Abertura do IX Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação

A cerimônia de abertura do IX Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação da PUC Goiás, lotou o auditório da Área 4 de estudantes, professores e coordenadores de cursos na manhã desta terça-feira, 17. Este ano, com temáticas ligadas às ciências básicas para o desenvolvimento sustentável, a comunidade científica se reuniu para prestigiar toda a produção da universidade ligada à ciência, tecnologia e inovação.

Com o envolvimento de todas as escolas e áreas do conhecimento, o evento tem inscrições gratuitas e promoverá colóquios, mesas redondas e palestras com convidados renomados no segmento em toda a universidade, durante o dia todo (até 21/10), de acordo com programação divulgada. As palestras ocorrerão de forma presencial e on-line, por meio do canal da PUC Goiás no YouTube.

A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Priscila Valverde de Oliveira Vitorino lembra que o congresso integra a semana de ciência e tecnologia, que é uma proposta do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e representa, para a PUC Goiás, um momento importante para a exposição das pesquisas, divulgação científica e devolução para a comunidade de tudo aquilo que foi produzido dentro da instituição: “Temos 654 trabalhos inscritos que serão apresentados a partir de hoje, no período vespertino, e seguirão até sexta-feira, 20. Além disso, temos 11.030 inscritos para participar dos eventos e 112 avaliadores só da PUC Goiás”, informa.

Representando a Ministra Luciana Santos, a secretária executiva do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, Denise Carvalho, explicou que 70% da pesquisa científica do Brasil é feita dentro das universidades e é a partir destas pesquisas que nascem as inovações tecnológicas, cujo potencial é de mudar vidas. Mais precisamente sobre o enfoque dado neste ano, voltado à priorização das políticas sustentáveis, Denise entende que é fundamental investir no desenvolvimento sustentável: “Nós queremos ver o Estado de Goiás crescer no agronegócio, mas de forma sustentável, cada vez mais vinculado aos desafios ambientais. Por outro lado, todo o desenvolvimento tem que ser feito pensando no povo e na redução de desigualdades porque o desenvolvimento deve alcançar todos”, pondera.

Por sua vez, a professora Olga Izilda Ronchi destacou que o Congresso é um momento de exibição daquilo que é produzido no cotidiano da instituição, seja nos laboratórios, bibliotecas, salas de aulas, orientações, teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso, qualificando a produção científica dessa universidade.

Ciência, Tecnologia e Inovação sob o olhar de quem ainda está na graduação

Estudante do 3º período do curso de Enfermagem, Adrielle Alcântara Barros, era uma das graduandas presentes no evento. Para ela, o evento permite o contato com várias áreas e com pessoas de outras instituições, o que agrega muito conhecimento por estimular o aprendizado. Perguntada sobre seu interesse em pesquisa, ela disse que, na Enfermagem, são desempenhadas atividades integradoras e, nesse processo, o estudante acaba desenvolvendo um olhar mais problematizador da realidade: “Nessa vivência, a gente acaba pensando em artigos que podem ser escritos a partir deste cenário”, relata.

64 anos da PUC Goiás

A Reitora da PUC Goiás destacou um outro fato de grande importância ocorrido de forma concomitante com a abertura do Congresso: o aniversário de 64 anos da PUC Goiás, oportunidade em que lembrou que a PUC Goiás é a primeira universidade da região Centro-Oeste e está há mais de 6 décadas vocacionada a prestar serviços e firmar compromisso social, científico e educacional com o Estado de Goiás e o Brasil: “A universidade ao longo dessas décadas se internacionalizou, qualificou e hoje é a Pontifícia Universidade Católica de Goiás, motivo de muita alegria para todos nós. Hoje, nesse dia especial, nós teremos dois grandes momentos de celebração: nesta manhã, a abertura do nosso 9º Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação, alinhado com as políticas do Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação. Às 18h, teremos também uma expressão daquilo que é a nossa identidade católica, comunitária, confessional, com a celebração da eucaristia, uma missa celebrada por Dom João Justino, nosso arcebispo, que será um momento de ação de graças por todos os dons e tudo aquilo de bom que Deus permitiu que fosse construído ao longo da história da PUC Goiás”, registra.

Também prestigiaram o evento o ex-reitor da PUC Goiás, professor Pedro Wilson, e a ex-pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Milca Severino.