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História
História
Sobre o Programa
O Programa de Pós-Graduação em História, pertencente à Escola de Formação de Professores e Humanidades, foi aprovado pelo Ato Próprio Normativo N.03/06, da PROPE (Pró- Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa da PUC Goiás) e recomendado pela CAPES em julho de 2006 na modalidade MESTRADO.
No quadriênio (2017-2020), o Programa recebeu nota 4 na avaliação feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação vinculada ao Ministério da Educação do Brasil, e teve a proposta de Curso Novo para o Doutorado aprovado pela CAPES em maio de 2023 na modalidade DOUTORADO.
O Programa de Pós-Graduação em História visa fornecer condições de aprimoramento da capacitação profissional no campo da história, tendo em vista a formação de professores e pesquisadores. De forma específica, o Programa de Pós-Graduação em História objetiva formar profissionais qualificados para atuarem no ensino superior e na educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio), bem como em instituições ligadas à pesquisa e à preservação da memória, tanto públicas, quanto privadas.
O Programa tem como Área de Concentração o campo da Cultura e Poder. Assim definida, a área de concentração em História: cultura e poder pretende viabilizar estudos históricos e historiográficos, seja no nível das micro-relações, seja no nível das relações macro políticas, tendo como objeto o poder e o modo pelo qual o mesmo é distribuído no interior da estrutura social, incluindo-se aí tanto os aspectos da praxis política efetiva quanto as concepções, visões de mundo e reflexões político-filosóficas a ela associadas. Para dar conta deste amplo campo de investigação histórica, foram concebidas três linhas de pesquisa, de acordo com as aptidões e experiências dos professores doutores integrantes do Programa de Pós-Graduação. As Linhas de Pesquisa relacionadas à área de investigação do Programa de Mestrado em História foram definidas em três linhas de pesquisa: Patrimônio Cultural e Território; Poder e Representações; e Educação Histórica e Diversidade Cultural.
A experiência no ensino e pesquisa em história aglutinou equipes em torno das discussões da cultura e foi por meio de suas indagações e produção de trabalhos que houve mobilização frequente de pesquisadores(as) e alunos(as), estimulados(as) pelas oportunidades de pesquisa e formação continuada. O Programa de Mestrado em História da PUC Goiás funciona desde 2007, em 2019 passou por reformulação em seu projeto pedagógico que reformulou a antiga linha de pesquisa Identidade, Tradição e Territorialidade, sendo renomeada de Patrimônio Cultural e Território e adicionou uma terceira linha de pesquisa chamada de Educação Histórica e Diversidade Cultural.
No quadriênio (2017-2020), o Programa recebeu nota 4 na avaliação feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação vinculada ao Ministério da Educação do Brasil.
Áreas de Concentração
A área de concentração em Cultura e Poder reflete as transformações metodológicas nas ciências humanas a partir do início do século XX, assumindo um caráter interdisciplinar, que concentra estudos para além das fronteiras tradicionais, incluindo temas como como a alimentação, o meio
ambiente, os objetos, as habitações, as técnicas, as artes, as cidades, os ritos,
os saberes e fazeres, as identidades, as biografias, as culturas, a territorialidade, os
patrimônios culturais, os acervos, coleções e museus, entre outros, que compõem a vida material das sociedades. profundamente conectada com
os contextos simbólicos e significados que lhe são atribuídos por diferentes
culturas. Essa heterogeneidade ganha destaque nos estudos latino-americanos e orientais, promovendo uma visão mais ampla da totalidade histórico-social, incorporando racionalidades não-eurocêntricas.
O resgate desses objetos pelas ciências humanas impulsionou estudos culturais, subalternos, pós-coloniais e decoloniais, reintroduzindo o debate sobre a vida cotidiana como reflexo das relações econômicas, ideológicas e simbólicas. A análise da cultura vai além de uma visão evolucionista ou instrumentalista, sendo concebida como um modo de vida total de um grupo, sociedade ou pessoa.
A cultura é entendida como um mapa através do qual as pessoas interpretam e modificam o mundo, sendo fundamental na produção de identidades e na luta pelo poder. Ela se manifesta nas práticas de poder, nas tramas discursivas e de subjetivação, refletindo uma constante luta pela legitimação e hierarquização de valores. Por isso, estamos organizados em três linhas de pesquisa:
- Poder e Representações: Essa linha busca compreender as relações de poder em diversos níveis, desde o Estado até as instituições sociais e familiares, destacando a importância dos macro e micro-poderes no cotidiano. Além disso, enfatiza a análise das representações culturais e simbólicas, que influenciam os comportamentos políticos e a construção de identidades, subjetividades, espiritualidades.
- Patrimônio Cultural e Território: Essa linha aborda questões relacionadas ao patrimônio e à territorialidade. Entende-se que o patrimônio cultural e o território são elementos fundamentais na construção e na expressão das identidades e das relações de poder. A preservação e a valorização do patrimônio cultural não apenas fornecem insights sobre o passado, mas também são arenas de disputa pelo reconhecimento e pela representação de diferentes grupos sociais e narrativas históricas. Além disso, a análise da territorialidade examina como os espaços físicos são apropriados, utilizados e significados por diferentes comunidades.
- Educação Histórica e Diversidade Cultural: Essa linha visa dialogar com as demandas contemporâneas voltadas ao ensino de história em distintos espaços institucionais, desde a escola, a universidade, até livros didáticos, mídias, redes sociais, literatura, artes, acervos, com vistas a ampliar a inserção social do programa. Essa perspectiva interdisciplinar e crítica busca promover uma compreensão mais profunda das dinâmicas sociais e políticas, contribuindo para uma formação acadêmica e cidadã mais plural e reflexiva.
Integridade Acadêmica
- Fornecer condições de aprimoramento da capacitação profissional no campo da história, tendo em vista a formação de professores e pesquisadores.
- Ampliar a capacitação de historiadores visto que a região só possui um único mestrado em História.
- Incentivar o surgimento de projetos de pesquisa na área de conhecimento histórico, numa preocupação constante em valorizar a análise do profissional de história.
- Contribuir com a melhor qualificação de recursos humanos na área de Ciências Humanas e Sociais.
- Formar profissionais qualificados para atuarem no ensino superior e em instituições ligadas à pesquisa e/ou à preservação da memória, tanto públicas quanto privadas.
- Aprofundar o conhecimento profissional e acadêmico, bem como possibilitar o desenvolvimento da habilidade para executar pesquisa histórica.
- Aprimorar o ensino de graduação por meio da capacitação qualificada do corpo docente e do incentivo à pesquisa, a partir do desenvolvimento de programas de Iniciação Científica, de núcleos e grupos de pesquisa.
- Divulgar a produção acadêmica produzida tanto no âmbito específico do programa de pós-graduação, quanto àquela produzida nos demais centros de pesquisa do Brasil e do exterior.
- Constituir-se em espaço de aglutinação de pesquisadores, brasileiros e estrangeiros, por meio da criação de núcleos e laboratórios de pesquisa, promoção de seminários e congressos, etc.
Estrutura Curricular
O currículo do Programa de Pós-Graduação em História – Mestrado, compreende disciplinas que se referem diretamente às linhas de pesquisa de domínio conexo.
ESTRUTURA CURRICULAR DOUTORADO
Disciplinas obrigatórias 4 créditos cada |
DHT0001 – FONTES E METODOLOGIAS DA PESQUISA HISTÓRICA |
2x 4 = 8 créditos (CRD) X 15 horas= 120 horas |
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DHT0002 – CULTURA E PODER |
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Disciplinasoptativas 4 créditos cada |
Veja abaixo a lista de disciplinas optativas por linha de pesquisa |
1x 4 = 4 créditos (CRD) X 15 horas=60 horas |
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Desenvolvimento da Tese e Desenvolvimento de pesquisa |
DHT0012 – Tese |
84 créditos (CRP) x 15 horas= 1260 horas |
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Atividades complementares |
4 créditos (CRA) x 15 horas = 60 horas |
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a) certificado de comunicação em evento científico nacional ou internacional (0,5- meio crédito cada); |
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b) palestra ou conferência proferida em evento científico regional ou nacional (1 – um crédito cada); |
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c) Publicação em Anais de eventos científicos (1- um crédito cada) |
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d) Um livro acadêmico autoral, em acordo com os critérios Qualis da CAPES (1- um crédito); |
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e) produção de artigo ou capítulo de livro (1- um crédito cada); |
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f) produção de resenha para revista acadêmica (0,5- meio crédito cada); |
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g) Participação obrigatória no Seminário da linha de pesquisa no segundo semestre para o mestrado e quarto para o doutorado, sob a supervisão do(a) orientador(a) (0,5 – meio crédito). |
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H) Participação obrigatória no Seminário de Pesquisa da Pós- graduação em História UFG/PUC Goiás (Fórum) no terceiro semestre para o mestrado e quarto e quinto semestre para o doutorado, sob a supervisão do(a) orientador(a) (um crédito) |
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i) Oferta de minicurso durante a Semana Científica de História da PUC Goiás (1 – um crédito) |
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Orientação individual 1 crédito por semestre |
DHT0013 – Orientação de Doutorado I |
1x 8 = 8 créditos (CRO) x 15 horas = 120 horas |
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DHT0014 – Orientação de Doutorado II |
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DHT0015 – Orientação de Doutoraddo III |
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DHT0016 – Orientação de Doutorado IV |
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DHT0013 – Orientação de Doutorado V |
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DHT0014 – Orientação de Doutorado VI |
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DHT0015 – Orientação de Doutorado VII |
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DHT0016 – Doutorado VIII |
Orientação |
de |
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Créditos do Mestrado |
APROVEITAR DISCIPLINAS |
CRÉDITOS |
DE |
20 créditos (CRD) x 15 horas= 300 horas |
Integralização dos créditos |
128 créditos = 1920 horas |
ESTRUTURA CURRICULAR MESTRADO
Disciplinas obrigatórias 4 créditos cada | MHT0001 – História e Estudos Culturais | 3x 4 = 12 créditos | |||
MHT0002 – Teorias da História | |||||
MHT0003 – Seminários de Pesquisa em Cultura e Poder | |||||
Disciplinas optativas 4 créditos cada | 2x 4 = 8 créditos | ||||
PATRIMÔNIO CULTURAL E TERRITÓRIO | MHT0004- História e Espaço | ||||
MHT0017- História e Patrimônio Cultural | |||||
MHT0018- Tópicos especiais em História, Patrimônio Cultural e Território | |||||
PODER E REPRESENTAÇÕES | MHT0010- Imaginário e Poder | ||||
MHT0005- Crenças e Representações | |||||
MHT0019- Tópicos Especiais em História, Poder e Representações | |||||
EDUCAÇÃO HISTÓRICA E DIVERSIDADE CULTURAL | MHT0020- História e Diversidade Cultural | ||||
MHT0021- História e Direitos Humanos | |||||
MHT0022- Tópicos Especiais em Educação Histórica e Diversidade Cultural | |||||
Desenvolvimento da dissertação e desenvolvimento de pesquisa | MHT0012 – Dissertação | 14 créditos | |||
Atividades complementares | 4 créditos | ||||
a) certificado de comunicação em evento científico nacional ou internacional (0,5 – MEIO crédito cada); | |||||
b) palestra ou conferência proferida em evento científico regional ou nacional (1 – UM crédito cada); | |||||
c) Publicação em Anais de eventos científicos (1- UM crédito cada) | |||||
d) Um livro acadêmico autoral, em acordo com os critérios Qualis da CAPES (2 – DOIS créditos); | |||||
e) produção de artigo ou capítulo de livro (1- UM Crédito cada); | |||||
f) produção de resenha para revista acadêmica (0,5 – MEIO crédito cada); | |||||
g) Participação obrigatória no Seminário da linha de pesquisa no terceiro semestre, que ocorre junto com a Semana Científica de História, sob a supervisão do(a) orientador(a) (0,5 – MEIO crédito).
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Orientação individual 1 crédito por semestre | MHT0013 – Orientação de Mestrado I | 1x 4 = 4 créditos | |||
MHT0014 – Orientação de Mestrado II | |||||
MHT0015 – Orientação de Mestrado III | |||||
MHT0016 – Orientação de Mestrado IV | |||||
Integralização dos créditos | 42 créditos = 630 horas |
Linhas de pesquisa
LINHAS DE PESQUISA
1) Poder e Representações
Seguindo as premissas da história política renovada e instigante, acompanhada do cultural e das representações sociais, propomos direcionar a linha de pesquisa PODER E REPRESENTAÇÃO.
A linha pretende definir uma ampla área de trabalho que se abre sobre os seguintes campos de reflexão:
- Interrogar as matrizes teóricas do pensamento político, seus enfoques teóricos e metodológicos, assim como as relações tecidas entre os conceitos, as representações e imaginário e suas mediações com o real.
- Percorrer as diferentes correntes históricas dedicadas ao estudo da cultura, discutindo suas matrizes teóricas e seus procedimentos analíticos e de pesquisa, apresentando um panorama dos principais debates que envolvem os estudiosos da história cultural.
- Analisar várias formas discursivas – escritas e iconográficas –, as representações – visuais e mentais –, a produção de imagens pelo discurso estético, político e científico, a literatura de ficção; enfim, todo um universo que compõe ao que se convencionou chamar de realidade.
Docentes vinculados
- Dr. Eduardo Gusmão de Quadros (M/D)
- Dr. Eduardo Sugizaki (M/D)
- Dra. Maria Cristina Nunes Ferreira Neto (M/D)
- Dra. Renata Cristina de S. Nascimento (M/D)
- Dra. Fernanda de Paula Moi (M/D)
2) Patrimônio Cultural e Território
Tanto os estudos sobre a produção dos saberes, quanto sobre a ocupação dos espaços por grupos que, concomitantemente, buscam assegurar a reprodução de suas marcas identitárias e culturais, seja por meio da patrimonialização e do reconhecimento, seja por meio das práticas cotidianas, são privilegiados por essa linha.
Nesse sentido, se torna fundamental estudos relacionados às: a) tradições e expressões orais; incluindo o idioma como veículo do patrimônio cultural imaterial; b) expressões artísticas; c) práticas sociais, ritos e atos festivos; d) conhecimentos e práticas relacionadas à natureza e ao universo; e) técnicas artesanais tradicionais; f) núcleos urbanos e conflitos sócio-espaciais; g) história e cultura alimentar, h) sítios arqueológicos e paisagísticos; i) bens individuais – e móveis – coleções arqueológicas e etnográficas, acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos.
Assim, delineamos as seguintes problemáticas:
- Investigar os enfoques em formas sócio-culturais em que estejam manifestos os atravessamentos de lógicas civilizatórias, culturais e de patrimonialização, para isto enfatizando a questão em torno da especificidade da construção do objeto à luz da confluência entre fluxos e identidades, nos circuitos dos bens simbólicos imateriais e materiais.
- Analisar o processo cognitivo do espaço e suas categorias de simbolização e patrimonialização, relacionados intimamente com a constituição das identidades sociais dos grupos envolvidos;
- Interrogar acerca da constituição do imaginário territorial e simbólico, dentro e fora dos quadros estatais, o que envolve a criação de dispositivos de controle histórico-topológicos e tentativas de hegemonia sobre as formas subalternas de lugarização e patrimonialização;
- Investigar a elaboração das práticas de ocupação, manipulação e exploração do espaço e dos bens simbólicos, em suas interações com as caracterizações constituídas;
Docentes vinculados:
- Dra. Deusa M. Rodrigues Boaventura (M/D)
- Dra. Sibeli Aparecida Viana (M/D)
- Dra. Sandra Catherine Pantaleão Rezende (M/D)
- Dr. Julio Cezar Rubin de Rubin (M/D)
- Dr. Aldimar Jacinto Duarte (M/D)
- Dra. Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida (M/D)
3) Educação Histórica e Diversidade Cultural
Essa linha de pesquisa gira em torno da preocupação com a busca de respostas concernentes ao desenvolvimento do pensamento histórico e à formação da consciência histórica nos sujeitos submetidos ao processo de aprendizagem em um ambiente marcado pela diversidade cultural. Para tanto, entendemos, na esteira de Jörn Rüsen (2001, 2007a,2007b), Peter Lee (2001), Isabel Barca (2001), Estevão Rezende Martins e Maria Auxiliadora Schmidt (2011) a função social da Educação Histórica nas perspectivas da formação cidadã, da compreensão e respeito à diversidade cultural, tendo por base a leitura dos diferentes universos culturais construídos historicamente.
Logo, essa linha se propõe a desenvolver pesquisas na interface dos campos da história, sociologia, dos direitos humanos e da educação focando temas relacionados: a) ao ensino escolar da disciplina de história e das ciências sociais, seja em uma abordagem histórica, seja na abordagem pedagógica e sociológica; b) aos currículos de história em diferentes níveis e modalidades de ensino; c) ao ensino escolar de história e produção de identidades sociais; d) à diversidade cultural e às didáticas de ensino; e) à Educação Histórica e à Educação em Direitos Humanos; f) à Educação Histórica da África e suas Diásporas; g) à Educação Histórica dos Indígenas; h) à Educação Histórica Regional; i) à Educação Histórica das Religiões; j) à Educação Histórica e alteridade; k) à Educação Histórica, gênero e sexualidade; l) à Educação Histórica no campo; m) à metodologia e material didático para a Educação Histórica; n) à modalidade de ensino à distância (EAD) e novas mídias e tecnologias na Educação Histórica; o) às implicações sociais, políticas e culturais dos diversos sentidos construídos sobre a História; p) à natureza do conhecimento histórico e seu papel como ferramenta para análise da sociedade e como recurso para mudança da consciência histórica; q) aos processos de construção de uma cognição histórica da vivência experenciada.
As problemáticas dessa linha giram em torno das seguintes questões:
- Refletir sobre o papel histórico da Educação Histórica para a formação de cidadãos para a vida e para a convivência em sociedade.
- Reconhecer as diferenças, com o respeito ao outro e à diversidade, enfrentando todas as formas de preconceito e discriminação, enquanto desafios do tempo contemporâneo.
- Compreender historicamente como o tema da diversidade tem sido tratado historicamente, tanto no ambiente escolar quanto fora dele.
Docentes vinculados a essa linha:
- Dra. Thais Alves Marinho (M/D)
- Dr. Eduardo José Reinato (M/D)
- Dra. Rosemary Francisca Neves Silva (M/D)
- Dra. Maria do Espírito Santo Rosa Cavalcante (M/D)
- Dr. Eduardo Sugizaki (M/D)
- Dra Marlene Castro Ossami de Moura (M/D)
- Dra. Lúcia Helena Rincon Afonso (M/D)
Grupos de Pesquisa
Todos os docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação em História estão engajados em grupos de pesquisa, tanto internos quanto externos ao programa. Se desejar conhecer mais detalhes, clique sobre o nome do grupo de pesquisa para acessar o seu perfil no diretório do CNPq.
Além disso, os/as docentes e discentes do programa, bem como os professores do curso de Licenciatura em História da PUC Goiás, contribuem ativamente para o Grupo de Pesquisa: Cultura, Poder e Representações (CNPQ).
Esse grupo se especializou na conservação de documentos , e trabalhos paleográficos. Consta da guarda de impotante acervo de documentos do século XVIII, XIX e XX, além de levantamento de história de vida do Brasil Central. Interroga as matrizes teóricas do pensamento político e social, assim como as relações tecidas entre os conceitos, as representações e imaginário em suas mediações com o real. Atualmente, tem como líder a professora Sibeli Aparecida Viana e vice-líder a professora Thais Alves Marinho.
Veja na tabela abaixo os demais grupos de pesquisa em que nossos docentes atuam.
SANDRA CATHARINNE PANTALEAO RESENDE | |
SIBELI APARECIDA VIANA | · Laboratório de Arqueologia e Antropologia Ambiental e Evolutiva – USP |
THAIS ALVES MARINHO | · Cultura, Memória e Desenvolvimento – UnB · Grupo de Pesquisa em Religião, Cultura e Sociedade – PUC GOIÁS |
Projetos de Pesquisa
Os Projetos de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em História estão inseridos dentro de suas respectivas linhas de pesquisa. Os projetos desenvolvidos nesse quadriênio (2020-2024) estão discriminados abaixo:
Docente | Projeto De Pesquisa | Vigência |
ALDIMAR JACINTO DUARTE – Patrimônio Cultural e Território | HISTÓRIA E MEMORIA: O PATRIMÔNIO HISTÓRICO COMO PROCESSO FORMATIVO DE JOVENS | 2023/1 até 2024/2 |
DEUSA MARIA RODRIGUES BOAVENTURA – Patrimônio Cultural e Território | UM ESTUDO SOBRE A PAISAGEM DAS NOVAS ÁREAS DE CENTRALIDADE DE GOIÂNIA | 2019/1 até 2024/2 |
DEUSA MARIA RODRIGUES BOAVENTURA – Patrimônio Cultural e Território | ARQUITETURA RELIGIOSA COLONIAL DE GOIÁS: ENTRE OS SÉCULOS XVIII E XIX | 2023/1 até 2026/2 |
EDUARDO GUSMÃO DE QUADROS – Poder e Representações | A IGREJA CATÓLICA E O GOLPE CIVIL-MILITAR EM GOIÁS (1961-1968) | 2022/1 até 2023/1 |
EDUARDO GUSMÃO DE QUADROS – Poder e Representações | AS CASACAS DE CLIO: OS ARQUÉTIPOS AUTORITÁRIOS DO LEGADO PATRIMONIAL | 2022/2 até 2024/2 |
EDUARDO GUSMÃO DE QUADROS – Poder e Representações | 2020/1 até 2021/1 | |
EDUARDO JOSÉ REINATO – Educação Histórica e Diversidade Cultural | HISTÓRIA E PERFORMANCES CULTURAIS: INTERLOCUÇÕES ENTRE SENSIBILIDADES, LINGUAGENS E ESTÉTICA | 2017/2 até 2023/2 |
EDUARDO JOSÉ REINATO – Educação Histórica e Diversidade Cultural | 2023/2 até 2026/1 | |
EDUARDO SUGIZAKI – Educação Histórica e Diversidade Cultural | UMA HISTÓRIA DA ESQUIZOFRENIA E DA DESMANICOMIALIZAÇÃO DA LOUCURA | 2023/2 até 2026/2 |
EDUARDO SUGIZAKI – Poder e Representações | BANDIDO E LOUCO. O DUPLO REGISTRO DE CONTROLE DAS JUVENTUDES DE PERIFERIA | 2020/1 até 2023/2 |
FERNANDA DE PAULA FERREIRA MOI – Poder e Representações | HISTÓRIA, DIREITO E PODER: estudos decoloniais e o caráter emancipatório do Direito. | 2022/1 até 2024/1 |
JULIO CESAR RUBIN DE RUBIN – Patrimônio Cultural e Território | HISTÓRIA E PAISAGEM: ESCAVAÇÃO DO SÍTIO ARQUEOLÓGICO GO-JA-02 SERRANÓPOLIS, GOIÁS | 2017/2 até 2023/2 |
JULIO CESAR RUBIN DE RUBIN – Patrimônio Cultural e Território | 2023/2 até 2025/2 | |
LUCIA HELENA RINCON AFONSO –Educação histórica e Diversidade Cultural |
| 2024/1 até 2026/2 |
MARIA CRISTINA NUNES FERREIRA NETO – Poder e Representações | 2022/2 até 2024/1 | |
MARIA CRISTINA NUNES FERREIRA NETO – Poder e Representações | 2019/2 até 2023/2 | |
MARIA ZENEIDE CARNEIRO MAGALHÃES DE ALMEIDA – Patrimônio Cultural e Território | 2024/1 até 2026/2 | |
MARLENE CASTRO OSSAMI DE MOURA – Educação Histórica e Diversidade Cultural | 2024/1 até 2026/1 | |
MARLENE CASTRO OSSAMI DE MOURA – Educação Histórica e Diversidade Cultural | PROJETO DE QUALIFICAÇÃO DA COLEÇÃO JESCO PUTTKAMER: POVO INDÍGENA URU-EU-WAU-WAU | 2019/2 até 2021/1 |
MARLENE CASTRO OSSAMI DE MOURA – Educação Histórica e Diversidade Cultural | QUALIFICAÇÃO DA COLEÇÃO JESCO PUTTKAMER SOB OS OLHARES DOS POVOS YUDJÁ (JURUNA) E WAURÁ – | 2020/1 até 2024/2 |
MARIA DO ESPÍRITO SANTO ROSA CAVALCANTE – Educação Histórica e Diversidade Cultural | 2018/2 até 2022/2 | |
MARIA DO ESPÍRITO SANTO ROSA CAVALCANTE – Educação Histórica e Diversidade Cultural | 2022/2 até 2025/1 | |
RENATA CRISTINA DE SOUSA NASCIMENTO – Poder e Representações | 2021/2 até 2023/2 | |
RENATA CRISTINA DE SOUSA NASCIMENTO – Poder e Representações | O SANTO LENHO EM PORTUGAL: UMA RELÍQUIA DE PRESTÍGIO (SÉCULOS XIII E XIV) | 2018/1 até 2021/2 |
RENATA CRISTINA DE SOUSA NASCIMENTO – Poder e Representações | A SACRALIZAÇÃO DA URBE: LISBOA MEDIEVAL E OVIEDO; MODELOS NA CONSTRUÇÃO DE UMA TOPONÍMIA SUBLIME | 2023/2 até 2025/2 |
ROSEMARY FRANCISCA NEVES SILVA – Educação Histórica e Diversidade Cultural | ESCRAVIDÃO, IDENTIDADE ÉTNICA E QUESTÕES RELIGIOSAS: UMA LEITURA A PARTIR DO DÊUTERO-ISAÍAS | 2018/2 até 2024/2 |
SANDRA CATHARINNE PANTALEAO RESENDE – Patrimônio Cultural e Território | ERA PÓS E AGORA? CIDADES, ARQUITETOS E ARQUITETURAS NA CONTEMPORANEIDADE | 2020/2 até 2025/1 |
SANDRA CATHARINNE PANTALEAO RESENDE – Patrimônio Cultural e Território | HISTÓRIA URBANA DE GOIÂNIA – FRAGMENTOS, TERRITÓRIO E PAISAGENS | 2020/2 até 2024/1 |
SIBELI APARECIDA VIANA – Patrimônio Cultural e Território | 2019/2 até 2024/2 | |
SIBELI APARECIDA VIANA – Patrimônio Cultural e Território | REPENSANDO OS POVOAMENTOS NO PLANALTO CENTRAL DO BRASIL A PARTIR DA REGIÃO DE SERRANÓPOLIS | 2016/1 até 2023/2 |
SIBELI APARECIDA VIANA – Patrimônio Cultural e Território | 2011/2 até 2023/2 | |
THAIS ALVES MARINHO – Educação Histórica e Diversidade Cultural | ENTRE OCULTAÇÕES E ESQUECIMENTOS HISTORIOGRÁFICOS: MULHERES NEGRAS EM GOIÁS (GO) | 2021/1 até 2023/2 |
THAIS ALVES MARINHO – Educação Histórica e Diversidade Cultural | COMUNIDADE QUILOMBOLA DO DEGREDO-ES: DO RECONHECIMENTO AO DESASTRE DA VALE DO RIO DOCE | 2021/1 até 2023/2 |
THAIS ALVES MARINHO – Educação Histórica e Diversidade Cultural | HISTÓRIAS ENTRELAÇADAS DA AMÉRICA LATINA E DO CARIBE: OS FEMINISMOS DE TERREIROS | 2023/1 até 2026/2 |
Atualizado em 13/05/2022 – PPGHIST/CoordenaçãoAcesse aqui os projetos de pesquisa coordenados pelos professores do PPGHIST.
Corpo Docente
- Para saber mais sobre publicações e projetos de pesquisa dos(as) docentes do Programa, clique sobre o nome do(a) docente!
MARIA ZENEIDE CARNEIRO MAGALHAES DE ALMEIDA
MARIA DO ESPÍRITO SANTO ROSA CAVALCANTE RIBEIRO
MARLENE CASTRO OSSAMI DE MOURA (colaboradora)
MARIA CRISTINA NUNES FERREIRA NETO
ROSEMARY FRANCISCA NEVES SILVA
SANDRA CATHARINNE PANTALEAO RESENDE (colaboradora)
SIBELI APARECIDA VIANA (VICE-COORDENADORA)
THAIS ALVES MARINHO (coordenadora)
Turmas
Solicitamos, gentilmente, que os egressos do Programa de Pós-Graduação em História preencham o seguinte formulário para fornecimento de dados para a avaliação da CAPES.
O Programa de Pós-Graduação em História tem como Corpo Discente:
Como Conseguir um emprego como Historiador/a? Clique aqui!!!!
Documentação
Legislação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
- PROJETO PEDAGÓGICO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA – 2024
- REGULAMENTO ESPECÍFICO DO PPGSS EM HISTÓRIA 2023
- REGULAMENTO GERAL DA PUC GOIÁS (2018)
- PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 2017_2021
- PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 2022_2026
- POLÍTICA E DIRETRIZES DO ENSINO DA PÓS_GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
- POLÍTICA E DIRETRIZES DE PESQUISA_ TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DA PUC GOIÁS
Legislação Federal
PASSEI NO PROCESSO SELETIVO, E AGORA?
REQUERIMENTOS PARA ABERTURA DE PROCESSOS ACADÊMICOS E LINK PARA ENVIO DO RELATÓRIO BOLSISTAS CAPES:
- APROVEITAMENTO DE CRÉDITOS ALUNOS EXTRAORDINÁRIOS
- APROVEITAMENTO DE CRÉDITOS DE DISCIPLINAS CURSADAS EM OUTRA IES
- APROVEITAMENTO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
- ATIVIDADES COMPLEMENTARES
- CANCELAMENTO DE DISCIPLINA FORA DO PRAZO
- ESTÁGIO DOCENTE – COMPROVAÇÃO E LIBERAÇÃO DE ESTÁGIO
- INCLUSÃO DE DISCIPLINA FORA DO PRAZO
- MATRÍCULA FORA DO PRAZO
- MUDANÇA DE ORIENTADOR
- PRORROGAÇÃO DE PRAZO DE DEFESA
- REQUERIMENTO GERAL
- RETIFICAÇÃO DE NOTA
- TRANCAMENTO DE MATRÍCULA
- ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO BOLSISTAS CAPES
- LINK PARA ENVIO DE RELATÓRIOS BOLSISTAS – CAPES
- TERMO DE ADESÃO AO EXERCÍCIO VOLUNTÁRIO
Procedimentos e Formulários para Solicitação de Diplomas
TODA A DOCUMENTAÇÃO PARA SOLICITAR DIPLOMA DEVERÁ SER ENVIADA PELO E-MAIL [email protected]
A SECRETARIA INFORMARÁ ATRAVÉS DE E-MAIL QUANDO O DIPLOMA ESTIVER LIBERADO PARA RETIRADA, AGUARDE CONTATO.
- ORIENTAÇÕES-PARA-DEPÓSITO-DA-VERSÃO-FINAL-E-SOLICITAÇÃO-DE-DIPLOMAS_30_03_2022
- Formulário I – Requerimento do estudante solicitando a expedição do diploma
- Formulário II – Requerimento para exclusão de parcelas de Prorrogação
- ANEXO III – Termo de Compromisso e autorização para publicação eletrônica na Biblioteca digital da PUC Goiás
- Formulário VI – Declaração do(a) orientador(a) assegurando a qualidade acadêmica da versão final
- Formulário V – Ofício do Coordenador do programa à PROPE solicitando a expedição do diploma
Processo Seletivo
PROCESSOS SELETIVOS ABERTOS
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Resultado prova de língua estrangeira:
NOVO!! Edital 22-2024 – Mestrado e Doutorado em História – 2 Semestre 2024
- Resultado Final
- Homologação das inscrições – NOVO
- Formulário de inscrição
- Confirmar inscrição e gerar boleto
CHAMADA-002-2024-PROEX-PROPE-Hospedagem-Estudantil-CAE
RESULTADO FINAL HOSPEDAGEM ESTUDANTIL: RESULTADO FINAL CHAM. 002.2024
CHAMADA 02-2024 – PROPE – Aluno Extraordinário e Especial para 2024-2
Inscrições até – 19 de agosto de 2024
- Resultado Final – bolsa de pós-doutorado
- Inscrições Homologadas – bolsa de pós-doutorado
- ANEXO – FORMULÁRIO DE CADASTRO DO BOLSISTA
Edital 15/2024 – MESTRADO E DOUTORADO EM HISTÓRIA – 2º SEMESTRE DE 2024
- Resultado Final
- Realização da Prova Escrita: Local: sala 304 EFPH dia 07/08 das 8:00 às 12:00
Inscrições homologadas:
Chamada 01_2024_PPGHIST_Seleção de bolsas FAPEG 2024_1
Autorizacao-para-Exercicio-de-Atividade-Secundaria-Bolsas-de-For
Chamada 01_2024_Aluno Extraordinário e Especial 2024_1
PROCESSO SELETIVO DISCENTE PARA TURMA 2024_1
Edital 001-2024 – MESTRADO E DOUTORADO EM HISTÓRIA – 1º SEMESTRE DE 2024
- FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
- HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES – MESTRADO
- HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES – DOUTORADO
- RESULTADO FINAL – PROCESSO SELETIVO DISCENTE MHIST – MESTRADO
- RESULTADO FINAL – PROCESSO SELETIVO DISCENTE MHIST – DOUTORADO
HOSPEDAGEM ESTUDANTIL PARA 2024/1
Inscrições até 16 de fevereiro de 2024
RESULTADO FINAL Chamada 001 – 2024 – PROEX-PROPE
Chamada 001 – 2024 – PROEX-PROPE – Hospedagem Estudantil – CAE
APN N. 002-2022-GR – hospedagem Stricto Sensu
RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO DISCENTE
EDITAL N. 46-2023-PROPE – Seleção Discente PPGHIST para turma 2024_1
Edital RETIFICADO n. 58_2023 _ PPGHIST – PRORROGAÇÃO DA DATA DE INSCRIÇÃO
INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS PPGHIST com link para Prova Escrita
HORÁRIO DAS ENTREVISTAS PPGHIST – Lista na página 2
RESULTADO EXAME DE SUFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA – TURMA 2023-1- 28/09/2023
RESULTADO EXAME DE SUFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA – TURMA 2023-1- 28_09_2023
PROCESSOS SELETIVOS ENCERRADOS
RETIFICAÇÃO – Chamada-03_2023_Aluno-Extraordinario-e-Especial-2023_2
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PARA ALUNO EXTRAORDINÁRIO E ESPECIAL – EFPH
EDITAL N. 23-PROPE – PPGHIST – Seleção para o segundo semestre de 2023
EDITAL 26-PROPE – Alteração do cronograma de seleção PPGHIST
HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES final
RESULTADO FINAL – Seleção discente PPGHIST
HOSPEDAGEM ESTUDANTIL PARA 2023/2
Chamada 004 – 2023 – PROEX-PROPE – Hospedagem Estudantil – CAE
RESULTADO FINAL Chamada 004 – 2023 – PROEX-PROPE
Formulário de Inscrição Chamada Hospedagem Estudantil
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AVISO: Caso tenha necessidade de acessar informações de Processos Seletivos Encerrados, entrar em contato com a secretaria pelo telefone (62) 3946-1673 ou E-mail: [email protected]
Pós-Doutorado
- ATO PRÓPRIO NORMATIVO n. 03/2015 GR
– Regulamenta os procedimentos e atividades de estágio pós-doutoral - EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO (PDPG) – PÓS-DOUTORADO ESTRATÉGICO – CAPES – Edital nº01/2022 – MHIST
- EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO (PDPG) – PÓS-DOUTORADO ESTRATÉGICO – CAPES
- PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO (PDPG) – PÓS-DOUTORADO – ESTRATÉGICO – APOIO AOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EMERGENTES E EM CONSOLIDAÇÃO PDPG – PÓS-DOUTORADO ESTRATÉGICO – Edital nº16
ESTÁGIOS PÓS-DOUTORAIS EM ANDAMENTO
Ano | Supervisão | Pós-Doutorandos/As | Projeto De Pesquisa |
2014-2016 | Maria Do Espírito Santo | Cristiane Thais Do Amaral Cerzosimo Gomes | “História e Imigração: perspectivas” |
2016-2018 | Eduardo Gusmão De Quadros | Cristiano Alexandre Dos Santos | “Educação Moral E Cívica” |
2018-2022 | Thais Alves Marinho | Rosinalda Corrêa Da Silva Simoni | “De Bantus A Iorubás: Irmãos, Irmandades E A Luta Pela Liberdade No Sertão Dos Goyases No Século XVIII” |
2022-atual | Thais Alves Marinho | Rosinalda Corrêa Da Silva Simoni (Bolsa CAPES/PDPG-pós-doutorado) | Histórias Relações Étnico Raciais E De Gênero: Do Afrocatolicismo Aos Feminismos De Terreiros |
2020-2023 | Eduardo Sugizaki | Adelmar Santos De Araujo | “O Conceito Em História Em Marx”, |
2020-2023 | Eduardo Sugizaki | Valtuir Moreira Da Silva | “Conflitos No Campo Em Goiás Na Atualidade” |
2020- atual | Eduardo Reinato | Makchwell Coimbra Narcizo | A Educação Em Tempos De Negacionismos: Uma Análise De Como O Negacionismo Histórico Afeta O Ensino De História |
2020-2023 | Thais Alves Marinho | Marcina De Barros Severino | Uma Crítica A Hobbes Sobre Gênero |
2021-2024 | Julio Cezar Rubin De Rubin | Marcos Henrique Barbosa Ferreira | “Arqueologia e Paisagem: Cruzando Fronteiras” |
2023-ATUAL | Thais Alves Marinho | Tatiana Oliveira Novais | “Plano De Estudo: Narrativas De Professoras Extensionistas Brancas Na Interação Com Comunidades Quilombolas Na Transformação Da Sua Prática Pedagógica |
2023-atual | Thais Alves Marinho/Marlene Ossami Moura | Ludmila Pereira De Almeida (Bolsa CAPES/PDPG-Pós-Doutorado) | “E Eu, Não Sou Uma Mulher?”: A Escrevivência De Leodegária De Jesus Como Tecnologia Matrinarrativa Ancestral Amefrikana Nos Sertões Goianos |
2022-atual | Eduardo Reinato
| Wilson De Souza Gomes | “A capoeira: percursos para a educação histórica e diversidade cultural.” |
2024-atual | Sibeli Aparecida Viana | Marcos Paulo Melo Ramos (Bolsa pós-doutorado – FAPEG) | “Considerações sobre a “poética do horizonte”: aplicando uma hodologia arqueológica para o estudo das dinâmicas de movimentação das populações humanas no sudoeste goiano durante o Holoceno” |
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Bolsas e Financiamentos
LEGISLAÇÃO VIGENTE CAPES-PROSUC
TERMO DE COMPROMISSO CAPES PROSUC 2024
Declaração de Acúmulo de Benefícios
PORTARIA CAPES n° 149, de 1° de agosto de 2017 – regulamento PROSUC
Portaria nº 133, de 10 de Julho de 2023
Portaria nº 187, de 28 de Setembro de 2023
BOLSAS
Ficha de inscrição
Termo de compromisso
PROCESSO DE SELEÇÃO DISCENTE AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO
SENSU EM HISTÓRIA PARA CONCORRER À BOLSA DA PROSUC/CAPES – 1º SEMESTRE DE 2024 – EDITAL 01/2024
RETIFICAÇÃO DE CRONOGRAMA DO EDITAL E NÚMERO DE BOLSAS PARA DOUTORADO DA FAPEG – 1º SEMESTRE DE 2024
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO – BOLSA FAPEG – 1º SEMESTRE 2024
Acesse o Edital – PODE PUC e FUNDACRED Edital_3_2023
- Resultado final
- Formulário de inscrição
- Inscrições até 10 de abril de 2023
BOLSA CAPES/PROSUC – 2023 – MESTRADO
TERMO DE COMPROMISSO BOLSA PROSUC
Termos de Compromisso – BOLSA CAPES/PROSUC
Legislação Bolsas e Financiamentos PROSUC/CAPES
EDITAL nº01 – PDPG – CAPES – SELEÇÃO DE BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO (PDPG) – PÓS-DOUTORADO ESTRATÉGICO – CAPES – NOVO
PORTARIA CAPES n° 149, de 1 de agosto de 2017 – Regulamento PROSUC
COMUNICADO – Critérios de Distribuição das cotas Pró-reitoria aos PPGSS
Quadro de Distribuição das cotas aos PPGSS
FINANCIAMENTOS
FUNDACRED-Edital N.06-2020-GAB-R – NOVO
PODE PUC – Edital N.07-2020-GAB-R – NOVO
BOLSAS
TAXA CAPES/PROSUC – 2019 – MESTRADO
- CHAMADA PARA TAXA CAPES/PROSUC – 2019/1 – MESTRADO
- FICHA DE INSCRIÇÃO – TAXA CAPES/PROSUC – MESTRADO
- TERMO DE COMPROMISSO TAXA CAPES/PROSUC
- RESULTADO
TAXA ESCOLAR CAPES/PROSUC 2018 – Maio
- CHAMADA N. 002/18
- FICHA DE INSCRIÇÃO
- TERMO DE COMPROMISSO – (Preencher a 2a folha)
- RESULTADO FINAL
TAXA ESCOLAR CAPES/PROSUC 2018
CHAMADA PODE PUC
FAPEG – CHAMADA PÚBLICA N° 03/2018 – BOLSAS MESTRADO E DOUTORADO
Bolsas:
Financiamentos:
PUC PODE – Financiamento de 50% da mensalidade!
PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA CAPES/FAPEG
- CHAMADA PÚBLICA N. 07/2017 – INSCRIÇÕES ATÉ 31/10/201
Qualificações e Defesas
LINKS PARA SOLICITAÇÃO DE BANCA
Banca de Qualificação de Dissertação de Mestrado
Banca de Defesa de Dissertação de Mestrado
Banca de Qualificação de Tese de Doutorado
Banca de Defesa de Tese de Doutorado
*FORMULÁRIO PARA CADASTRO DE EXAMINADOR EXTERNO
2024
QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO
- DERAÇUEIDE ALVES DE SOUSA DOS SANTOS
- VANILZA GONÇALVES DE OLIVEIRA
- LILIANE FERREIRA MENDES CAMPOS
- DEBORA DUTRA SOUZA – 03.10.2024
- MARY JONES ROCHA DA SILVA – 15.10.2024
- HELINNY LAURRANY M. DA SILVA – 16.10.2024
- LUCIMAR ALVES MENEZES – 22.10.2024
DEFESAS
- LILIANE FERREIRA MENDES CAMPOS
- VANILZA GONÇALVES DE OLIVEIRA
- KATHERINE GIOVANI DE OLIVEIRA
- DARLENE ELIAS DA SILVA
- VALDENETE PEREIRA ALVES NOGUEIRA
- MILLENA GONÇALVES MAGALHÃES BRANDÃO
- NEIAMARTE OLIVEIRA DA CUNHA
Dissertações 2023
DEFESAS
- Ilana Mara Borges B dos Santos
- Leticia Luchese Yoshida
- Katherine Giovani de Oliveira
- Leonardo Gonçalves Vieira
- Esdranne da Silva Santos
- Dulce Batista Chaves Buzeli
- Grazieli Pacelli Procópio
- Eneuda Ferreira da Silva Escarião
- Ana Karolline Junqueira Cabral
- Mario Pereira Mamede
- Carla Rubia Gomes Lopes –
Clique aqui para acessar o Banco de Dissertações da PUC Goiás
Eventos, Anais e Certificados
Certificados: CLIQUE AQUI!
Anais – CLIQUE AQUI!
PRÓXIMOS EVENTOS –
2024
II Simpósio Internacional Histórias Entrelaçadas (SIHE) & II Congresso Internacional Sacralidades Medievais
Tema: Relíquias, Devoções e Sensibilidades
Data: 08, 09 e 10 de outubro de 2024. I
Inscrições pelo site: https://sites.google.com/view/cgr-intr-sacralidadesmedievais/p%C3%A1gina-inicial
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Minicurso A Conquista de Al-Andus
Ministrante: Dr. Thiago Milhomen
🗓 Data: 09 de outubro de 2024
🕓 Horário: 14h
🏢 Local: Área II – PUC Goiás
🎟 Entrada: Gratuita
👥 Formato: Presencial
Inscrições:
https://forms.gle/mmPWenWw7EVzwvQk8
Minicurso Cruzadas e Relíquias Orient/Ocidente
Ministrante: Dr. Dirceu MArchini e Wemerson Romualdo
🗓 Data: 09 de outubro de 2024
🕓 Horário: 14h
🏢 Local: Área II – PUC Goiás
🎟 Entrada: Gratuita
👥 Formato: Presencial
Inscrições:
https://forms.gle/mmPWenWw7EVzwvQk8
Minicurso de História Cultural do Caminho de Santiago,
Ministrante: Dr. Francisco Singul da S. A de Xestión do Plan Xacobeo.
🗓 Data: 08 de outubro de 2024
🕓 Horário: 16h
🏢 Local: Área II – PUC Goiás
🎟 Entrada: Gratuita
👥 Formato: Presencial
Inscrições: https://forms.gle/ihdMzJao3vm6TZUn6
VIII Seminário das Linhas de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em História / PUC Goiás-
07 DE OUTUBRO – ATIVIDADE REMOTA
Atividade obrigatório para os ingressantes em 2024.
Inscrições: https://viii-seminario-das-linhas-de-pesquisa-do-programa-de-pos-gradua.webnode.page/
XX Semana Científica de História
06 a 13 de dezembro
Mesrandxs e Doutorandxs devem propor minicursos!!!
Inscrições e informações: https://xx-semana-cientifica-de-historia.webnode.page/
Apresentação pública Estágio pós-doutoral:
Ludmila Pereira de Almeida (PUC Goiás)
Leodegária de Jesus e a Matrinarrativa de um campo-escrita no Cenário Goiano: Trajetória e Retomada de Imagens
08/06/2024 – 10:oo hs – Sala 303 EFPH
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Apresentação Pública – Estágio pós-doutoral – Rosinalda C. da S. Simoni
📅 Data: 03 de outubro (quinta-feira)
⏰ Horário: 19h – 20h
🎤 Participantes da Mesa: Maricel M. López (Rede Latino-Americana e Caribenha sobre Feminismos de Terreiros) – Mediadora: Rosemary F. Neves (PUC Goiás). 🔗 Participe online: [Clique aqui para assistir!]
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Apresenntação Pública de Estágio PÓS-DOUTORAL
AS MEMÓRIAS DA DESTRUIÇÃO AS PAISAGENS AMAZÔNICAS PELAS LENTES DE ADRIAN COWELL – Dr. Marcos Henrigue Barbosa Ferreira
Auditório do Bloco S – campus 2 – Escola de Ciências Médicas e da Vida
Data: 18/06/2024 Horário: 10:45 as 12:15
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Evento: Lançamento de livros em solidariedade ao povo palestino
Ciclo de Debates: A ditadura faz 60 anos – controvérsias historiográficas
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Conferência de Abertura: Rogério Rosa Rodrigues (UDESC)
“MaMandingas e corpo fechado no sul do Brasil: tradições afroindígenas na Guerra do Contestado”
13/06/2024 – 14:30 – Canal Histórias em Mosaico do Youtube
📢 V Fórum dos PPGH do Centro-Oeste – Convite e Informações Importantes 📢
📅 Data: 13 e 14 de junho
📍 Local: Escola de Formação de professores e Humanidades – PUC Goiás e Microsoft Teams.
📝 Submissão de Textos: Link do Site
⛔️ Participação Restrita: A participação está vedada a discentes dos programas organizadores do Fórum.
XIX Semana Científica de História –
Data: 10 a 15 de junho de 2024
📍 Local: Escola de Formação de professores e Humanidades – PUC Goiás e Microsoft Teams.
📝 Inscrições: https://xix-semana-cientifica-de-historia.webnode.page/
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Semana dos Povos Indígenas 2024
Autodeterminação dos Povos Originários no Brasil: desafios atuais e futuros.
15 a 19 de abril de 2024
Local: PUC Goiás
Mais Informações: https://congressos.pucgoias.edu.br/eventos
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Aula aberta –
História Global & História Medieval: Um diálogo possível
Disciplina: Teorias da História
Dia 05/04/ 2024 – às 18h
Canal do Youtube do Sacralidades Medievais.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=XaAoQO3G8zs
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Defesa Pública do Pós-Doutorado em História
A Capoeira: Percursos para a educação Histórica e Diversidade Cultural
🎓 Pós-doutorando: WIILSON DE SOUZA GOMES
👨🏫 Supervisor: Eduardo José Reinato
🗓️ Data: 13/04/2023
🕘 Horário: 9h
📍 Local: Sala 104, Escola de Formação de Professores e Humanidades
Aula Inaugural – O pensamento, as lutas e a obra do Professor Sílvio Costa
Local: Auditório da EFPH – Dia: 19/03/2024 -Horário: 19:00 hs
Mesa Redonda
Coordenação – Professor Fábio Tokarski – Dirigente Nacional do PcdoB.
Prof. Pedro Wilson Guimarães – ex reitor PUC Goiás.
Profa. Eline Jonas – PUC Goiás.
Profa. Cida Skorupski – PUC Goiás.
2023
I Simpósio Internacional sobre Histórias Entrelaçadas – SIHE – I Simpósio Internacional da Rede Latino-Americana e Caribenha sobre Feminismos de Terreiros – RELFET
XVIII Semana Científica de História da PUC Goiás – VII Seminário das Linhas de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em História/PUC Goiás
TEMA: EDUCAÇÃO HISTÓRICA E DIVERSIDADE CULTURAL – ÁFRICAS E MEMÓRIAS ENTRELAÇADAS
Data: 04 a 09 de dezembro 2023.
Local: Escola de Formação de Professores e Humanidades – PUC Goiás
Mais Informações pelo site: https://historiasentrelacadas.webnode.page/
Aula aberta da disciplina História e estudos culturais.
Ciclo de debates do Programa de Pós-Graduação em História da PUC Goiás
TEMA: MOOC: inovação e divulgação científica
Conferencista: Ms. Tales Damasceno de Lima (egresso e professor da PUC Goiás).
Dia 10/11 das 13 as 17 HS,
Local: na sala 104, da Escola de Formação de Professores e Humanidades.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE
Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em História
01/09 – 19 horas – Auditório da EFPH
PROFISSÃO HISTORIADOR – TRAJETÓRIAS E DESAFIOS
Patrícia Alves Melo (UFAM/coordenadora da área de História na CAPES)
04- 06 de setembro de 2023 – Goiânia-Go
Mais informações: https://sites.google.com/view/xveiemvmundosibericos/página-inicial?authuser=6
CICLO DE DEBATESMarco Temporal e a Longa História de Resistência e (Re)Existência dos Povos Indígenas
DR. CASÉ ANGANTU
(UESC e UFSB) – MiniAuditório da EFPH – 19:30 hs – 02-10-2023
XVII Semana Científica de História
Evento ligado à Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás, organizado pelo curso de Licenciatura em História e pelo Programa de Pós-Graduação em História.
Dias: 12 a 17 de junho
comunicações orais de pesquisas de iniciação científica e estágio pedagógico
mini-cursos ofertados pelos mestrandos e egressos do PPGHIST/PUC Goiás
defesas públicas de trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em História da PUC Goiás.
O evento acontece na Escola de Formação de Professores e Humanidade da PUC Goiás.
INSCRIÇÕES:https://xvii-semana-cientifica-de-historia.webnode.page/
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III Fórum Goiano da Pós-Graduação em História &
XVI Seminário de Pesquisa da Pós- Graduação em História UFG/ PUC- Goiás.
Dia 12 e 13 de junho
ANAIS – III Fórum Goiano de Pós-graduação em História e do XVI Seminário de Pesquisa da Pós-graduação em História UFG e PUC Goiás
Com conferência nacional e comunicações orais dos mestrandos e doutorandos dos Programas de Pós-Graduação em História de Goiás: PUC Goiás, UFG (PPGH e PROFHistória), UEG (PROMEP – cidade de Goiás e PPGH – Morrinhos) e UFCAT.
Atividade obrigatória para ingressantes em 2022 do PPGHIST/PUC Goiás.
INSCRIÇÕES: 01/05 AS 12/05 – Mais informações: https://sites.google.com/view/iiiforumgoiano/p%C3%A1gina-inicial?authuser=0
Aula Aberta – Teorias da História
Parceria e entre os Programas de Pós-Graduação em História da PUC Goiás e da UFG promove a conferência “La Historia de la Historiografia en el Siglo XXI: transformaciones de una especialización disciplinaria”.
Às 19h00 na Sala 303 da EFPH/PUC Goiás.
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Aula Inaugural: Os usos do conceito de Etnia Iorubá no continente africano e na diáspora: Questões conceituais e Desdobramentos
Dra. Rosinalda Correia da Silva Simoni (UFT/UNESP/PUC Goiás)
Dia: 24/03 – 19hs – Local: Auditório D – Área 2
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2022
XVI Semana Científica de História – PUC Goiás 05 a 10/12/2022 –
06/12 – 19:00 – Museus na era das Humanidades Digitais: Popularização da Ciência numismástica através das experiências do ATRIVM/UFMS – Carlos Eduardo Campos Ensino de História e História Digital: entre desafios e potencialidadeas – Luis Filipe de Assunção –
MINICURSO 1 – Artefatos arqueológicos são bons para pensar sobre a história humana profunda? 08/12 – 14:30 – 17:30 h –
MINICURSO 2 – CONTRACULTURA NA HISTÓRIA. 08/12 – 14:30 – 17:30 h – MINICURSO 3 – Os grafismos rupestres no Brasil e suas interdisciplinaridades. 08/12 – 14:30 – 17:30 h –
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V FÓRUM DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DO CENTRO-OESTE
XV SEMINÁRIO DE PESQUISA UFG/ PUC GOIÁS – 15 e 16 de agosto de 2022 (Semi- presencial)
Período de inscrições: De 10 de junho a 10 de julho de 2022
1. Inscrições somente com textos completos
2. Somente serão aceitos inscritos oriundos dos programas participantes (UFG/ PUC-Goiás/ UnB/ UFMT/ UFCAT/ UEG-Morrinhos/ UFGD/ PROMEP-UEG/ ProfHistória – UFG).
3. Todos os textos devem seguir a formatação indicada no site: https://ivforumposgraduaca.wixsite.com/my-site-1
Aula Aberta: Brasília e Goiás: por uma história integrada
Conferencistas: Dra. Maria Fernanda Derntl e
Mestrando Matheus de Araujo Martins Rosa (PPGH/UnB)
Data: 11/04 às 14 horas
Assista no Canal do Youtube: Histórias em Mosaico
A Semana dos Povos Indígenas: Políticas Públicas, Violência e Protagonismo Indígena
Data do evento: 18 a 22 de abril de 2022.
Submissões de comunicações orais até 06/04/2022.
Local: PUC Goiás no YouTube e pela Plataforma Microsoft Teams
Em breve será disponibilizada a programação.
Inscreva-se no link: https://docs.google.com/forms/d/1ANHSMOT2fP1tR6qYa5Kxr_J9CjT8n5g1iFJrtc-_Eso
Ciclo de Debates 2022-
Conferência “Modelos de divulgación histórica en la sociedad de la información”
28 de setembro 2022 – 18 horas Auditório da EFPH – atividade presencial
Aula Inaugural: Não é pessoal, é político: Violência contra mulheres e biopolítica
Conferencista: Claúdia Maia – PPGH/Unimontes e GT de História e Gênero/ANPUH
Data: 21/03 às 19 horas
NOVA DATA 28/03, ÀS 19 HORAS
Assista pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=RxLD4Ez9SNc
XV SEMANA CIENTÍFICA DE HISTÓRIA DA PUC GOIÁS –
VI SEMINÁRIO DAS LINHAS DE PESQUISA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DA PUC GOIÁS –
06 e 11 de junho de 2022, na Escola de Formação de Professores e Humanidade da PUC Goiás e por meio da plataforma Microsoft Teams, com atividades remotas e síncronas
https://xv-semana-cientifica-de-historia.webnode.page/
2021
XIV SEMANA CIENTÍFICA DE HISTÓRIA DA PUC GOIÁS
04 a 09 de dezembro – plataforma Microsoft Teams
É um evento ligado à Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás, organizado pelo curso de Licenciatura em História e pelo Programa de Pós-Graduação em História.
INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES PELO SITE: https://xiv-semana-cientifica-de-historia.webnode.com/inscricoes/
IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL MUNDOS IBÉRICOS
04 E 05 DE OUTUBRO DE 2021
INFORMAÇÕES: https://ivmundosibericos.wixsite.com/seminario
Coordenação Geral:
Drª Armênia Maria de Souza (UFG)
Drª Renata Cristina de Sousa Nascimento (PUC GOIÁS/ UFG/UEG)
II Fórum Goiano da Pós- Graduação em História & XIV Seminário de Pesquisa da Pós- Graduação em História UFG/ Puc- Go
Data de Realização- 20 e 21 de setembro de 2021
Link: https://forumseminarioposh.wixsite.com/poshistoria
As inscrições deverão ser feitas entre 15 e 31 de julho de 2021.
links para as mesas!!!
Inscrições com envio dos textos completos somente para mestrandos e doutorandos dos programas participantes.
CONFERÊNCIA DE ABERTURA 20/09/21 ÀS 9:00H
“Presente-passado: a regência temporal nas narrativas de vida”
Luis Fernando Beneduzi – Università Ca’ Foscari Venezia
Pelo canal HISTÓRIAS EM MOSAICO!
Lançamento da Revista da ANPUH Goiás – 20/09 às 9:00 hs!!
CALIANDRA – REVISTA DE HISTÓRIA ANPUH-GO
Pelo Canal Histórias em Mosaico!!
AULA ABERTA – A memória da morte: um projeto dinástico.
Aula aberta do Programa de Pós-Graduação em História da PUC Goiás com a presença do convidado e egresso: Hugo Rincon Azevedo (PUC Goiás/ UFG)
30/08/2021 às 13:30 hs pelo canal do Youtube: Histórias em Mosaico
I Seminário Acervos Etnográficos: “Colonialidades, difusões e experiências participativas”
Palestrantes:
Profa. Dra. Manuelina Maria Duarte Cândido (PPGAS/UFG; Universidade de Liège, Bélgica)
Anapuaka Muniz Tupinambá (comunicador empreendedor indígena, idealizador da Rádio Yandê, indicado ao Prêmio Sim à Igualdade Racial)
Data: 09 de junho de 2021, quarta, às 14:30hs.
Local: Youtube.com/pucgoias
Haverá emissão de certificados de participação. Não é necessário inscrição prévia.
CICLO DE DEBATES 2021 –
Tribunais, Hierarquias e precedências em Portugal e na América Portuguesa no Antigo Regime
Conferencista: Dra. Maria Fernanda Baptista Bicalho
14 de maio às 19hs – Circuito Ciência em Casa
Local: Canal da PUC Goiás no youtube!
https://www.youtube.com/watch?v=CAKgHwHenbIhttps://www.youtube.com/watch?v=CAKgHwHenbI
XIII SEMANA CIENTÍFICA DE HISTÓRIA DA PUC GOIÁS e V SEMINÁRIO DAS LINHAS DE PESQUISA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DA PUC GOIÁS
25 a 29 de maio de 2021.
Comunicações orais, Sessões coordenadas, defesas de monografia, minicrusos, conferências…
SEMANA DOS POVOS INDÍGENAS: Povos Indígenas e Mudanças Climáticas
19 a 23 de abril de 2021.
LOCAL: pelo canal da PUC Goiás no Youtube
AULA INAUGURAL: As vidas dos poetas: quem foram os homens e mulheres que cantaram o amor e zombaram dos altos senhores?”
Conferencista: Marcella Lopes Guimarães/UFPR
DATA: 01 DE MARÇO DE 2021
HORÁRIO: 19 hs
Canal do youtube HISTÓRIAS EM MOSAICO: https://m.youtube.com/watch?v=2WDbBWVSXD4
Organização: PPGHIST/PUC Goiás e Graduação em História/PUC Goiás
Lançamento do Dicionário: Cem Fragmentos Biográficos. A Idade Média em Trajetórias
Organizadores: NASCIMENTO, Renata Cristina de Sousa & SOUZA, Guilherme Queiroz de.
Com a participação de Cláudia Bovo (UFTM), Leandro Rust (UNB), Marcella Lopes Guimarães (UFPR)
Coordenação
Coordenadora: Profa. Dra. THAÍS ALVES MARINHO
E-mail: [email protected] OU [email protected]
Telefone: 3946-1624
Vice-Coordenadora: Profa. Dra. SIBELI APARECIDA VIANA
E-mail: [email protected]
E-mail oficial do Programa: [email protected]
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH)
Rua 227, Quadra 66, Lote 14E, Número 119, 5º. Andar
Setor Leste Universitário
CEP 74605-080 – Goiânia – Goiás
Contatos:
Secretaria – (062) 3946-1673/ 3946-1674
Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Funcionárias da Secretaria:
Camilla Di Ribeiro Barbosa
Secretária Adjunta
E-mail: [email protected]
Alessandra Malta de Oliveira
Alzerina Alencar V. Moreira
Amanda Carvalho dos Santos
Programação Acadêmica
Atenção!!! Início das aulas:
Alunos regulares – 09/08/2024 – CONFIRA!!!
Alunos Extraordinários – 31/08 e 06/09/2024
Quadriênio 2021-2024
DISCIPLINAS – acesse a bibliografia das disciplinas:
Disciplinas obrigatórias mestrado
- MHT0001 – História e Estudos Culturais
- MHT0002 – Teorias da História
- MHT0003 – Seminários de Pesquisa em Cultura e Poder
Disciplinas obrigatórias doutorado
- DHT0001 – Fontes e Metodologias Da Pesquisa Histórica
- DHT0002 – Cultura e Poder
Disciplinas Optativas – mestrado e doutorado
Patrimônio cultura e Território
- MHT0004- História e Espaço
- MHT0017- História e Patrimônio Cultural
- MHT0018- Tópicos especiais em História, Patrimônio Cultural e Território
- DHT0004- Patrimônio, Memórias e Paisagem
Poder e Representações
- MHT0010- Imaginário e Poder
- MHT0005- Crenças e Representações
- MHT0019- Tópicos Especiais em História, Poder e Representações
- DHT0003- História e Narrativa
Educação Histórica e Diversidade Cultural
- MHT0020- História e Diversidade Cultural
- MHT0021- História e Direitos Humanos
- MHT0022- Tópicos Especiais em Educação Histórica e Diversidade Cultural
- DHT0005- Consciência Histórica e Relações Étnico-Raciais
Veja abaixo as ementas das disciplinas obrigatórias e optativas:
Disciplinas Obrigatórias
Disciplina | Ementa |
TEORIAS DA HISTÓRIA | Perspectivas recentes da História Cultural. Temas e métodos em voga na historiografia recente. |
SEMINÁRIOS DE PESQUISA EM CULTURA E PODER | O curso se propõe a oferecer subsídios teóricos e metodológicos que contribuam para a elaboração de projetos e realização de pesquisas em ciências humanas, mais especificamente em história e cultura, bem como sua elaboração escrita, com o estudo e uso das normas técnicas para a construção de trabalhos acadêmicos |
HISTÓRIA E ESTUDOS CULTURAIS | Análise da formação do paradigma cultural nas Ciências Humanas, seus principais enfoques e problemas. História e interdisciplinaridade: limites e possibilidades. |
Disciplinas Optativas
Linha de Pesquisa: Patrimônio cultural e Território | |
História e Espaço – 4 créditos | Estudo da cidade e do espaço rural relacionado à ideia de cultura numa aproximação entre a história, a arqueologia, o urbanismo, a arquitetura e a antropologia, considerando as relações entre: paisagem, práticas espaciais, significado, simbolismo, identidade, conflitos sócio-espaciais e memória. A dimensão cultural dos conceitos de cidade, paisagem e região. A cultura como definidora de um novo olhar sobre o ambiente construído cidade e espaço rural delineado pela paisagem regional, memórias e identidades. |
História e Patrimônio Cultural – 4 créditos | Discussão dos conceitos de Memória, História, Cultura, Patrimônio, Experiência e Tradições. História da política de definição, proteção e divulgação do patrimônio brasileiro. Debates sobre a diversidade do patrimônio cultural brasileiro: sociedades indígenas, comunidades afro-brasileiras, imigrantes. Elaborações de novas identidades culturais no mundo sob o impacto da industrialização e urbanização |
Tópicos especiais em História, Patrimônio Cultural e Terrítório – 4 créditos | Estudos especiais sobre a interface entre as representações do passado e a construção das identidades nacionais e dos patrimônios culturais. A edificação da memória social em suas relações com a cultura política. Historiografia e identidades coletivas. |
Linha de Pesquisa: Poder e Representações | |
Imaginário e Poder – 4 créditos | O estudo teórico do conceito de imaginário social; análise de algumas das principais escolas teóricas que o empregam. Estudo da construção do imaginário na cultura contemporânea e sua relação com as estruturas de poder. Reflexão sobre a importância do campo da cultura material no estudo do imaginário político. O estudo de imaginário social: a produção simbólica. Imaginário e real; Imaginário e arte; Imaginário e linguagem do poder; Imaginário e cotidiano; Imaginário e modernidades. |
Crenças e Representações – 4 créditos | Estudo do ato de crer em suas relações com as representações sociais, a experiência religiosa e suas expressões mítico-simbólicas (linguagem religiosa). |
Tópicos Especiais em História, Poder e Representações – 4 créditos | Abordagem teórico-metodológica da História Política renovada através de temas como partidos políticos, eleições, guerras, instituições políticas, biografias /autobiografias, opinião pública, imaginário político, conflitos sociais, representações, sensibilidades e práticas políticas, dentre outros campos temáticos; ressaltando a sua importância para a compreensão do todo social, procurando demonstrar as experiências e os debates realizados atualmente no campo da História Cultural. |
Linha de Pesquisa: Educação Histórica e Diversidade Cultural | |
História e Diversidade Cultural – 4 créditos
| Estudo sobre as múltiplas identidades sociais e culturais e suas relações com a História. Análise de categorias identitárias, até então, tidas como minoritárias e fadadas ao desaparecimento – como: etnia, raça, sexualidade, gênero, religião, geracional, tribos urbanas, atributos estéticos e outras variações do corpo (como obesidade, ananismo, gigantismo, mutilação, ausência ou deformação congênita de membros, disfunção de membros ou sentidos). Análise histórica sobre o tratamento concedido a esses grupos na política, no mercado de trabalho, na escola etc. |
História e Direitos Humanos – 4 créditos | Estudo das relações entre História e Direitos humanos, a partir da tensão entre igualdade e diferença. Análise da política do igual respeito iluminista e suas implicações para a história, até as políticas de reconhecimento. Desse modo, estuda-se como formar cidadãos para a vida e para a convivência em sociedade, com o respeito ao outro, reconhecendo as diferenças, respeitando a diversidade, enfrentando todas as formas de preconceito e discriminação. |
Tópicos Especiais em Educação Histórica e Diversidade Cultural – 4 créditos
| Estudos especiais sobre a relação entre História e educação: Didática da História, Metodologias, Ações Afirmativas, ética e História, educação formal e informal |
Laborátorios
Em breve!
Banco de Teses e Dissertações
Produção do Programa
ANAIS dos Seminários dos Programas de Pós-Graduação em História UFG/PUC Goiás – Fóruns dos Programas de pós- Graduação em História do Centro-Oeste – Fóruns Goiano de Pesquisa da Pós-Graduação em História
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Biblioteca sobre a Comunidade Quilombola Kalunga –
Apresenta documentação, artigos científicos, dissertações e teses de doutorado sobre a comunidade remanescente de Quilombo Kalunga. O material foi organizado por Tatiana Novais, pós-doutorando do Programa sob Supervisão de Thais Marinho, por meio da Rede de Pesquisadores Kalunga.
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Dicionário: cem fragmentos biográficos. A idade média em trajetórias.
Goiânia: Tempestiva, 2020. 685 p. – Autores: Renata Cristina de Sousa Nascimento e Guilherme Queiroz de Souza (organizadores)
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OS SENTIDOS DO SAGRADO NO OCIDENTE MEDIEVAL
Emoções, Devoções e Culto às Relíquias Cristãs
Autores: Renata Cristina de Sousa Nascimento
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OS DISCURSOS FUNDADORES DO ESTADO NACIONAL NA AMÉRICA MERIDIONAL – 1810-1830
Autores: EDUARDO JOSÉ REINATO
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MEMÓRIA, POLÍTICA E NEGÓCIOS: A TRAJETÓRIA DE THEOPHILO BENEDICTO OTTONI
Autores: MARIA CRISTINA NUNES FERREIRA NETO
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EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E CULTURA EM DISTINTOS ESPAÇOS EDUCATIVOS
Autor(es): Cláudia Valente Cavalcante, Aldimar Jacinto Duarte e Elianda Figueiredo Arantes Tiballi
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CONSTRUINDO CONHECIMENTO:
Memória histórica de 50 anos do IGPA
Organizadores: Rubin, Julio Cezar Rubin de – Moura, Marlene Castro Ossami de – Viana, Sibeli Aparecida (Orgs.)
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Goiás + 300: reflexão e ressignificação – Povos Originários.
Organizadoras: Poliene Bicalho, Marlene Ossami Moura, Vanessa Iny-Karajá
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ENSAIOS HISTORIOGRÁFICOS
Discursos, Conflitos e Sensibilidades
Organizadores:
Armênia Maria de Souza
Geraldo Augusto Fernandes
Renata Cristina de Sousa Nascimento
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DICIONÁRIO BIOGRÁFICO: HISTÓRIAS ENTRELAÇADAS DAS MULHERES AFRODIASPÓRICAS: Vol. 1 – 1ª edição. Editora Tempestiva, Goiânia, 2024. Organizadoras: Thais Alves Marinho e Rosinalda Correa da Silva Simoni.
Redes de pesquisa
Rede 1
RELICÁRIO – REDE DE PESQUISA SOBRE ARTE E HISTÓRIA DAS RELÍQUIAS CRISTÃS IBÉRICAS
Acesso ao site: https://redepesquisarelicario.com.br/
Rede 2
Rede de Estudos Ibéricos e Ibero-americanos (REIA)
Acesso ao site: https://reia.sri.ufg.br
Rede 3
Rede Latino Americana e Caribenha sobre Feminismos de Terreiros – RELFET
Acesso ao site: https://relfet.webnode.page/sobre-a-rede/
Rede 4
Rede de Pesquisa História e Catolicismo no Mundo Contemporâneo
Acesso ao site: https://anpuh.org.br/index.php/2015-01-20-00-01-55/noticias2/diversas/item/3341-rede-de-pesquisa-historia-e-catolicismo-no-mundo-contemporaneo
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