Acadêmicos apresentam ideias empreendedoras

Os acadêmicos da disciplina Empreendedorismo, do curso de Administração da PUC Goiás, participaram na manhã desta terça-feira, 5, no auditório da Área 1, da simulação de um Shark Tank inspirado em uma série norte-americana, a qual mostra empreendedores que apresentam ideias a potenciais investidores com a finalidade de obter um financiamento. O formato foi proposto pelas docentes da disciplina Carla Baylão e Wanessa Pazini e adaptado à realidade dos estudantes, com o nome Venda o seu peixe.

“Na disciplina os alunos elaboram um plano de negócios de venda de produtos e, ao final, apresentam para alguns ´tubarões´(consultores) que avaliam se o negócio é viável ou não. Eles aprendem a colocar em prática a teoria e entender se aquele plano idealizado terá sucesso ou não”, explicou a professora Wanessa Pazini.

Histórias de superação

Entre os acadêmicos, muitos apresentaram negócios que estão em andamento. A empresa da estudante Lavynne Rafaela, 8º período, surgiu para solucionar uma demanda do contexto familiar, quando o irmão iniciou os estudos no curso de Medicina e a família precisava arcar com o investimento. Desde cedo, a jovem vendia doces e pulseiras no colégio, depois buscou aprimoramento em um curso de bijuterias e a partir daí começou a produzir e vender colares, brincos, pulseiras e anéis para aumentar a renda familiar.

A aluna é proprietária de uma fábrica em Piracanjuba, interior de Goiás, e as peças são vendidas no atacado e varejo, além de serem comercializadas pelo Instagram e Whatsapp. O plano foi acolhido pela banca e o objetivo da estudante é ampliar o negócio, com a abertura de uma loja física futuramente.

“Hoje o empreendedor está enfrentando uma crise, mas isso não é motivo para se deixar abater, nós precisamos ser perseverantes e acreditar em Deus, porque no final tudo dá certo. Nunca pensei estar de frente a um tubarão e eles me mostraram que a viabilidade do projeto será para daqui um tempo”, afirmou.

Durante a simulação, 20 planos de negócios foram apresentados pelos estudantes mediante apreciação da banca examinadora composta por profissionais do mercado. A atividade compõe a nota final da disciplina de Empreendedorismo.

Fotos: Weslley Cruz