17º Café Seguro discute temas relacionados à saúde e segurança do trabalhador

Fruto de uma parceria firmada entre a Divisão de Recursos Humanos (DRH) da PUC Goiás e o Tribunal Regional do Trabalho (TRT – 18ª Região), foi promovido o 17º Café Seguro – pela saúde e segurança do trabalhador, no teatro do Câmpus V, na manhã desta segunda-feira, 18. O evento integra uma série de ações dentro do ‘Programa Trabalho Seguro’ e reuniu atores importantes na articulação das ações, como a professora Graciele Teles, coordenadora da DRH da PUC Goiás; o desembargador Wellington Luís Peixoto, do TRT; o procurador do trabalho, Thiago Ranieri, além de muitos professores e estudantes dos cursos da Escola de Direito, Negócios e Comunicação (EDNC).

O evento contemplou a apresentação de duas palestras, sendo, a primeira delas, sobre assédio e discriminação no local de trabalho e seus aspectos jurídicos, feita pela juíza do trabalho Wanessa Rodrigues Vieira e a segunda explanação ficou a cargo da psicóloga Marina Cançado, que falou sobre o enfrentamento do assédio moral e sexual e a discriminação no ambiente de trabalho. Nas duas oportunidades, as palestrantes trouxeram dados e fatos de sua vivência profissional para melhor ilustrar os temas tratados.

Entre esses dados, um trazido por Marina Cançado chamou a atenção: de acordo com a psicóloga, quase 30% dos afastamentos no trabalho são relacionados à alguma doença mental, geralmente manifestada em transtornos ansiosos ou depressivos, quase sempre relacionados a práticas discriminatórias no ambiente de trabalho.

Ao falar sobre o assunto, o coordenador regional do ‘Programa Trabalho Seguro’, desembargador Wellington Luís Peixoto, enfatiza que um ambiente de trabalho seguro não é apenas aquele que fornece os equipamentos de proteção individual, mas também aquele que zela pelo respeito e coíbe práticas de assédio e discriminação.

Ainda de acordo com o desembargador, a justiça do trabalho analisa uma grande quantidade de demandas referentes à acidentes de trabalho, mas é igualmente volumoso o ajuizamento de ações pleiteando indenização por dano moral: “Em muitos casos, quando vamos examinar o processo, os fatos estão relacionadas a assédio e nós, enquanto julgadores, estamos quebrando paradigmas porque atualmente há uma preocupação universal de enfrentar a questão da melhor forma. Nós trabalhamos muito com o diálogo e a tentativa de pacificação e, apesar de lidarmos com muitos processos, há juízes que deixam seus gabinetes e vão às empresas para contribuir com a mitigação dessas questões”, informa.

O procurador do Ministério Público do Trabalho, Thiago Rainieri, por sua vez, apresentou um dado curioso: de acordo com ele, o MPT recebeu muitos processos relacionados à assédio no período pós-pandemia, já que foram verificados muitos casos de assédio moral, assédio organizacional e discriminações de um modo geral: “O ‘Programa Trabalho Seguro’ é uma via de diálogo social por meio da qual a gente consegue reduzir essa quantidade de denúncias, não só no Ministério Público do Trabalho, mas também o ajuizamento de ações trabalhistas. Entendo que a promoção deste evento é de fundamental importância, tanto para nós, quanto para os presentes, no sentido de ‘capilarizar’ a informação e buscar um diálogo dentro das instituições para que se possa refrear qualquer forma de assédio e discriminação, no intuito de se alcançar a pacificação social”, defende.

Atento às palestras, o acadêmico do 8º período do curso de Direito, Marcelo Siquero considera que a promoção desse tipo de evento ajuda a difundir os direitos do trabalhador, especialmente por informar os meios que podem ser utilizados para denunciar eventuais abusos praticados pela instituição ou empresa em uma relação empregatícia.

Sem assédio, sem discriminação: guia de prevenção e enfrentamento na PUC Goiás

Na oportunidade, a professora Graciele Teles aproveitou para distribuir a cartilha elaborada pelo DRH em conjunto com a Prodin (pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional), fruto do programa de prevenção e enfrentamento ao assédio moral e sexual lançado em abril deste ano: “Esse evento de hoje, na verdade, é uma consolidação oficial do nosso programa, que é muito atuante, e o lançamento da nossa cartilha. Espero que possamos aprimorar e trabalhar ainda mais para melhorar o que já temos implantado aqui na PUC Goiás”, registra.

Fotos: Wagmar Alves