Desenvolvimento Regional e Direito à Cidade
Desenvolvimento
Sobre o Programa
Ao longo dos anos, a PUC Goiás se transformou num centro de investigação técnica, científica e cultural, e num complexo de serviços à comunidade, conquistando o reconhecimento como entidade de fins filantrópicos pelo Conselho Nacional de Serviço Social (certificado emitido em 20/03/74, recredenciada em 1995 – certificado emitido em 20/09/95), bem como o reconhecimento da Mantenedora (SGC) como entidade de Utilidade Pública (Decreto de 27/05/92 do Governo Federal).
Nessa perspectiva buscamos junto a CAPES em 2006 aprovar uma proposta de Mestrado que tem como foco central o desenvolvimento e o planejamento do território, porque o Centro-Oeste reveste-se de importância e se constitui num espaço privilegiado de estudos e pesquisas.
Neste sentido, adotamos neste Mestrado uma linha acadêmica que privilegia a reflexão sobre o desenvolvimento e o planejamento territorial, em especial da Região Centro-Oeste, como objeto central de estudo, por se tratar de um território que apresenta uma multiplicidade cultural, econômica, política e social de grande relevância para o país.
Este Mestrado é resultado de um processo de construção interna que envolveu professores doutores com habilidade em Economia, História, Geografia, Sociologia, Arquitetura e Urbanismo. Também contou com a participação de docentes da área de Direito, voltados para a questão urbana, assim como das Engenharias, que investigam processos diversos que comprometem o ambiente tanto nas cidades como no campo.
No quadriênio (2017-2020), o Programa recebeu nota 4 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação vinculada ao Ministério da Educação do Brasil e que é responsável por reconhecer e avaliar os cursos de pós-graduação no Brasil
Área de Concentração
O programa está inserido na área de concentração “Planejamento Urbano e Regional/Demografia” e a partir dela propõe trabalhar questões atuais do Desenvolvimento Regional e do Direito à Cidade, numa perspectiva interdisciplinar. Isto porque, tanto o desenvolvimento quanto o direito à cidade, são por natureza inter e multidisciplinar, exigindo, portanto, que sejam investigados por múltiplos olhares.
Nossa expectativa é que a produção científica resultante no âmbito do Mestrado em Desenvolvimento Regional e do Direito à Cidade possibilite definir estratégias que subsidiem a elaboração de políticas de integração em âmbito local/regional, sem perder de vista que essa integração não se realiza fora das políticas nacionais e de seus condicionantes internacionais.
Outro aspecto relevante da proposta é ter a Região Centro-Oeste como espaço privilegiado de investigação. Esta Região é composta pelos biomas Cerrado, o Pantanal e a Amazônia, o que exige processos interativos e integrado de estudos e de pesquisas. Considera-se que esses três biomas se complementam e constituem um ambiente contínuo que exige sua preservação, sobretudo para assegurar a sobrevivência de sua fauna e de sua flora. A Região Centro-Oeste, desde os anos 1970, vem passando por mudanças em que o processo produtivo contemporâneo tem influência decisiva, repercutindo fortemente sobre esse espaço, tanto rural quanto urbano. O urbano, representado pelas cidades, atrai e concentra a população humana. O espaço rural territorialmente extenso, vem se esvaziando sob o ponto de vista demográfico e ambiental.
Nesse sentido, os estudos e pesquisas aprofundam essas questões a partir de duas linhas de pesquisas:
Integridade Acadêmica
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional e Direito à Cidade da PUC Goiás têm como objetivo:
- Contribuir para o avanço do conhecimento (estudos e pesquisas) relativo ao desenvolvimento sustentável e planejamento do território (urbano, rural e regional), na Região Centro-Oeste.
- Possibilitar aos alunos, fundamentos teóricos para apropriar-se de novos conhecimentos (sobretudo em desenvolvimento sustentável e planejamento regional), de modo a poderem contribuir para a solução de problemas locais, regionais e nacionais, através da análise, elaboração e operacionalização de políticas públicas, voltadas para o planejamento urbano e regional.
- Contribuir para atualização/formação de professores, capacitando-os para o desempenho qualificado do ensino de graduação e da pós-graduação em desenvolvimento regional e planejamento.
- Formar pesquisadores com massa crítica capaz de desenvolver trabalhos científicos que contribuam pra o desenvolvimento local, regional e nacional.
- Formar gestores para atuar com eficácia nos seus órgãos de planejamento e gestão, elaborando, implementando e avaliando políticas, planos e projetos.
- Promover a integração Universidade/Sociedade incentivando a realização da pesquisa aplicada em desenvolvimento e planejamento.
Estrutura Curricular
A integralização curricular do Programa envolve cursar 12 (doze) créditos em disciplinas obrigatórias; 04 (quatro) créditos em disciplinas optativas; 04 (quatro) créditos em disciplinas de orientação; 04 (quatro) créditos em atividades programadas complementares e; 60 (sessenta) créditos de elaboração e aprovação na defesa da dissertação. Dessa forma, para o aluno do Programa de Mestrado em Planejamento Urbano e Direito à Cidade integralizar a matriz curricular e fazer jus ao grau de Mestre, ele deve cumprir o mínimo de 84 (oitenta e quatro) créditos, totalizando a carga horária de 1.260 horas.
O curso está estruturado nos seguintes módulos:
- Módulo I – Disciplinas obrigatórias:
- Produção do conhecimento – 30h;
- Desenvolvimento Regional – 30h;
- Planejamento e Gestão Territorial – 30h;
- Planejamento Estratégico, Empreendedorismo e Inovação – 30h
- Direito à Cidade – 30h
- Seminários de Pesquisa – 30h;
- Módulo II – Disciplinas optativas:
- Estado e Políticas Públicas – 30h;
- Instrumentos urbanísticos e ambientais – 30h;
- Estatística 30h;
- Seminários avançados: cidades – 30h;
- Seminários Avançados: Agricultura, Agroindustrialização e Sustentabilidade – 30h;
- Módulo III – Atividades complementares – 60h;
- Módulo IV – Orientação/Dissertação:
- Orientação I 15h;
- Orientação II 15h;
- Orientação III 15h,
- Orientação IV 15h;
- Elaboração e Defesa da Dissertação – 900h.
A pesquisa da dissertação é acompanhada por um orientador do quadro de docentes do Programa ao longo dos quatro semestres letivos do curso.
A duração regular do curso é de 24 meses. Em casos excepcionais, tendo já passado pelo exame de qualificação, poderá haver prorrogação por até 6 meses e o prazo total do curso dilatar-se-á até 30 meses.
Linhas de pesquisa
Linha de Pesquisa 1 – Economia e Desenvolvimento Territorial
Nesta linha de pesquisa pretende-se discutir criticamente o ordenamento do território e as estratégias de gestão adotadas pelos sucessivos governos em âmbito local, regional e nacional, visando o desenvolvimento nacional, sobretudo o da Região Centro-Oeste. Assim, há uma abordagem da questão territorial do ponto de vista econômico, político, social, ambiental e metodológico (teórico) com a redefinição do que vem a ser o problema regional.
Do ponto de vista da economia e desenvolvimento territorial o MDPT pretende trabalhar em cinco eixos:
- mudanças da agricultura, agroindustrialização brasileira sob o aspecto territorial e seus impactos no desenvolvimento da região Centro-Oeste;
- políticas para a agricultura familiar;
- diferenças socioeconômicas das microrregiões do Centro-Oeste;
- impacto regional dos arranjos produtivos locais; e
- papel das políticas e investimentos públicos para a promoção do crescimento e desenvolvimento regional.
Linha de Pesquisa 2 – Planejamento Urbano e Direito à Cidade
A linha de pesquisa em Planejamento Urbano e Direito à Cidade propõe abordagem que integra discentes e docentes na discussão sobre o direito coletivo à participação na gestão urbana e ao acesso igualitário aos benefícios da vida nas cidades. Com base no conceito de intersetorialidade, busca-se articular saberes e ações para enfrentar exclusões sociais e ambientais, promovendo a justiça social e o desenvolvimento sustentável. Essa visão abrange temas como regularização fundiária, urbanização, mobilidade urbana e cidades sustentáveis, com foco em superar desigualdades regionais e desequilíbrios territoriais, especialmente no Centro-Oeste brasileiro, onde o contexto agropecuário molda as dinâmicas urbanas.
A linha de pesquisa destaca a necessidade de articular gestão territorial, políticas públicas e planejamento urbano para enfrentar desafios como migrações rurais, fragmentação de políticas e insuficiência de recursos municipais. Apesar da autonomia garantida pela Constituição de 1988, os municípios frequentemente carecem de recursos para implementar políticas urbanas eficazes, exigindo maior cooperação entre as esferas federativas. O fortalecimento da descentralização e regionalização é visto como essencial para reconfigurar o Estado, promovendo gestão integrada e sensível às especificidades locais.
Por fim, a lógica defendida visa superar a fragmentação das políticas públicas, promovendo o uso sustentável de recursos e o envolvimento direto da população no planejamento urbano. A descentralização aproxima o poder dos cidadãos, respeitando as singularidades locais e suas necessidades. Assim, o direito à cidade se concretiza com a formulação de políticas públicas inclusivas, capazes de transformar o espaço urbano em ambiente de participação, qualidade de vida e justiça social.
Grupos de Pesquisa
Grupo de Pesquisas em Planejamento Regional
O grupo de pesquisa PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL foi criado em 2018 com o objetivo de promover pesquisas na área de desenvolvimento e planejamento, contribuindo para a ocupação do território de forma harmônica, conciliando crescimento econômico, responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. O grupo interage com instituições como UFG, Rede Iberoamericana de Estudos sobre Desenvolvimento Territorial e Governança (REDETEG) e Sustainability Transitions Research Network, Observatório do Desenvolvimento Regional e Observatório das Metrópoles.
Líder do grupo: Prof. Dr. Antônio Pasqualetto
https://sistemas.pucgoias.edu.br/sigep/espelhoGrupo/show/703
Grupo de Pesquisas em Desenvolvimento Produtivo e Inovativo Regional
O grupo de pesquisa DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO E INOVATIVO REGIONAL (DEPIR) foi criado em 2019 e se dedica ao estudo e pesquisa das diferentes trajetórias de desenvolvimento territorial com foco na relação entre inovação e desenvolvimento inclusivo e sustentável, a partir da ótica dos países e regiões periféricas. O DEPIR mantém parcerias com a REDESIST (Rede de Pesquisas em Arranjos e Sistemas Produtivos e Inovativos Locais; com o LALICS (Latin American Network for the study of Learning Systems, Innovation and Skills Construction). Além disso integram o DEPIR pesquisadores vinculados ao DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos) e ao IMB (Instituto Mauro Borges de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos).
Líder do grupo: Prof. Dr. Sérgio Duarte de Castro
https://sistemas.pucgoias.edu.br/sigep/espelhoGrupo/show/1003
Grupo de Pesquisas em Inovação Tecnológica em Operações e Logística (IOL).
O grupo foi formado, em 2014, da parceria da Faculdade de Engenharia de Produção (Campus de Aparecida) da Universidade Federal de Goiás com a Universidade do Porto (Departamento de Engenharia e Gestão Industrial / INESC TEC). O objetivo do IOL é realizar pesquisas de natureza aplicada em inovações tecnológicas aplicadas às operações industriais e de serviços. Os tópicos de pesquisa de interesse concentram-se em áreas emergentes da nova economia, como, por exemplo, a análise de dados, os veículos autônomos, a logística, a mobilidade e a criação de novas tecnologias destinadas ao melhoramento dos espaços urbano e regional.
Líder do grupo: Prof. Dr. Ricardo Luiz Machado
https://sistemas.pucgoias.edu.br/sigep/espelhoGrupo/show/121
Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Desenvolvimento Econômico (PPDE)
O PPDE tem o objetivo de congregar pesquisadores que trabalham sob diferentes dimensões e perspectivas teóricas as questões relacionadas ao estudo e análise dos processos de crescimento econômico local, regional e nacional, com ênfase em causas estruturais que limitam a consecução de taxas significativas de desenvolvimento sustentáveis no longo prazo.
Sub-líder do Grupo: Prof. Dr. Jeferson de Castro Vieira
https://sistemas.pucgoias.edu.br/sigep/espelhoGrupo/show/944
Grupo de Estudo e Pesquisa em Relações Internacionais (GEPERI)
O GEPERI tem o objetivo de analisar temas relacionados as Relações Internacionais com enfoque nas áreas de Segurança, Política Externa e Desenvolvimento. O grupo de pesquisa foi criado num contexto internacional em que as formas de elaboração e execução de política externa estão se modificando, seja com as tecnologias da informação a disposição das lideranças internacionais, seja por conta do perfil de instabilidade dos governantes que foram eleitos após 2016.
Líder do grupo: Prof. Dr. Pedro Araújo Pietrafesa
https://sistemas.pucgoias.edu.br/sigep/espelhoGrupo/show/907
Projetos de Pesquisa
PROJETOS DE PESQUISA EM ANDAMENTO
TEMA DO PROJETO DE PESQUISA | DOCENTE RESPONSÁVEL |
A DINÂMICA DAS DESIGUALDADES REGIONAIS NO BRASIL: UMA NOVA MANEIRA DE PENSAR COMO UM ECONOMISTA DO SÉCULO 21 | Prof. Dr. Jeferson de Castro Vieira |
ANÁLISE DE SUSTENTABILIDADE DE MODELOS DE PLATAFORMAS LOGÍSTICAS MULTIMODAIS | Prof. Dr. Ricardo Luiz Machado |
APLICAÇÃO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NA ELABORAÇÃO E CONTROLE DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE INFRAESTRUTURA | Prof. Dr. Leonardo Guerra de Rezende Guedes |
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E COMUNIDADES TRADICIONAIS NA AMAZÔNIA: CONTRIBUINDO NA GERAÇÃO DE DADOS PARA MINIMIZAR O IMPACTO DE GRANDES PROJETOS NA SAÚDE DA POPULAÇÃO LOCAL | Prof. Dr. Ycarim Melgaço Barbosa |
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PERSPECTIVAS PARA COMPATIBILIZAÇÃO ENTRE OS ASPECTOS AMBIENTAL, SOCIAL, ECONÔMICO E DA INOVAÇÃO | Profa. Dra. Luciane Martins de Araújo |
ERA PÓS E AGORA? CIDADES, ARQUITETOS E ARQUITETURAS NA CONTEMPORANEIDADE | Profa. Dra. Sandra Catharinne Pantaleão Resende |
HABITAT, SUSTENTABILIDADE E CONTEMPORANEIDADE | Profa. Dra. Sandra Catharinne Pantaleão Resende |
PLANEJAMENTO AMBIENTAL: POLÍTICAS PÚBLICAS E OS ATORES SOCIAIS NA REGULAÇÃO DO MEIO AMBIENTE | Prof. Dr. Antonio Pasqualetto |
POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO NO ÂMBITO SUBNACIONAL | Prof. Dr. Pedro Araújo Pietrafesa |
PRODUÇÃO HABITACIONAL CONTEMPORÂNEA: IMPACTOS NA RECONFIGURAÇÃO URBANA E SOCIOESPACIAL | Profa. Dra. Lucia Maria Moraes |
REFLEXOS ECONÔMICOS DA FERROVIA NORTE-SUL NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE GOIÁS, TOCANTINS E MARANHÃO. | Prof. Dr. Jeferson de Castro Vieira |
REPOSITÓRIO SISTEMATIZADO DE CONHECIMENTOS EM GESTÃO TECNOLÓGICA | Prof. Dr. Leonardo Guerra de Rezende Guedes |
TRANSFORMAÇÕES NA REDE URBANA E NA SÓCIO-ECONOMIA DO CENTRO-OESTE. | Prof. Dr. Sergio Duarte De Castro |
Corpo Docente
|
Turmas
RECOMENDAÇÃO DE TRADUTOR PORTUGUÊS/INGLÊS
Ciaran Francis Leonard – Fone: (62) 99152-2069
Email: ciaranfleonard@gmail.com
HOMEPAGE: https://ciaranfleonard7.wixsite.com/cfltranslations
CALENDÁRIOS
Documentação
Legislação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
- ESTATUTO PUC GOIAS
- REGIMENTO PUC GOIAS
- PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 2017_2021
- PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 2022_2026
- POLÍTICA E DIRETRIZES DO ENSINO DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
- POLÍTICA E DIRETRIZES DE PESQUISA – TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DA PUC GOIÁS
Documentos do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional e Direito à Cidade – nível mestrado
PORTARIA CAPES Nº 48, DE 11 DE MARÇO DE 2025 – Estabelece mudança de nomenclatura do Programa
Regulamento Específico do Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial
Em Breve: Regulamento Específico do Mestrado em Desenvolvimento Regional e Direito à Cidade
Normatização para Elaboração e Formatação da Dissertação
Legislação Federal
Formulários de Solicitação
- Formulário para Solicitação de Agendamento de Qualificação de MESTRADO
- Formulário para Solicitação de Agendamento de Defesa de MESTRADO
- Formulário para solicitação de Aproveitamento de Créditos – INTERNOS
- Formulário para solicitação de Aproveitamento de Créditos Cursados em Outra IES – EXTERNOS
- Formulário para Solicitação de Trancamento de Matrícula
- Formulário para Solicitação de Prorrogação de Prazo do Curso
- Coorientação -_Procedimentos e Normas Gerais
- Termo de Adesão ao Exercício Voluntário
Procedimentos e Formulários para Solicitação de Diplomas
- Documento-ORIENTAÇÕES-PARA-DEPÓSITO-DA-VERSÃO-FINAL-E-SOLICITAÇÃO-DE-DIPLOMAS_30_03_2022
- Formulário I – Requerimento do estudante solicitando a expedição do diploma
- Formulário II – Requerimento para exclusão de parcelas de Prorrogação
- ANEXO III – Termo de Compromisso e autorização para publicação eletrônica na Biblioteca digital da PUC Goiás
- Formulário VI – Declaração do(a) orientador(a) assegurando a qualidade acadêmica da versão final
- Formulário V – Ofício do Coordenador do programa à PROPE solicitando a expedição do diploma
DOCUMENTOS DA ÁREA DE PLANEJAMENTO TERRITORIAL/DEMOGRAFIA
Processo Seletivo
NÃO HÁ EDITAIS ABERTOS NO MOMENTO
ÚLTIMOS EDITAIS:
CHAMADA PARA PROVIMENTO DE BOLSA FAPEG
CHAMADA PARA HOSPEDAGEM ESTUDANTIL 2025
CHAMADA PARA PROVIMENTO DE BOLSAS CAPES/PRUSUP
RESULTADO FINAL – NOVOS BOLSISTAS
CHAMADA PARA ALUNOS EXTRAORDINÁRIOS E ESPECIAIS 2025_1
PROCESSO SELETIVO DISCENTE PARA TURMA 2025_1
PRORROGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES ATÉ 31/01/2025
EDITAL N. 29-2024-PROPE – Seleção Discente PPGDPT para turma 2025_1
INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS – Edital 29-2024/PROPE
RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO – Edital 29-2024-PROPE – TURMA 2025/1
CHAMADA-002-2024-PROEX-PROPE-Hospedagem-Estudantil-CAE
RESULTADO FINAL HOSPEDAGEM ESTUDANTIL: RESULTADO FINAL CHAM. 002.2024
CHAMADA 02-2024 – PROPE – Aluno Extraordinário e Especial para 2024-2
Inscrições até – 19 de agosto de 2024
EDITAL 16-2024-PROPE _ PROCESSO DE SELEÇÃO DISCENTE PARA 2º SEMESTRE DE 2024
Inscrições: 20/05 a 04/08/2024
Seleção: 06 e 07/08/2024
Homologação das Inscrições e Agendamento das entrevistas Edital 16-2024 HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES PROPE-MDPT_3_2024_64
Resultado Final: RESULTADO FINAL MDPT
EDITAIS ENCERRADOS
PROCESSO DE SELEÇÃO DISCENTE PARA PROVIMENTO DE VAGAS REMANESCENTES NO 1º SEMESTRE DE 2024
Inscrições: 03 a 10/04/2024
Seleção: 15/04/2024
PROCESSO SELETIVO COMPLEMENTAÇÃO DE VAGAS PARA TURMA 2024_1
PROCESSO SELETIVO PARA SUPRIMENTO DE VAGAS PARA TURMA 2024_1
Edital_RETIFICADO_n._07_2024-PROPE__NOVAS DATAS DO PROCESSO SELETIVO PPGDPT
Edital 60 _ 2023 _ PROPE -PPGDPT _ 1 Semestre 2024
Resultado final
PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTAS PDPG-Parcerias Estratégicas nos Estados III
Chamada 03 _ 2023 _ PPGDPT – Seleção de Bolsistas PDPG – Parcerias Estratégicas nos Estados III
SELEÇÃO PARA ALUNOS EXTRAORDINÁRIOS E ESPECIAIS
Chamada 01_2024_Aluno Extraordinário e Especial 2024_1
HOSPEDAGEM ESTUDANTIL PARA 2024/1
Inscrições até 16 de fevereiro de 2024
RESULTADO FINAL Chamada 001 – 2024 – PROEX-PROPE
Chamada 001 – 2024 – PROEX-PROPE – Hospedagem Estudantil – CAE
APN N. 002-2022-GR – hospedagem Stricto Sensu
PROCESSO SELETIVO DISCENTE PARA TURMA 2024_1
Inscrições: de 05 de setembro até 24 de novembro de 2023
RETIFICAÇÃO DA CHAMADA Nº. 03/2023 PPGDPT
RESULTADO FINAL PROCESSO SELETIVO – EDITAL Nº. 39-2023-PROPE
INCERIÇÕES HOMOLOGADAS – PPGDPT
PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO PÓS-DOUTORAL – PDPG/CAPES 2024_1
Resultado Final PDPG – CHAMADA 02-2023-PPGDPT
CHAMADA 02-2023-PPGDPT_Seleção_de_Bolsista_Pós-Doutorado_PDPG-CAPES
HOMOLOGAÇÃO DE INSCRIÇÕES – PÓS-DOUTORADO PPGDPT
RETIFICAÇÃO – Chamada-03_2023_Aluno-Extraordinario-e-Especial-2023_2
HOSPEDAGEM ESTUDANTIL PARA 2023/2
Chamada 004 – 2023 – PROEX-PROPE – Hospedagem Estudantil – CAE
RESULTADO FINAL Chamada 004 – 2023 – PROEX-PROPE
Formulário de Inscrição Chamada Hospedagem Estudantil
Bolsas e Financiamentos
LEGISLAÇÃO VIGENTE CAPES-PROSUC
TERMO DE COMPROMISSO CAPES PROSUC 2024
Declaração de Acúmulo de Benefícios
PORTARIA CAPES n° 149, de 1° de agosto de 2017 – regulamento PROSUC
Portaria nº 133, de 10 de Julho de 2023
Portaria nº 187, de 28 de Setembro de 2023
PODE PUC e FUNDACRED
Legislação Bolsas e Financiamentos PROSUC/CAPES
PORTARIA CAPES n° 149, de 1 de agosto de 2017 – Regulamento PROSUC
COMUNICADO – Critérios de Distribuição das cotas Pró-reitoria aos PPGSS
Quadro de Distribuição das cotas aos PPGSS
Editais de Bolsas 2024
Agências financiadoras
Discentes Bolsistas/Taxistas
Bolsistas 2023 – 2026
Qualificações e Defesas
NORMATIZAÇÃO PARA ELABORACAO DAS DISSERTACOES MDPT Atual – Resolução n 01/2021
GUIA COMPLETO PARA UM BOM PREENCHIMENTO DO CURRÍCULO LATTES
Bancas de Defesas Públicas Agendadas – 2025
31/03 – PAULO AFONSO DOS SANTOS TAVARES
28/03 – CRISTIANE MARIA DE FREITAS FERNANDES
27/03 – MARIA CLARA ALMEIDA NEVES
26/03 – LARISSA MARQUES LOURENCO NUNES
20/03 – FERNANDO HENRIQUE MUSSI
13/03 – LUCIANA VILARDO DE FREITAS FIGUERAS
13/03 – CIDICLEY SANTANA
Banco de Dissertações do Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial
Publicações
DISSERTAÇÕES
DISSERTAÇÕES DO MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO E PLANEJAMENTO TERRITORIAL
_______________________________________________________________________________________
PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA NO QUADRIÊNIO 2017-2020
ARTIGOS EM PERIÓDICOS
LIVROS E CAPÍTULOS
LIVRO: GOIÂNIA CÓRREGO BOTAFOGO – LANÇAMENTO: 10/12/2021
PREMIAÇÕES
LINKS ÚTEIS
CAPACIDADES – http://www.capacidades.gov.br/
IBGE – http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1
ANPUR – http://www.anpur.org.br/site/
CAPES – http://www.capes.gov.br/
CNPq – http://www.cnpq.br/
FAPEG – http://www.fapeg.go.gov.br/sitefapeg/
IPPUR – http://www.ippur.ufrj.br/
CEDEPLAR – http://web.cedeplar.ufmg.br/cedeplar/site/
BNDES – BIBLIOTECA DIGITAL – https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/680
INGLÊS – http://www.ets.org/c/17722/index.html
PERIÓDICOS
ESCOLHA PERIÓDICO – http://www.edanzediting.com/journal_selector
PERIÓDICOS PUC Goiás – http://seer.pucgoias.edu.br/
PERIÓDICOS UFG – http://revistas.ufg.br/
PERIÓDICOS UEG – http://www.revista.ueg.br/
PERIÓDICOS IFG – http://revistas.ifg.edu.br/
Boletin Coalición Internacional para el Habitat – www.hic-al.org
ISSN 1678-4758 – História ciências saúde – Manguinhos – http://coc.fiocruz.br/index.php/informacao-e-comunicacao/revista-hcsm
ISSN 1678-8621 – Ambiente Construído http://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/about/submissions#onlineSubmissions
ISSN 1676-8329 – Mercator (UFC) – http://www.mercator.ufc.br/index.php/mercator/about/aboutThisPublishingSystem
ISSN 1982-6745 –Redes (Santa Cruz do Sul) –http://online.unisc.br/seer/index.php/redes/about/aboutThisPublishingSystem
ISSN 1678-9873 – Revista de sociologia e politica –http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/rsp/about/submissions#authorGuidelines
ISSN 1982-4513 – Sociedade e natureza (ufu) – http://www.seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/about
ISSN 1982-4513 – Sociedade e natureza ufu – http://www.seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/about/submissions#authorGuidelines
ISSN 1676-0603 – Biota neotropical – http://www.biotaneotropica.org.br/v8n3/pt/instruction
ISSN 1676-5648 – RAE Eletrônica – http://rae.fgv.br
ISSN 1808-0936 – Revista brasileira de cartografia – http://www.lsie.unb.br/rbc/index.php/rbc
ISSN 1806-8405 revista brasileira de pós-graduação – http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg
ISSN 1516-1684 – Revista de desenvolvimento econômico –http://www.revistas.unifacs.br/index.php/rde/about
ISSN -1677 4280 – Revista eletrônica Qualit@s – http://revista.uepb.edu.br/index.php/qualitas/
ISSN 2237-9029 – Revista DRd – http://www.periodicos.unc.br/index.php/drd
ISSN 1679-415X – GEPEC – http://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/about/editorialPolicies
Revista RDE – http://revistas.unifacs.br/index.php/rde
Revista Outros Tempos – http://www.outrostempos.uema.br/OJS/index.php/outros_tempos_uema/index
Revista Brasileira de Gestão Urbana – http://www2.pucpr.br/reol/index.php/urbe
Cadernos IPPUR – http://www.ippur.ufrj.br
ISSN 0102-3098 – ABEP – Revista Brasileira de Estudos da População – http://www.abep.org.br
Revista Brasileira de Estatística – http://www.rbes.ibge.gov.br/
Eventos e Certificados
EVENTOS
CONTRIBUIÇÕES DA REDE PLUR CENTRO-NORTE BRASIL AO DESENVOLVIMENTO REGIONAL
RODA DE CONVERSA SOBRE O MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO E PLANEJAMENTO TERRITORIAL DA PUC GOIÁS
SITES IMPORTANTES
ANPUR – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional
Sistema agregador de informações do IBGE sobre os municípios e estados do Brasil
Cedeplar – Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG
REDETEG – Rede Iberoamericana de Estudos Sobre Desenvolvimento Territorial e Governança
PERIÓDICOS DA ÁREA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Revista Baru – Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos
Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
DRd – Desenvolvimento Regional em Debate
Revista Desenvolvimento, Fronteiras e Cidadania
Revista de Desenvolvimento Regional e Agronegócio
RBPD – Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento
COLÓQUIO – Revista do Desenvolvimento Regional
Coordenação
Coordenador: Prof. Dr. PEDRO ARAÚJO PIETRAFESA E-mail: pedroaraujo@pucgoias.edu.br OU pedro.pietrafesa@gmail.com
Vice-Coordenador: Prof. Dr. ANTONIO PASQUALETTO
E-mail: pasqualetto@pucgoias.edu.br OU profpasqualetto@gmail.com
E-mail oficial do Programa: mdpt@pucgoias.edu.br
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional e Direito à Cidade
Campus V PUC Goiás,
CEP 74805-100 – Goiânia – Goiás
Contatos:
Secretaria – (062) 3946-3002
Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira das 7h30 às 12h e das 13h às 16h
Funcionário da Secretaria:
José Renato dos Santos
Programação Acadêmica
Em breve!
Laborátorios
Em breve!
Banco de Teses e Dissertações
Em breve!
Produção do Programa
Em breve!
Redes de pesquisa
Em breve!
Fale com a gente!
Tem alguma dúvida sobre como ingressar no Mestrado em Desenvolvimento Regional e Direito à Cidade? Fale com a gente!!
- 62 3946 3002
- Expediente: Seg a Sex das 7h30 às 12h e 13h as 16h
- ppgdrdc@pucgoias.edu.br