Acadêmicas pesquisam aspectos farmacológicos de venenos de cobras-corais

Os aspectos farmacológicos de venenos de cobras-corais pautam dois trabalhos de conclusão de curso (TCCs), desenvolvidos por estudantes da Escola de Ciências Médicas e da Vida. As acadêmicas Júlia Sampaio Ramos e Thayná Caroline de Santana Macedo (Medicina) investigam o tema Alterações hemodinâmicas causadas pelo veneno da cobra-coral Micrurus spixii e as estudantes Sarah Carvalho Talone e Winglidy Alas Carvalho estão com projeto semelhante, todavia com enfoque para o veneno da cobra-coral aquática Micrurus surinamensis.

O orientador dos projetos, prof. dr. Nelson Jorge da Silva Jr, informa que as pesquisas estão na fase de laboratório, composta por quatro estágios no Laboratório de Farmacologia Bioquímica e Toxinologia do Departamento de Medicina Translacional da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

O primeiro estágio foi concluído no mês de julho, precedido do Curso de Verão de Toxicologia da mesma universidade (foto). As estudantes também contam com a co-orientação dos professores Dr. Stephen Hyslop e Dr. Chariston Dal Belo (Unifesp).

De acordo com o prof. Nelson, os projetos são relevantes do ponto de vista da pesquisa básica e aplicada: “não se trata de uma descrição das ações farmacológicas, mas a busca dos componentes isolados capazes de causar essas alterações fisiológicas. Isso se aplica na melhor compreensão da ação de toxinas que possam ser também utilizadas como ferramentas para um maior entendimento das vias cognitivas glutamatérgicas [que integram o sistema nervoso]”, explicou.