2º Muticom debate comunicação, inteligência artificial e desafios para a evangelização

Organizado e promovido pela Arquidiocese de Goiânia, o Mutirão de Comunicação em sua segunda edição teve sede em Trindade no último sábado, 04, no Cineteatro Afipe, e propôs o debate do tema ‘Comunicação e inteligência artificial: possibilidades e desafios para a Evangelização’.

Com temas que abordam os impactos na comunicação provocados pela inteligência artificial, comunicação humana e influência de novas tecnologias nas artes gráficas, o mutirão reuniu profissionais da comunicação de diferentes áreas e também acadêmicos de diversos cursos.

A abertura do evento foi feita por dom João Justino de Medeiros Silva, Arcebispo Metropolitano de Goiânia, que também celebrou a missa de encerramento, na obra do novo Santuário do Divino Pai Eterno.

Responsável por proferir uma palestra com o tema ‘Inteligência artificial: impactos na comunicação’, o professor da PUC Rio Marcelo Alves apresentou um dado curioso: de acordo com seus estudos, ¾ das nações globais têm utilizado ferramentas de inteligência artificial em várias partes do modelo de produção jornalística, ou seja, já se fala em um impacto presente destas tecnologias, e não mais futuro.

Também conferencista, o padre Arnaldo Rodrigues, professor da PUC Rio e assessor de comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), proferiu uma explanação intitulada: ‘Inteligência artificial e sabedoria do coração: para uma comunicação plenamente humana’.

O padre Arnaldo Rodrigues cita que a mensagem do Papa para o dia da comunicação é no sentido da necessidade de se fazer uma comunicação cada vez mais humana, sobretudo no dia a dia. Sobre o objetivo de sua palestra, o padre resume: “Esperamos proporcionar espaços de reflexão para que não haja motivo de manipulação de informações e direcionamento errado. Para tanto, é preciso formamos, cada vez mais, pensamentos críticos no sentido de reter a informação, refletir e colaborar com o debate e o diálogo sobre a inteligência artificial”.

Dom João Justino de Medeiros, por sua vez, destacou a importância do evento que, em sua segunda edição, reuniu diversos profissionais da área da comunicação para refletir sobre um tema de tão grande relevância, com reflexos na evangelização: “A contribuição que nós podemos buscar na fé cristã para esse mundo da tecnologia, usando a inteligência artificial, atinge o ponto de vista da compreensão da relação que o homem tem com os valores cristãos, com a questão ética, entre outros aspectos”, afirma.

Fotos: Weslley Cruz