25 anos do curso de Engenharia de Computação são comemorados com debate e networking coffee

A coordenação do curso de Engenharia de Computação da PUC Goiás, convidou estudantes, docentes e egressos para comemorar os 25 anos de criação do curso, pioneiro no Estado de Goiás, na manhã deste sábado, 16, no Auditório 2 da Área 2.

O evento, que teve sua primeira mesa redonda realizada pela plataforma Teams na última quarta-feira (13), realizou presencialmente no sábado, às 9h, uma mesa redonda que discutiu experiências profissionais e mercado de trabalho e, em seguida, proporcionou um momento de interação entre egressos e acadêmicos no networking coffee.

Os engenheiros de computação Arlindo Rodrigues Galvão Filho e Leonardo Afonso Amorim, egressos do curso, foram convidados a compor a mesa redonda e participaram compartilhando experiências vividas no mercado de trabalho.

Arlindo Rodrigues Galvão Filho, atualmente é professor de Inteligência Artificial na UFG e pontuou que os alicerces construídos na graduação são decisórios em muitas ações profissionais, inclusive, para compor as diretrizes da utilização da inteligência artificial no país: “O futuro e o presente estão muito marcados pelo uso da inteligência artificial, que já está nas nossas vidas de diversas formas e o uso dela, inclusive, é aplicado em diversas ferramentas não só da iniciativa privada, mas do próprio governo, com a intenção de democratizar a qualidade de vida, aplicá-la no trabalho e trazer recursos para a população em geral”, refere.

O coordenador do curso de Engenharia de Computação, professor André Luiz Alves, citou que a área é abrangente e consegue prover as demandas do mercado a contento: “Os nossos alunos já saem daqui para o mercado de trabalho e isso nos dá uma alegria muito grande. O feedback dos empresários que avaliam os nossos egressos é muito positivo”, informa.

Outro aspecto foi ressaltado pelo professor: o fato de o curso ocupar um papel de destaque por lidar com tecnologia e seus decorrentes avanços, que não param: “Nós conseguimos avançar não só em engenharia de computação como prover avanços para todas as outras áreas de conhecimento e isso é muito bom”, explica.

Sobre o curso de Engenharia de Computação da PUC Goiás

Oriundo do curso de Ciências da Computação da PUC Goiás, que tem 31 anos, o corpo docente deste, à época, se organizou para atender a demanda da criação do curso de Engenharia de Computação, que sempre existiu, mesmo nas fases de crise enfrentadas no Brasil.

De acordo com a professora Mirian Gusmão, diretora da Escola Politécnica e de Artes, o curso de Engenharia de Computação tem extrema importância na área de tecnologia e informação especialmente porque alia o desenvolvimento de software com o de hardware: “Os egressos saem daqui implantando sistemas embarcados, que são aqueles presentes em todos os equipamentos eletrônicos, como máquina de lavar, smart TV, que funcionam por meio de sensores e softwares”, explica.

Ainda de acordo com a professora, o curso possui duas vertentes: a área da computação e a área das engenharias: “O curso que nasce na área da computação tem um viés voltado à integração do hardware e software. A demanda do Estado de Goiás é muito por software, então, os estudantes conseguem obter uma formação integral na parte de software e hardware”, destaca.