3º Congresso de Ciência e Tecnologia é aberto na PUC Goiás

A PUC Goiás abriu hoje o 3º Congresso de Ciência e Tecnologia, que continua até o dia 20 de outubro, em todas as escolas da universidade, com o tema A matemática está em tudo, definido pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação. A solenidade de lançamento ocorreu no Teatro PUC (Câmpus V) e foi presidida pelo reitor da instituição, prof. Wolmir Amado.

De acordo com a  pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, profa. Milca Severino, 25 tipos de atividades ocorrem simultaneamente, entre elas, conferências magnas, apresentação de quase 500 pesquisas no âmbito da Iniciação Científica, 400 trabalhos de conclusão de curso, 22 ligas acadêmicas, além das pesquisas oriundas das especializações, mestrados e doutorados. As inscrições continuam abertas no site do evento para  ouvintes e podem participar, também, acadêmicos de outras universidades e estudantes do Ensino Médio.

“É um mega congresso que oportuniza aos estudantes e professores uma via de divulgação do que é feito na pesquisa, além de ser um momento de socialização do conhecimento de profunda aprendizagem. É a universidade fazendo ciência”, declarou a gestora. O evento foi aberto com uma apresentação cultural da Cia de dança Noah, dirigida pela coreógrafa Beth Barros, que foi ao encontro da temática do Congresso, apresentando ao público, uma leitura estética e artística sobre a presença da Matemática no cotidiano das pessoas.

Matemática está em tudo
A conferência magna de abertura foi proferida pela profa dra Carolina Bhering, do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Ela abordou o tema Matemática na natureza, a partir de diversos exemplos para explicar como os pesquisadores conseguem modelar e entender vários fenômenos naturais, além de desenvolver ferramentas para construir um mundo sustentável.

Para isso, utilizou a metáfora da colmeia de abelhas, considerada como uma obra de arte natural, formada por vários hexágonos. “Ela poderia ser formada por quadrados ou triângulos, mas temos uma resposta matemática muito profunda para essa questão: de todas as formas possíveis, o hexágono é aquele em que as abelhas usam menos cera e energia para construí-la”, exemplificou. Esta área da Matemática é chamada de otimização e assim os pesquisadores estudam formas sobre como gastar menos energia para construir objetos. “As abelhas fazem isso de forma intuitiva para constituir suas colmeias e nós, matemáticos, usamos esta teoria, para encontrar a melhor forma de energia elétrica e vários outros exemplos concretos em que a matemática pode nos ajudar a otimizar qualquer tipo de construção”, complementou.

Outro marco da solenidade de abertura foi a homenagem à profa. dra Vera Aparecida Saddi, que recebeu um mérito científico da instituição. Docente da casa, ela é professora de Bioquímica e Genética Molecular e desenvolve relevantes pesquisas na área de Genética Molecular do Câncer. “A pesquisa feita na universidade, ainda incipiente, vem crescendo e este crescimento começa a ser notado não só no Centro-Oeste, como em outras partes do Brasil. O reconhecimento é tudo que esperamos e buscamos com este trabalho. Que esta homenagem sirva de exemplo e estímulo para nossos acadêmicos e colegas professores”, declarou a homenageada.

Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaira Turchi, pontuou que o Congresso é um momento relevante de apresentação para sociedade das pesquisas desenvolvidas na PUC Goiás nos diferentes níveis, tanto na graduação, como na pós-graduação: “hoje a universidade brasileira possui um corpo docente de pesquisadores altamente qualificados que realizam pesquisas muitos relevantes. O Congresso tem o papel de difusão científica, além de mostrar para a sociedade que o governo estadual, federal e o país precisam investir em ciência e tecnologia, porque são elas que trazem as respostas para os grandes desafios da nossa sociedade”, refletiu.

O 3º Congresso também faz parte da programação do Dia C da Ciência, um projeto das universidades brasileiras que visa estimular e divulgar a produção científica para toda a sociedade. Além das atividades científicas, diversos vídeos serão veiculados na programação da PUC TV, de forma a tornar o conhecimento didático e acessível a todas as pessoas.

>>> A programação completa do 3º Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás pode ser conferida aqui.

Fotos: Weslley Cruz