Abril será marcado pela Semana dos Povos Indígenas

De 15 a 19 de abril, o Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia da PUC Goiás, em parceria com diversas instituições, realiza mais uma edição da Semana dos Povos Indígenas. Este ano, com o tema “Autodeterminação dos Povos Originários no Brasil: Desafios Atuais e Futuros”, o evento promete uma programação híbrida inovadora, realizada em seis cidades: Goiânia, Quirinópolis, Anápolis e Catalão, em Goiás, Uberlândia (MG) e Corumbá (MS).

O principal objetivo da Semana dos Povos Indígenas é ampliar a discussão sobre o princípio da autodeterminação dos povos, que garante o direito dos mesmos a decidir seu próprio destino e preservar suas culturas. Com embasamento no Direito Internacional e nos direitos humanos, o evento contará com debates, atividades culturais e mostra de filmes indígenas, destacando a importância da diversidade étnica e cultural.

A abertura oficial acontecerá no dia 15 de abril, às 19 horas, no canal do YouTube da PUC Goiás. O evento contará com a participação de renomados especialistas, incluindo Marcos Terena, escritor e articulador dos direitos indígenas junto à ONU, Dirlene Tikuna, do Ministério dos Povos Indígenas, e Fernanda Kaingang, diretora do Museu do Índio. A discussão será moderada por Luana Campo (UFMS) e Victor Passuello (UEG). Mas já a partir do dia 12 a programação da Semana terá eventos abertos ao público.

Segundo dados preliminares do IBGE, o número de brasileiros autoidentificados como indígenas vem crescendo, evidenciando a importância de discutir e enfrentar os desafios dessas comunidades, especialmente aquelas que vivem fora das aldeias. Em Goiás, por exemplo, a população indígena aumentou consideravelmente, o que destaca a necessidade de políticas públicas adequadas para garantir seus direitos e preservar suas culturas.

Coordenada pela PUC Goiás, a SPI/2024 foi pensada em conjunto com UEG, UFG, UFCAT, UFMS e UFU, e conta com o apoio de museus, prefeituras e outros órgãos públicos, movimentos sociais, eclesiais e, principalmente, os próprios povos indígenas, para promover a conscientização e a valorização da diversidade cultural do Brasil. A transmissão dos debates pela internet visa alcançar um público amplo, incluindo pesquisadores, docentes, discentes e comunidades indígenas em todo o país.

A participação no evento garante a emissão de certificado de participação aos inscritos, reforçando seu caráter educativo e de extensão universitária. A programação da Semana está disponível no site www.pucgoias.edu.br.

 

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.