15ª Romaria da Educação Católica reflete sobre a Fraternidade e Amizade Social

O Vicariato para Cultura e Educação da Arquidiocese de Goiânia realizou, no último sábado, 4, a 15ª Romaria da Educação Católica. A reflexão deste ano foi principalmente sobre o tema da Campanha da Fraternidade, que trata da fraternidade e amizade social, razão maior pela qual a reunião das escolas católicas foi feita para a caminhada, cujo percurso é de 18km, saindo do trevo de Goiânia até o Santuário-Basílica do Divino Pai Eterno.

Presente na concentração para a saída da romaria, o padre David Pereira de Jesus, pároco da Paróquia Universitária São João Evangelista, lembrou que na primeira semana de maio é celebrada a educação católica e essa caminhada reúne escolas particulares e públicas para um momento de partilha, doação e encontro ao Pai Eterno: “O tema da Campanha da Fraternidade deste ano é ‘Fraternidade e Amizade Social’ e nós queremos pensar para além dele, incluindo a educação, e refletindo sobre a nossa capacidade de crescimento, relacionamento e acolhimento do próximo”, afirma.

O padre Géster Cabral, acompanhando o agrupamento, registrou que a intenção da caminhada até o Santuário do Divino Pai Eterno é unir a família da educação católica em prol do objetivo de servir ao senhor: “O que vemos aqui é a união da família por meio da amizade, trazendo os estudantes, professores e educadores, para que se torne, também, um momento de muita fraternidade e amizade”.

Formado o grupo, os ‘romeiros da educação’ caminharam pela fé até o Santuário-Basílica do Divino Pai Eterno. Ao chegar lá, a coordenadora pedagógica do colégio Jesus, Maria e José, Neuracy Bastos, relatou sentir-se com o dever cumprido: “Durante o caminho, a gente vem rezando pelos nossos familiares, pedindo pela saúde, pela paz no mundo, que é tão necessária. A gente faz muitas reflexões também sobre a necessidade de uma educação mais inclusiva e de qualidade, que é o que todos precisamos para que a nossa sociedade seja melhor. Nos próximos anos eu estarei aqui novamente pela fé que me move”, afirmou grata.

A acolhida dos romeiros foi feita no Santuário-Basílica do Divino Pai Eterno pelo Arcebispo Metropolitano de Goiânia, Dom João Justino de Medeiros Silva, que presidiu a missa.

Prestigiaram a eucaristia a reitora da PUC Goiás, professora Olga Izilda Ronchi, além de diretores de Escola, professores e estudantes da universidade.

Fotos: Weslley Cruz