Acadêmicos realizam triagem no Bem Estar Global

As Ligas Acadêmicas de Medicina e Biomedicina da PUC Goiás participaram da segunda edição do Bem Estar Global, realizada no estacionamento do Parque Mutirama, nesta sexta-feira, 5. Com o intuito de realizar triagens e oferecer informações à população, cerca de 40 estudantes das ligas de Alergia e Imunologia, Endocrinologia, Bioquímica Clínica e Proctologia, juntamente às sociedades de especialidades de cada área, estiveram presentes no evento. De acordo com a docente do curso de Medicina da universidade, profa. Isabel Francescantônio, a participação na ação foi positiva para todos: ao estudante, população e ao próprio docente.

“Recebemos aqui casos que valem todo o trabalho, como um paciente que descobriu que tinha Diabetes, por exemplo. É salvar uma vida. Cerca de 70% dos casos que chegam ao pronto socorro, nós resolvemos conversando. É um trabalho de orientação”, pontuou a professora. Durante o evento foram oferecidos os seguintes serviços: aferição de pressão, triagem de nódulos tiroidianos, triagem de Diabetes, triagem de Obesidade e Síndrome Metabólica.

O professor do curso de Medicina, Daniel Strozzi, supervisionou os trabalhos realizados pela Liga de Alergia no evento, oferecendo à população informações de cunho prático sobre o tema, além de quebrar os mitos que envolvem a alergia. Na ocasião, as pessoas receberam orientação sobre alergia dermatológica e respiratória e os respectivos cuidados cotidianos que precisam ter. “É um momento em que os alunos têm um contato com o público. A maioria ainda não conhece a realidade no Cais, então é um começo para saber lidar com pessoas, já que serão líderes da comunidade onde forem atender e terão que resolver problemas”, afirmou o docente.

O estudante de Medicina, Marco Aurélio Silva, diretor científico da Liga de Imunologia e Alergia também pontuou sobre a troca de saberes entre os estudantes e a população. Ele já atuou em ambulatório e a experiência possibilitou o ingresso na Liga: “nossa vivência acadêmica nem sempre nos permite ver se as pessoas compreendem os fatores que afetam a saúde delas. Também aprendemos coisas da vivência popular que jamais ouviríamos em um ambulatório ou dentro de consultório particular”, pontuou.

O evento, de iniciativa da Rede Globo em parceria com o Sesi, atraiu milhares de pessoas na sexta-feira. Para dona Francisca Rigo, 77 anos, a ação foi uma oportunidade para ter um contato com profissionais da endocrinologia. Já Flávia Leandro, 42, procurou um auxílio para tratar suas alergias: “são serviços básicos para a população que vêm aqui e não tem muita orientação, é uma ajuda para quem precisa”, relatou. Já a jovem Mariana Vaz deu uma pausa na rotina de trabalho para receber orientações médicas: “ não tenho tempo e ir ao médico e aqui temos a oportunidade de falar com profissionais e receber encaminhamento mais detalhado”, disse.

Fotos: Weslley Cruz

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.