2º Muticom debate comunicação, inteligência artificial e desafios para a evangelização

Organizado e promovido pela Arquidiocese de Goiânia, o Mutirão de Comunicação em sua segunda edição teve sede em Trindade no último sábado, 04, no Cineteatro Afipe, e propôs o debate do tema ‘Comunicação e inteligência artificial: possibilidades e desafios para a Evangelização’.

Com temas que abordam os impactos na comunicação provocados pela inteligência artificial, comunicação humana e influência de novas tecnologias nas artes gráficas, o mutirão reuniu profissionais da comunicação de diferentes áreas e também acadêmicos de diversos cursos.

A abertura do evento foi feita por dom João Justino de Medeiros Silva, Arcebispo Metropolitano de Goiânia, que também celebrou a missa de encerramento, na obra do novo Santuário do Divino Pai Eterno.

Responsável por proferir uma palestra com o tema ‘Inteligência artificial: impactos na comunicação’, o professor da PUC Rio Marcelo Alves apresentou um dado curioso: de acordo com seus estudos, ¾ das nações globais têm utilizado ferramentas de inteligência artificial em várias partes do modelo de produção jornalística, ou seja, já se fala em um impacto presente destas tecnologias, e não mais futuro.

Também conferencista, o padre Arnaldo Rodrigues, professor da PUC Rio e assessor de comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), proferiu uma explanação intitulada: ‘Inteligência artificial e sabedoria do coração: para uma comunicação plenamente humana’.

O padre Arnaldo Rodrigues cita que a mensagem do Papa para o dia da comunicação é no sentido da necessidade de se fazer uma comunicação cada vez mais humana, sobretudo no dia a dia. Sobre o objetivo de sua palestra, o padre resume: “Esperamos proporcionar espaços de reflexão para que não haja motivo de manipulação de informações e direcionamento errado. Para tanto, é preciso formamos, cada vez mais, pensamentos críticos no sentido de reter a informação, refletir e colaborar com o debate e o diálogo sobre a inteligência artificial”.

Dom João Justino de Medeiros, por sua vez, destacou a importância do evento que, em sua segunda edição, reuniu diversos profissionais da área da comunicação para refletir sobre um tema de tão grande relevância, com reflexos na evangelização: “A contribuição que nós podemos buscar na fé cristã para esse mundo da tecnologia, usando a inteligência artificial, atinge o ponto de vista da compreensão da relação que o homem tem com os valores cristãos, com a questão ética, entre outros aspectos”, afirma.

Fotos: Weslley Cruz

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.