14º Encontro da Nutrição discute doenças inflamatórias intestinais e probióticos

Egressos e estudantes do curso de Nutrição da PUC Goiás e de outras instituições de ensino participaram, na manhã deste sábado, 2, de um evento organizado pelo curso e pelo Centro Acadêmico em homenagem ao dia do nutricionista, comemorado no dia 31 de agosto.

Patrocinado pela Muka Bioembalagens e Açaí Universitário, o encontro, promovido com o objetivo de difundir conhecimento científico sobre doenças inflamatórias intestinais e probióticos, foi realizado no auditório da Área 4 e contou com palestras de três especialistas: Anna Gomes, Daniella de Brito e Allys Vilela.

A nutricionista Anna Gomes foi a primeira das palestrantes. Mestre e doutoranda em nutrição e saúde, ela registrou que houve um aumento acentuado da incidência de doenças inflamatórias intestinais e que este dado é atribuído à descobertas genéticas e também à má alimentação: “Para tratar a doença de Crohn, por exemplo, que é autoimune, a gente pode modular a parte genética por meio da alimentação porque comer mal também contribui para o aumento da incidência dessas doenças”, afirma.

Ainda de acordo com Anna Gomes, para tratar as doenças inflamatórias intestinais é preciso lançar mão de medicação e, aliada à alimentação adequada, é possível manter o paciente em remissão por muito tempo.

A professora do curso de Nutrição Marta Isabel Andrade, foi uma das responsáveis pela organização do evento, planejado para 150 pessoas, com o intuito principal de partilhar e difundir conhecimento e informações sobre o tema proposto pelos próprios estudantes: “A ciência ligada à área da saúde está em constante evolução, por isso é importante a gente promover esses estudos dentro da nossa Universidade”, cita.

Estudante do 1º período do curso, Vandaik Júlio dos Santos esteve presente no 14º Encontro. Para ele, esse tipo de atividade auxilia na escolha da área de atuação e proporciona networking com profissionais que já são experientes, o que considera extremamente positivo.