segundo ciclo de palestras será iniciado no dia 30 de outubro, com a mesa “O debate econômico no contexto da luta ideológica no Brasil”. Para trazer a perspectiva econômica no processo de fortalecimento da democracia, a mesa será composta pelos professores Sérgio Duarte, da PUC Goiás, e Luiz Gonzaga Beluzzo, do Instituto de Economia da Universidade de Campinas (Unicamp). No dia seguinte e último do ciclo, 31 de outubro, ocorre a mesa “Luta Ideológica – Partido Político e Religião”, que terá como painelistas o presidente da Fundação Maurício Grabois, Adalberto Monteiro, o professor da PUC Goiás, Alberto Moreira e o pastor e membro da Associação Brasileira de História da Religião, Moab César.

Confira a programação completa

Local: Auditório Adufg-Sindicato

9ª Avenida, Leste Vila Nova, Goiânia-GO

Horário: Sempre das 19h às 21h

Mesas-redondas:

03/10  Terça-feira – Luta Ideológica – Educação e Ciência

Expositores: Manuella Mirella (Presidenta da UNE), Ildeu de Castro (Presidente de honra da SBPC), Catarina de Almeida (Professora da Faculdade de Educação – UnB) e Edward Madureira Brasil (Assessor da Presidência da Finep). Moderação: Angelita Pereira de Lima, Reitora da UFG.

04/10  Quarta-feira – Comunicação no contexto da luta ideológica no Brasil
Expositores:  Fernanda Sarkis e  Marcus Nogueira (Pesquisadores em comunicação política e estratégia digital). Moderação: Roselma Lucchese, Reitora da UFCat.

30/10 Segunda-feiraO debate econômico no contexto da luta ideológica no Brasil

Expositores: Sérgio Duarte (Professor da PUC Goiás) e Luiz Gonzaga Beluzzo (Professor do Instituto de Economia – Unicamp). Moderação: Oneida Irigon, Reitora do IFG

31/10 Terça-feira – Luta Ideológica – Partido Político e Religião

Expositores: Adalberto Monteiro (Presidente da Fundação Maurício Grabois), Alberto Moreira (Professor da PUC Goiás) e  Moab César (Professor de História da UEMASUL e membro da Associação Brasileira de História da Religião. Moderação:  Olga Ronchi, Reitora da PUC Goiás.

Comitê Organizador

Adalberto Monteiro (Presidente da Fundação Maurício Grabois e ex-vereador); Aldimar Jacinto Duarte (Professor da PUC Goiás); Aldo Arantes (Ex-deputado federal); Américo Nunes da Silveira Neto (Reitor da UFJ); Angelita Pereira de Lima (Reitora da UFG); Bia de Lima (Deputada estadual e presidenta do Sintego); Cláudio Maia (Vice-reitor da UFCAT); Denise Carvalho (Ex-deputada estadual); Divino de Jesus da Silva Rodrigues (Professor da PUC Goiás) ; Edward Madureira Brasil (Ex-reitor da UFG e assessor da Presidência da Finep); Elias Monteiro (Reitor do IF Goiano); Flávio Alves da Silva (Presidente da CUT-GO); Geovana Reis (Diretora de Assuntos Interinstitucionais do Adufg-Sindicato); Giulena Rosa Leite (Vice-reitora da UFJ); Jesiel Freitas Carvalho (Vice-reitor da UFG); Kátia Maria dos Santos (Vereadora da Cidade de Goiânia); Olga Ronchi (Reitora da PUC Goiás); Oneida Irigon (Reitora do IFG); Priscila Valverde de O. Vitorino (Professora da PUC Goiás); Ricardo Barbosa de Lima (Professor da UFG); Roselma Luchese (Reitora da UFCAT); Tasso Leite (Professor da UFG).

Texto: Informações do Comitê Organizador das Jornadas pela Prevalência das Ideias Democráticas e Progressistas