23º ENEJor discute educação midiática e práticas contra a desinformação no Jornalismo

Teve início na noite da última terça-feira, 23, o Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (ENEJor), evento promovido pela Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej) em parceria com a PUC Goiás e o apoio de várias entidades, como a Fapeg e a UFG. O tema escolhido para este ano foi: “O ensino de jornalismo e a educação midiática: princípios e práticas contra a desinformação”.

O encontro, cuja programação segue até o dia 26, sexta-feira, é voltado para acadêmicos, professores, pesquisadores e jornalistas e promoverá uma série de atividades. Planejado para ser executado de forma híbrida, as atividades presenciais foram direcionadas para a Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH).

Presente nas atividades programadas para a manhã desta quarta-feira, 24, a idealizadora do evento, professora Marluce Zacariotti, presidente da Abej, explicou que a escolha pelo tema se deveu à importância do jornalismo no papel educador e por ser público e notório o fato de estarmos vivendo momentos de muita desinformação e manipulação, inclusive, com a utilização da inteligência artificial, para o bem e para o mal: “O papel do jornalista é ajudar a sociedade a aprender e compreender, separar aquilo que é conteúdo genérico, produzido sem critério por qualquer um, daquilo que é notícia, por isso que nós não gostamos do termo fake News, porque se é notícia, não tem como ser falsa”, pondera.

Em seguida, a professora defende que é fundamental lembrar que os princípios do jornalismo permanecem independente das plataformas, dos usos e das tecnologias, visto que checagem, levantamento das fontes, apuração por meio de todas as versões possíveis e objetividade, tanto na academia quanto no mercado, colaboram para o bom entendimento dos fatos por todos: “O nosso trabalho deve ser o de informar a sociedade com qualidade e eficiência e eu acho que é esse o objetivo deste congresso: falar do nosso papel educador e do que nós precisamos para nos aproximar da sociedade e ajudarmos na construção de uma convivência social cada vez mais cidadã”.

A primeira mesa promovida no evento tratou do tema “O paradigma da objetividade em contexto descolonial”, em que foram debatedores os professores Dennis de Oliveira (USP), Ângela Teixeira de Moraes (UFG), com mediação da professora Gabriela Marques (UFG).

Ao falar sobre o tema, o professor Dennis de Oliveira contextualizou trazendo o questionamento histórico do paradigma da objetividade no jornalismo, que é a ideia de que o jornalista tem que ser objetivo, neutro, imparcial, o que já foi muito discutido e refletido por críticas formuladas pela própria universidade hegemônica, que concluiu pelo mito da imparcialidade e neutralidade da narrativa: “O que a gente vai abordar é que é possível, sim, ter objetividade, mas não oposta ao sujeito. É possível pensar em uma intersubjetividade que pense um objetivo não necessariamente neutro ou imparcial”.

A coordenadora do curso de Jornalismo, professora Sabrina Oliveira, destacou a relevância para a PUC Goiás de sediar um evento tão completo e que possibilita a interação entre professores e pesquisadores de todo o Brasil, com a participação de profissionais de todas as regiões do país: “É um importante momento de troca de experiências, atualização em relação às temáticas, estreitar laços. É importante manter esse diálogo com os profissionais, professores, pesquisadores. O jornalismo precisa tratar da questão da educação midiática porque impacta todas as demais, além de falar sobre a desinformação”.

Estudante do 7º período do curso de Jornalismo da PUC Goiás, Ana Bárbara Quêtto conta que faz parte da Atlética e do Centro Acadêmico do curso e que já percebeu que tem apreço pelos bastidores: “Esses eventos que o curso traz para a gente enriquecem e ajudam muito no mercado de trabalho porque é uma forma de a gente ‘praticar’ enquanto aprende. É uma forma de unir a teoria com a prática e isso ensina muito”.

A programação do 23º ENEJor pode ser acessada neste link.

Fotos: Wagmar Alves