Acadêmicos realizam triagem no Bem Estar Global

As Ligas Acadêmicas de Medicina e Biomedicina da PUC Goiás participaram da segunda edição do Bem Estar Global, realizada no estacionamento do Parque Mutirama, nesta sexta-feira, 5. Com o intuito de realizar triagens e oferecer informações à população, cerca de 40 estudantes das ligas de Alergia e Imunologia, Endocrinologia, Bioquímica Clínica e Proctologia, juntamente às sociedades de especialidades de cada área, estiveram presentes no evento. De acordo com a docente do curso de Medicina da universidade, profa. Isabel Francescantônio, a participação na ação foi positiva para todos: ao estudante, população e ao próprio docente.

“Recebemos aqui casos que valem todo o trabalho, como um paciente que descobriu que tinha Diabetes, por exemplo. É salvar uma vida. Cerca de 70% dos casos que chegam ao pronto socorro, nós resolvemos conversando. É um trabalho de orientação”, pontuou a professora. Durante o evento foram oferecidos os seguintes serviços: aferição de pressão, triagem de nódulos tiroidianos, triagem de Diabetes, triagem de Obesidade e Síndrome Metabólica.

O professor do curso de Medicina, Daniel Strozzi, supervisionou os trabalhos realizados pela Liga de Alergia no evento, oferecendo à população informações de cunho prático sobre o tema, além de quebrar os mitos que envolvem a alergia. Na ocasião, as pessoas receberam orientação sobre alergia dermatológica e respiratória e os respectivos cuidados cotidianos que precisam ter. “É um momento em que os alunos têm um contato com o público. A maioria ainda não conhece a realidade no Cais, então é um começo para saber lidar com pessoas, já que serão líderes da comunidade onde forem atender e terão que resolver problemas”, afirmou o docente.

O estudante de Medicina, Marco Aurélio Silva, diretor científico da Liga de Imunologia e Alergia também pontuou sobre a troca de saberes entre os estudantes e a população. Ele já atuou em ambulatório e a experiência possibilitou o ingresso na Liga: “nossa vivência acadêmica nem sempre nos permite ver se as pessoas compreendem os fatores que afetam a saúde delas. Também aprendemos coisas da vivência popular que jamais ouviríamos em um ambulatório ou dentro de consultório particular”, pontuou.

O evento, de iniciativa da Rede Globo em parceria com o Sesi, atraiu milhares de pessoas na sexta-feira. Para dona Francisca Rigo, 77 anos, a ação foi uma oportunidade para ter um contato com profissionais da endocrinologia. Já Flávia Leandro, 42, procurou um auxílio para tratar suas alergias: “são serviços básicos para a população que vêm aqui e não tem muita orientação, é uma ajuda para quem precisa”, relatou. Já a jovem Mariana Vaz deu uma pausa na rotina de trabalho para receber orientações médicas: “ não tenho tempo e ir ao médico e aqui temos a oportunidade de falar com profissionais e receber encaminhamento mais detalhado”, disse.

Fotos: Weslley Cruz