Abertura do IX Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação

A cerimônia de abertura do IX Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação da PUC Goiás, lotou o auditório da Área 4 de estudantes, professores e coordenadores de cursos na manhã desta terça-feira, 17. Este ano, com temáticas ligadas às ciências básicas para o desenvolvimento sustentável, a comunidade científica se reuniu para prestigiar toda a produção da universidade ligada à ciência, tecnologia e inovação.

Com o envolvimento de todas as escolas e áreas do conhecimento, o evento tem inscrições gratuitas e promoverá colóquios, mesas redondas e palestras com convidados renomados no segmento em toda a universidade, durante o dia todo (até 21/10), de acordo com programação divulgada. As palestras ocorrerão de forma presencial e on-line, por meio do canal da PUC Goiás no YouTube.

A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Priscila Valverde de Oliveira Vitorino lembra que o congresso integra a semana de ciência e tecnologia, que é uma proposta do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e representa, para a PUC Goiás, um momento importante para a exposição das pesquisas, divulgação científica e devolução para a comunidade de tudo aquilo que foi produzido dentro da instituição: “Temos 654 trabalhos inscritos que serão apresentados a partir de hoje, no período vespertino, e seguirão até sexta-feira, 20. Além disso, temos 11.030 inscritos para participar dos eventos e 112 avaliadores só da PUC Goiás”, informa.

Representando a Ministra Luciana Santos, a secretária executiva do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, Denise Carvalho, explicou que 70% da pesquisa científica do Brasil é feita dentro das universidades e é a partir destas pesquisas que nascem as inovações tecnológicas, cujo potencial é de mudar vidas. Mais precisamente sobre o enfoque dado neste ano, voltado à priorização das políticas sustentáveis, Denise entende que é fundamental investir no desenvolvimento sustentável: “Nós queremos ver o Estado de Goiás crescer no agronegócio, mas de forma sustentável, cada vez mais vinculado aos desafios ambientais. Por outro lado, todo o desenvolvimento tem que ser feito pensando no povo e na redução de desigualdades porque o desenvolvimento deve alcançar todos”, pondera.

Por sua vez, a professora Olga Izilda Ronchi destacou que o Congresso é um momento de exibição daquilo que é produzido no cotidiano da instituição, seja nos laboratórios, bibliotecas, salas de aulas, orientações, teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso, qualificando a produção científica dessa universidade.

Ciência, Tecnologia e Inovação sob o olhar de quem ainda está na graduação

Estudante do 3º período do curso de Enfermagem, Adrielle Alcântara Barros, era uma das graduandas presentes no evento. Para ela, o evento permite o contato com várias áreas e com pessoas de outras instituições, o que agrega muito conhecimento por estimular o aprendizado. Perguntada sobre seu interesse em pesquisa, ela disse que, na Enfermagem, são desempenhadas atividades integradoras e, nesse processo, o estudante acaba desenvolvendo um olhar mais problematizador da realidade: “Nessa vivência, a gente acaba pensando em artigos que podem ser escritos a partir deste cenário”, relata.

64 anos da PUC Goiás

A Reitora da PUC Goiás destacou um outro fato de grande importância ocorrido de forma concomitante com a abertura do Congresso: o aniversário de 64 anos da PUC Goiás, oportunidade em que lembrou que a PUC Goiás é a primeira universidade da região Centro-Oeste e está há mais de 6 décadas vocacionada a prestar serviços e firmar compromisso social, científico e educacional com o Estado de Goiás e o Brasil: “A universidade ao longo dessas décadas se internacionalizou, qualificou e hoje é a Pontifícia Universidade Católica de Goiás, motivo de muita alegria para todos nós. Hoje, nesse dia especial, nós teremos dois grandes momentos de celebração: nesta manhã, a abertura do nosso 9º Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação, alinhado com as políticas do Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação. Às 18h, teremos também uma expressão daquilo que é a nossa identidade católica, comunitária, confessional, com a celebração da eucaristia, uma missa celebrada por Dom João Justino, nosso arcebispo, que será um momento de ação de graças por todos os dons e tudo aquilo de bom que Deus permitiu que fosse construído ao longo da história da PUC Goiás”, registra.

Também prestigiaram o evento o ex-reitor da PUC Goiás, professor Pedro Wilson, e a ex-pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Milca Severino.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.